Yaki Manju – Curiosidades e Receita


Receita de Yaki Manju

Yaki Manju – Receita e Curiosidades Sobre esse Doce Japonês

Manju (まんじゅう) é um doce tradicional japonês que faz muito sucesso no Japão e no Brasil também. Basicamente o Manju é feito de farinha de trigo, açúcar, ovos, óleo de soja e recheado geralmente com anko (doce de feijão Azuki). Existe muitas variedades de manju e uma delas é o Yaki Manju, uma versão assada do manju.

O Manju tem suas origens na China e é derivado de um tipo de mochi. Originalmente era conhecido como Mantou, mas no Japão tornou-se conhecido como Manju. Acredita-se que este doce tenha sido trazido em 1341 por um japonês que vivia na China, que passou a confeccionar e a vender esse doce com o nome de Nara Manju.

Ou seja, o Manju japonês já tem quase 700 anos de história na culinária japonesa e é considerado um dos doces mais populares do Japão. Ele pode ser encontrado facilmente em lojas de doces japoneses e também está sempre presente em locais onde tem comunidades japonesas no Brasil.

Existem algumas variedades de Manju. Alguns mais conhecidos são: Mizu manju (manju de água), Matcha Manju (Manju de chá verde), Yaki Manju (Manju Assado), entre outros. Os recheios também são variados, mas os mais comuns são anko (doce de feijão azuki), chá verde, creme de laranja, etc

O Mizu Manju é muito comum durante o verão. Ele é feito com amido de kuzu que dá a massa, uma aparência semelhante a uma geleia transparente. Já no outono, o manju popular é o Momiji Manju. Ele tem o formato da folha de momiji e pode ser encontrado especialmente em Hiroshima e Miyajima.

Já em Saitama, o manju tradicional da região é conhecido como Jumangoku Manju. Como deu pra notar, existem muitas variedades regionais, mas deixarei aqui a receita do Yaki Manju, um dos mais populares no Brasil.

Receita de Yaki Manju (Manju assado)

Ingredientes do Recheio

1 xícara de chá de feijão azuki lavado e escorrido
1 xícara de chá de açúcar
quanto baste de sal

Ingredientes da massa

1/2 xícara de chá de açúcar
2 ovos
100 gramas de margarina derretida
1 colher de chá de fermento químico em pó
2 xícaras de chá de farinha de trigo

Para untar:
1 gema de ovo
1 colher de chá de glucose de milho
1/2 colher de chá de molho de soja

Modo de preparo (recheio)
Cozinhe o feijão na panela de pressão, com 4 xícaras (chá) de água, por cerca de 30 minutos após o início da pressão. Retire da pressão, escorra e passe o feijão pela peneira, amassando bem até obter uma massa pastosa. Numa panela, junte o purê de feijão, o açúcar e a pitada de sal.

Leve ao fogo, mexendo sempre, até o doce desprender do fundo da panela. Despeje num prato e espere esfriar. Este será o recheio do manju. Com o auxílio de 1 colher de sobremesa, enrole bolinhas e reserve.

Modo de preparo (massa)
Numa tigela, misture o açúcar, os ovos e a margarina. Peneire a farinha de trigo e o fermento. Acrescente os ingredientes secos à mistura de açúcar e ovos. Misture bem (a massa deve ficar mole, mas suficientemente encorpada para se abrir pequenas porções na mão e não grudar).

PS: Se a massa ficar mole demais, adicione um pouco mais de farinha de trigo, mas não exagere para não engrossar demais a massa.

Abra pequenas porções de massa e recheie com 1 bolinha de doce de feijão. Abra outra pequena porção de massa e coloque por cima da outra cobrindo o recheio. Aperte as bordas para fechar as extremidades e elimine o excesso com um cortador redondo para que todos fiquem do mesmo tamanho.

Distribua os bolinhos numa assadeira untada e enfarinhada, com espaço de cerca de 2 cm entre eles. Com um palito de dente, faça o desenho de uma flor em cada um. Em seguida, pincele a superfície dos bolinhos com uma mistura feita com gema do ovo, glucose de milho e molho de soja.

Leve ao forno médio (200ºC), preaquecido, por cerca de 25 minutos ou até quando a superfície dos bolinhos estiverem ligeiramente douradas. PS: Se quiser, você também pode congelar os manjus, colocando-os em um filme plástico ou um saco que feche hermeticamente, levando ao freezer.

Referências: Wikipedia, Cibercook

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. rita suzuki

    Gosto muito do foco no japão.

  2. Emilio

    Na verdade não é um MOCHI, MOCHI é feito de arroz, depois da colheita ofereciam os MOCHIs para os deuses. MANJU na China são os NIKUMANs, onde o recheio é d carne suína.

  3. Luzia

    Tenho muita curiosidade em conhecer o Japão

  4. Maria Aparecida Saovesso

    Eu adoro doces japonês manju yookan bolacha japonesa e macarrão japonês salada .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *