Visto permanente no Japão – Vale a pena?


visto permanente

Nos últimos anos devido à facilidade, mais e mais brasileiros tem optado por solicitar o visto de residência permanente no Japão.

Esta categoria de visto é pensada para aquelas pessoas que, independente de serem descendentes ou não, pensam em viver definitivamente no país, oque nos deixa uma série de pontos a serem avaliados e ponderados:

Principais vantagens:

-Facilidade no momento de obter crédito bancário, especialmente para obtenção de imóvel, oque já caracteriza a desejo do indivíduo de permanecer no Japão.
– Já não há necessidade de preocupar-se com as renovações.

Principal desvantagem:

– As regras previdenciárias para quem tem visto permanente são as mesmas impostas para os cidadãos japoneses.

A partir do dia 1º de Agosto de 2017 a grande maioria dos estrangeiros portadores de visto permanente já não poderão mais solicitar o reembolso por desligamento do shakai hoken por ficar implícito que eles viverão no Japão pelo resto da vida. (leia aqui artigo sobre o tema)

Cada pessoa/família deve avaliar bem quais são seus objetivos para 5, 10, 20 anos no futuro. Se o plano é trabalhar uma temporada no Japão e posteriormente retornar ao Brasil para trabalhar e/ou estudar ou se o plano é viver no Japão até sua aposentadoria.

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Vanessa Yuriko Ichimaru da Silva

    Boa noite!
    Gostaria de saber então quem não conseguir mais reembolsar a aposentadoria no Brasil 🇧🇷 vai perder tudo que contribuiu até hj?
    Nada pode se fazer em ralação a isso ?
    Tenho visto permanente faz tempo mas não vejo que tenho benefícios como os cidadões japoneses , somente as obrigações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *