Naki Sumô, a competição de choro de bebês


Espíritos do mal: a crença japonesa afirma que as lágrimas podem garantir uma boa saúde para as crianças

No Japão tem cada uma né? Pois até competição de bebês para ver qual chora mais alto existe na Terra do Sol Nascente. Embora no mundo ocidental, nenhuma mãe gosta quando seu bebê começa a chorar, no Japão a cultura é outra e acredita-se que o choro é saudável para os bebês, além de afastar os maus espíritos.

A Competição conhecida como Naki Sumô ou Nakizumo Festival é muito antiga e tradicional. Já são 400 anos que o evento ocorre anualmente no Templo Sensoji em Asakusa, no quarto domingo do mês de abril, das 12:30 às 15:00.

As mães que querem que seus rebentos participem da competição, levam seus bebês com menos de 1 ano ao Templo Sensoji em Asakusa e em duplas, as crianças são erguidas por lutadores de sumô…Você pode conferir as fotos e mais informações no site oficial do evento: Nakisumou – Asakusa.JP.

O juiz determinará qual o bebê chorou mais e o declará vencedor

Um juiz avaliará qual o bebê vencedor, que é aquele que chorar mais e mais alto. Muitas vezes, nem sempre ocorre como o esperado e os bebês podem sorrir ao invés de chorar.

Nesses casos, os lutadores fazem caretas e se necessário for, até o juiz dá uma força, usando uma máscara de oni para para arrancar o choro dos bebês aos gritos de Naki! Naki! Naki! (Chora! Chora! Chora!).

O juiz com a máscara para assustar os pobres bebês

As crianças são mantidas no ar porque se acredita que dessa forma, as lágrimas do bebês estarão mais perto do céu. Durante a competição, os pais oram pela boa saúde de seus filhos e acreditam que os espíritos malignos serão supostamente expulsos durante o festival, que acontece em todo o Japão.

Embora pareça algo cruel para as pobres criancinhas, temos que ter em mente de que se trata de outra cultura e temos que respeitar. Mas que é bizarro, isso é! Espero que isso não traga nenhum trauma para os bebês. 🙂

Assista aos vídeos:

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Pingback: Osaka, uma bela e moderna cidade japonesa | Curiosidades do Japão

  2. parabéns pela sua postagen

  3. jessica vieira

    muito legal essa pagina amei queria pode adotar uma criança japonesa mas pode ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *