Taiiku no Hi – Dia dos Esportes e Saúde no Japão


Taiiku no Hi

Taiiku no Hi ( 体育の日 ) – Dia dos Esportes e Saúde no Japão
Hoje é o Dia dos Esportes e Saúde, comemorado sempre na 2a. segunda feira de outubro no Japão. É um feriado nacional, ou seja, órgãos públicos e muitos comércios não abrem nesse dia. O objetivo principal desse feriado é incentivar, familiarizar e divulgar a saúde física e mental da população.

Essa data foi escolhida para comemorar a Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1066, se tornou feriado nacional. Por muito tempo, esta data foi comemorada no dia 10 de outubro, porém à partir do ano 2000, a data foi mudada para a 2a. segunda feira de outubro, porque o governo queria formalizar mais feriados prolongados que tivessem duração de 3 dias.

Em outubro já é Outono e o clima ameno dessa época, favorece as diversas práticas esportivas feitas nesse dia, como as gincanas japonesas (Undou kai), que geralmente são realizadas em bairros, escolas ou ginásios.

O Undou kai é uma atividade muito divertida, especialmente para as crianças, porém pessoas do bairro, pais e professores também participam. São feitas competições, numa espécie de mini Olimpíada, com eventos de atletismo como corridas de 100 metros, revezamento, corrida de saco, cabo de guerra, etc.

Um mini festival também acontece nesse dia, por volta das 8h30m, com um desfile de diferentes equipes onde todos ficam alinhados, hasteiam a bandeira do Japão e cantam a música Kimigayo, um dos Hinos Nacionais do Japão, que significa Reino de sua Majestade, um Hino em homenagem à família Imperial.

Veja o vídeo abaixo com o hino japonês:


Link do Vídeo “Kimigayo” (YouTube)

Como funciona o Undokai?

As equipes do Undokai (gincana japonesa) são divididas de diversas maneiras: Por bairro, vizinhança, grupos escolares etc. Cada equipe é designado uma cor de boné. Antes das atividades propriamente ditas, é feito uma alongamento, conhecido como Radio Taiso, que aliás é uma prática feita diariamente por boa parte dos japoneses com o objetivo de começarem o dia mais dispostos e relaxados.

Tem a pausa para o almoço claro, onde o costume é que cada um leve seu obentô (marmita). Cada atividade terá seu ganhador, que na verdade são prêmios simples, mas com utilidade doméstica, como sabonetes ou toalhinhas típicas japonesas. Em alguns eventos podem ter banda com música ou apresentações de dança.

Como vimos, essa data é muito agradável para a maioria dos japoneses e de muita confraternização entre a vizinhança ou grupos escolares e também onde os pais participam da gincana junto com seus filhos, estreitando assim os laços entre eles.

Além disso, as gincanas estimulam as crianças e adultos a praticarem atividade física, mantendo-os com o corpo e a mente sã. E mesmo pra quem não participa desse evento, pode aproveitar o feriado prolongado para descansar ou viajar.

Pra quem não sabe como são as gincanas no Japão, dê uma olhada no vídeo abaixo:


Link do Vídeo “Undokai” (YouTube)

* Texto originalmente postado no dia 8 de Outubro de 2011

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Douglas

    Não sou de praticar esportes, porém a parte do feriado é boa. Parece o dia do desafio(que a cada ano é menos falado). Mas se é feriado, deve ser algo muito importante, acho legal pra sair mais da rotina e se socializar um pouco mais.
    Abraços!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Pra ser sincera, também não sou muito fã de esportes não, embora eu ache de extrema importância estimular as crianças, pois a tendência das novas gerações é se tornar cada vez mais sedentária! É também um bom momento, como você disse, para estimular a socialização, pois atualmente, com toda a tecnologia disponível, as pessoas tendem a se isolar muito mais. Abraços!

  3. Pingback: Feriados Nacionais do Japão - Nippon no saijitsu | Curiosidades do Japão

  4. Rodrigo

    Muito legal existir um feriado deste tipo, que estimule a atividade física e a confraternização.
    Parece ser divertido passar um dia num Undokai!
    Ótimo post!

  5. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    Obrigada por comentar! Legal conhecer o significado de alguns feriados no Japão né! Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *