Goya, o pepino amargo japonês


Goya, o pepino amargo japonês

Você já experimentou Goya, o pepino amargo japonês? Apesar do seu sabor amargo acentuado, este superalimento traz muitos benefícios para a saúde.

Goya (ゴーヤ) é uma espécie de pepino amargo, muito consumido no Japão, especialmente em Okinawa. No Japão continental é chamado ainda de Nigauri (ニガウリ). Também pode ser encontrado no Brasil sob os nomes de Melão-de-são-caetano ou melão amargo.

Seu nome cientifico é Momordica charantia, do gênero momordica, família Cucurbitaceae, sendo originária de África e difundida no sudoeste asiático graças às suas propriedades medicinais. O nome Nigauri vem do japonês, “nigai” (amargo) em combinação com “uri” (pepino).

Existe inclusive um provérbio japonês conhecido: “Ryouyaku wa kuchi ni nigashi” (o bom remédio tem um gosto amargo). Podemos dizer que o Goya representa muito este provérbio. Possui um sabor amargo acentuado, muito mais que o jiló em termos de comparação.

Goya, o pepino amargo japonês Imagem: photoAC

Por outro lado, possui propriedades muito benéficas ao nosso organismo. Além de ser rico em várias vitaminas e minerais, o goya também é usado há muito tempo como um medicamento natural para várias condições de saúde, incluindo diabetes tipo 2.

Goya possui um fitonutriente, polipeptídeo-P, que tem a capacidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue no corpo. Além disso, há uma substância única encontrada no goya, chamada charantin, que ajuda a aumentar o metabolismo da glicose no corpo.

Goya ainda estimula a digestão e ajuda a regular os movimentos intestinais, ajuda na perda de peso e tem sido usado em tratamentos para matar células cancerígenas.

Goya é rico em vitaminas B, C, E e K, bem como folatos, sendo muito baixo em calorias. As propriedades purificadoras do sangue que se acredita estarem presentes no goya podem ter um efeito positivo na pele e reduzir condições como acne, eczema e psoríase.

Imagem: photoAC

Este legume tem sido usado há muito tempo pela Ayurveda (medicina tradicional hindu) e medicina tradicional chinesa por suas qualidades purificadoras e desintoxicantes do sangue. O elemento amargo do goya tem um efeito refrescante e purificador no corpo, o que é especialmente bom para o fígado, vesícula biliar, tratamento de cálculos renais e retenção de água.

Geralmente, este legume é colhido e consumido verde. Sua textura é crocante e como já dissemos, possui um sabor amargo acentuado. Mas diante de tantos benefícios para a saúde, vale a pena dar uma chance para esse vegetal tão presente na culinária asiática.

Goya na culinária de Okinawa

Por ser um ingrediente tão indispensável na culinária de Okinawa, existe até uma data especial para celebrar o Goya, que no caso é no dia 8 de maio. Goya no Hi, ou “Goya Day” foi criado para promover este alimento, cuja maior produção ocorre a partir de maio.

Um dos pratos mais tradicionais de Okinawa é o “goya champuru“, um refogado de nigauri com carne de porco, tofu e ovos. Os okinawanos são conhecidos por sua longevidade e muitos atribuem ao goya como um dos motivos de manterem uma boa saúde e bem estar.

goya champuru (Imagem: photoAC

Goya pode ser consumido de várias formas. Além de ser refogado em diversos pratos, também pode ser consumido em saladas ou como suco. Nesses casos, as pessoas costumam deixa-lo de molho e trocar a água algumas vezes com o objetivo de reduzir seu amargor.

Outras maneiras de consumir o goya é como tempura, recheado, tsukemono (em conserva) ou simplesmente frita-lo ou assa-lo. Você pode também fazer um suco e usufruir de um incrível elixir verde com alto poder desintoxicante (veja a receita no final do artigo).

Se o sabor amargo é um desafio para você, existem alguns truques para obter goya menos amargo. Procure comprar goya verde escuro, firme e jovem, pois são mais palatáveis. Outra dica é corta-lo no sentido do comprimento e retirar as sementes e a casca. Em seguida, deixe de molho ou ferva em água salgada por cinco a dez minutos para reduzir o amargor.

Se você deseja obter os benefícios deste super alimento, adicione pequenas quantidades aos refogados junto com carnes magras, tofu, ovo e outros vegetais para ir se acostumando com o sabor forte aos pouquinhos. Seu organismo com certeza vai agradecer esta iniciativa. 🙂

Receita de Suco de Goya Verde

Imagem: photoAC

Ingredientes:
1 goya (sementes internas e casca removidas)
1 maçã verde pequena
2 pepinos
2 talos de aipo
½ limão
Pequeno pedaço de gengibre (opcional)

Modo de fazer:
Lave bem todas as frutas e legumes.
Bata os ingredientes no liquidificador, mexa bem e beba imediatamente.

Receita de goya champuru


Link do vídeo (Ative as legendas em português)

Fonte: savvytokyo.com
Imagem do topo: photo-ac.com

9 Comentários

  1. Jefferson

    Olá , estou a procura das sementes de Nigai Uri – Teria para vender ? Obrigado.

  2. Geni Santos Guimarães

    Oi eu posso te mandar o fruto maduro ou as sementes.

  3. Jefferson Douglas

    Olá, estou a procura das sementes para plantio – Atendo pessoas que usam o Goya para tratamento de Diabetes, se alguem tiver para vender – me informe. Obrigado.

  4. Sandra

    Olá, estou a procura dessa semente se alguém puder me ajudar serei grata.

  5. Elisangela

    olá bom dia….estou a procura do fruto e semente de goya …vc teria ou saberia onde posso adquirir por favor…att

  6. Mayumi

    Olá eu tenho o fruto e algumas sementes

  7. Mayumi

    Eu tenho o pé de Goya e agora e agora está produzindo.como quase todos os dias um dia refogado e outro salada

  8. Mayumi

    Boa tarde tenho pé de Goya e agora está produzindo.
    como quase todos os dias um dia refogado e outro salada.

  9. Marinice

    gostaria da semente por favor alguém poderia me arrumar? 67999694880

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *