Yaeba – Dentes tortos é moda no Japão


Yaeba – Dentes tortos é moda no Japão

Se você um dia já foi ao Japão, deve ter reparado na enorme quantidade de japoneses que possuem dentes tortos. Mas não pense que o motivo para não usar aparelho se dá por preguiça ou falta de dinheiro. O que acontece é que na terra do sol nascente, ter dente torto e encavalado é considerado bonito e “kawaii”.

Se no Brasil e na maioria dos países ocidentais, o legal é ter dentes perfeitos, ou seja, brancos e alinhados, no Japão e em alguns países da Ásia, o Yaeba faz o maior sucesso. O sucesso é tanto, ao ponto que quem tem dente alinhado, vai ao dentista, especialmente para desalinhá-lo. Apesar de bizarro, é a mais pura realidade!

Yaeba – Uma questão cultural

O Japão nos mostra que o modelo de estética e beleza pode ser diferente de um país para o outro. E esse lance de ter os caninos levemente ou forçadamente para frente, nada tem a ver com a onda vampiresca devido ao sucesso da saga Crepúsculo. É muito mais do que simples modinha! É na verdade um lance cultural, que já existe há muito tempo e passa através das gerações.

Até existe alguns japoneses que usam aparelho ortodôntico para corrigir e alinhar os dentes, porém eles ainda são muito poucos. Por incrível que pareça, a procura pelo dentista entre os jovens japoneses, se dá mais para o desejo de “entortar” do que para alinhar os dentes.

O Plaisir Salon Dental, um consultório que fica no bairro Ginza, em Tóquio, anda bem requisitado para fazer esse procedimento.

São colocados uma espécie de mini presas postiças que podem ser provisórias ou permanentes em pessoas que querem ter os caninos mais protuberantes.

O procedimento dura 1 hora e custa em torno de 390 dólares (700 reais).

Recentemente, uma repórter da TV japonesa foi até o consultório para mostrar como é feito o procedimento do implante dos caninos postiços. Assista ao vídeo da reportagem aqui.

Origem e significado do Yaeba

A tradução da palavra Yaeba “(八 重 歯), seria “dente duplo” em japonês e significa quando os dentes caninos superiores, ficam mais saltados ou encavalando os dentes vizinhos. Desta forma os dentes se assemelham a presas de gato ou vampiro. Esta característica é considerado bonito e charmoso em ambos os sexos no Japão, embora seja mais comum em meninas.

No Japão, o Yaeba é associado ao fato de que dentes tortos lembram dentes de leite, que por sua vez lembram a infância. E os japoneses adoram esse lance de parecer criança e de gostar de coisas kawaii. Ou seja, o Yaeba aparentemente se resume a simples e pura necessidade que os japas tem de se sentirem mais jovens.

Veja meninos com o yaeba:

No Japão, presume-se que o yaeba veio para contradizer a perfeição, ou seja, se tornou uma fuga dos padrões muito perfeitos, e valorizou-se a imperfeição, tornando-a um atrativo. Isso tanto é verdade, que muitas artistas japonesas aderiram ao Yaeba como Kana Moon, Mika Nakashima, Ayumi Hamasaki, entre outras celebridades famosas asiáticas.

E você? O que acha desse lance cultural dos japoneses gostarem dos dentes tortos? Deixe sua opinião e compartilhe esse artigo para os seus amigos nas redes sociais! Aproveite e assista ao vídeo abaixo sobre a popularidade do sorriso Yaeba na TV japonesa.

Veja o vídeo:

21 Comentários

  1. Pingback: Matéria Incógnita » Yaeba fashion – quanto mais tortos os dentes, mais kawaii

  2. Quando cheguei aqui no Japão e vi um bando de gente com dentes tortos até me espantei kkkkk

  3. Gabriel

    Acho muito da hora a cultura japonesa, animes, aparencia, estilo de vida e tals, tenho os dentes assim mas queria mudar isso, nao acho legal nao, estou planejando a ida ao dentista pra fazer a correção!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk talvez meu lugar é lá mesmo rs bjovis

  4. shamps

    Nossa… que diferente. Seu fosse pro Japão eu ser quase uma miss… pq tenho dentes tortinhos e uso óculos – que eles tbm adoram.
    Acho que não, hein ¬¬

  5. Finalmente encontrei a resposta para a minha pergunta, “porque maioria dos japoneses tem dentes tortos?” e ainda vi o nome da Moon Kana na reportagem, é super difícil ver alguém falar nela, hehe, mas, acho que a Itano Tomomi do AKB48, também é uma “yaeba”, os dentes dela são assim :3

  6. Eu sabia que os japoneses tem os dentes tortos, mais não sabia que era moda. Fiquei surpresa ao ler isso e sei lá, não acho tão bonito a ponto de fazer isso em mim. Aliás, já usei até aparelho para corrigir minha dentição. Porém, cada cultura com suas crenças e isso não vai diminuir meu fascínio pela cultura japonesa.

  7. Japão em Foco

    Oi Naty!
    Concordo com você… devemos respeitar a cultura de outros países sem dúvida nenhuma. O Japão, embora tenha muitas peculiaridades, é um lugar maravilhoso para conhecer e para viver. Muita coisa do Brasil, pode ser estranho para eles (os japoneses), assim como muitas coisas “normais lá” podem parecer bizarros para nós… E a vida segue, com as diferenças e as belezas que cada lugar possui. Abraços!

  8. Pingback: Moda no Japão - Sorriso iluminado com led | Curiosidades do Japão

  9. Fernanda

    Nossa! Meu namorado AMA o Japão e tem dentes tortinhos naturalmente! Ele ia fazer o maior sucesso lá!!! Adoro aprender coisas novas, principalmente sobre a cultura japonesa! XD

  10. Japão em Foco

    Oi Fernanda!
    Que bom que está gostando das matérias do blog! Espero sempre te ver por aqui! Abraços!

  11. harumi

    Então ta bom né…

  12. Fatima

    Amei a reportagem. Eu já sabia disso e nunca quis corrigir meus dentes. Só não sabia q chamava yaeba.

  13. shino

    gente do ceu, minhas presas são muito saltadas e sempre quis arrumar mas agora não irei mais kkkkkkkkkk

  14. Ilda Carvalho

    Fui em julho deste ano ao Japão:Tokyo, Kioto , Hiroshima e Osaka.País lindo e os japoneses são muito amáveis.Realmente me senti na moda com meus dentes meio tortos e um tanto amarelados pois lá isto é normal e maioria.

  15. Douglas Seijin

    Não gosto. Acho mais bonito um sorriso bem alinhado.

  16. renan

    só pq a gente ama o japao nao qr dizer q tem q gostar de tudo, axo isso bm feio e axo tbm esquisito os japoneses se remeterem a infancia com dentes tortos e protuberantes… e nao gostar nao tem nada a ver com desrespeitar cultura

  17. um cara ai

    Achei ridículo e imaturo. Nem venham falar de cultura, dente é questão de saúde. Vocês podem perguntar parar qualquer médico, a resposta será a mesma: A saúde começa na boca! Não se respeita culturas, mas pessoas. Sempre achei que o povo japonês era mais evoluído intelectualmente, mas agora depois dessa, fala sério se deformar para acompanhar modinha é um absurdo, acho que nós brasileiros não estamos tão mal quanto pensamos. Tá tudo bagunçado mas pelo menos mantemos o bom senso e o amor próprio.

  18. Heloisa

    Modinha ridícula, saúde começa pela boca. Adultos achar que tem aparência de criança por ter dentes tortos ridículo ainda mais ridículo , parece que a evolução ficou mesmo só na tecnologia. ..ahaha

  19. Lela

    Bem, eu estou namorando um japonês e amo ele demais, mas realmente, saúde bucal não parece ser importante pra eles, eu já considero o mais importante de tudo, mas aprendi a amar ele do jeito que ele é e pronto ❤

  20. Lourival Pereira

    Minha idade é 80 anos, meus dentes eram bons até meus 30 anos, depois foram deteriorando, quebrando e careando.
    Fui aguentando usando prótese móvel, até que no ano de 2019 resolvi extrair os 14 dentes que restavam e fiz tratamento com implantes. Estou usando prótese protocolo, fixas.
    Estou satisfeito, porque pedi a cor mais branca possivel, ficou ótima. Agora não tenho mais problemas com cárie e nem dor.
    Mas nem tudo são flores. A prótese protocolo só pode ter 12 dentes na superior e tambem 12 na inferior. E se a mandíbula óssea for muito fina não tem como fazer implantes, existe o recurso de enxerto com osso.
    Em muitos casos dá certo.
    As vezes, me pergunto se não seria conveniente alguém extrair todos os dentes e fazer implantes, para terem uma dentição perfeita, em casos da perda de muitos dentes.
    Fica aí a dica.

    e

    U

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *