Receita de Takoyaki


Takoyaki

Curiosidades e Receita de Takoyaki
O Takoyaki [ たこ焼き ] é uma iguaria muito popular no Japão e surgiu em 1935 em Osaka através de um vendedor ambulante chamado Tomekichi Endo. A versão original era chamada de Radioyaki. Segundo a lenda o nome se originou da palavra “radio”, que na época era um aparelho eletrônico que estava no auge.

Dizem que Endo se inspirou no Akashiyaki, um bolinho famoso da cidade de Akashi (Província de Hyogo), cuja massa era feita de ovos e carne de polvo. A popularidade começou em Kansai, mas logo se espalhou para o resto do Japão, tornando-se um dos alimentos mais populares vendidos em Yatai (barracas de de comidas de rua).

Hoje em dia, existem muitos restaurantes especializados em Takoyaki (takoyaki-ya) e ele pode ser encontrado facilmente em vários locais no Japão como mercados, barracas de rua e até em lojas de conveniência. Mas o que significa Takoyaki? Tako = Polvo, Yaki = Frito, ou seja, podemos chamá-lo de “Bolinho de polvo frito”.

Takoyaki
A chapa ou panela de ferro usada para fritar ou grelhar o takoyaki é chamada de Takoyakiki ou Takoyaki-nabe. Essa panela ou chapa pode ser encontrada à venda em alguns sites como Japan Trend ShopAsia Shop, Amazon ou Ebay.

Receita de Takoyaki

Ingredientes do Takoyaki (serve 2 pessoas)

Massa:
1 ovo
340 ml água gelada
1/2 colher de chá de molho Dashi
1 colher de chá de molho de soja
Uma pitada de sal
100 g de farinha de trigo

Recheio:
150 g de polvo lavado e cozido
1/2 xícara Tenkasu (farinha de rosca)
Opcional: 6 g Beni Shoga (Gengibre vermelho em conserva)
Opcional: 2 g Sakuraebi – (Camarões secos)

Cobertura
Molho de Takoyaki ou Okonomiyaki
Aonori (alga desidratada)
Katsuobushi (raspas de peixe bonito)
Cebolinhas picadinha
Maionese

Molho de Vinagre
150 ml de água
1/2 colher de chá de Molho Dashi
1 colher de sopa de molho de soja
2 colheres de chá de vinagre
Cebolinha picada

Modo de fazer
Pique o polvo em pedaços pequenos. Pique também o beni shoga e a cebolinha. Frite os camarões e reserve. Em outra panela, prepare o molho dashi (no vídeo abaixo mostra como fazer, mas se preferir, pode substituir pelo hondashi).

Em uma vasilha, coloque o ovo e misture com uma espátula. Acrescente a água gelada, o hondashi, molho de soja e o sal. Misture bem. Acrescente aos poucos a farinha, previamente passada por uma peneira, misturando de vez em quando para não empelotar. Misture bem para que a farinha dissolva bem.

Unte as forminhas com óleo para evitar que a massa grude na chapa. Aqueça a panela de takoyaki (no fogo ou na energia, caso seja elétrica). Preencha todas as reentrâncias com o massa preparada anteriormente. Distribua os ingredientes do recheio por cima da massa, como o polvo picado, beni shoga, cebolinha.

Cobre com um pouco mais da massa e em seguida com a ajuda de um hashi, vai juntando a massa excedente para dentro da forminha e vai girando o bolinho para que ele asse por inteiro. Depois de assados, coloque-os em um prato e adicione a cobertura: Molho de takoyaki ou okonomyaki, maionese, aonori e Katsuobushi.

Passo a Passo (Cooking With Dog)


Link do vídeo (YouTube)

Lembrando, que você pode adaptar o recheio a seu gosto. Se não gostar de polvo, pode colocar outra coisa como salsicha, lula, chikuwa, milho, queijo ou então fazer que nem o Márcio do canal Crazy  Japan TV, que “abrasileirou” a receita, colocando pedaços de bacon frito, queijo e ovo de codorna ( Ver vídeo ).

Quer Aprender Japonês?

7 Comentários

  1. mika

    Hi Minna,uma dúvida e se eu não tiver a chapa de takoyaki,omo posso fazer??

  2. mika

    Hi Minna,uma dúvida e se eu não tiver a chapa de takoyaki,como posso fazer??

  3. MATSUBARA

    Gosto muito, de takoyaki, mas esperimentei de vários local
    e eu achei que o melhor e mais gostoso takoyaki eh feito em Osaka.

  4. Marcos

    Tem uma rede de restaurantes no Japão chamado Gindako que preparam um Takoyaki de respeito, casquinha fina e crocante com recheio cremoso e fervente (vira e mexe tem gente que queima a boca) junto com um pedaço de polvo macio.
    Até dá para preparar aqui no Brasil, mas a maionese e o molho tem que ser japoneses, senão a receita se perde.

  5. Gabriel

    Pessoal do blog, achei muito interessante mesmo!! Mas tako é polvo, não lula. Lula se diz ika. Sou biólogo e falo um pouco de japonês, por isso cismei em vir falar… kkkkkkkkk Grande abraço e desculpa se incomodo.

  6. Kahr

    Essa receita é boa, pois formou casca crocante e por dentro ficou macio igual um creme de confeiteiro ou creme de pavê. Não usei tenkasu (isso nem aparece no vídeo) no lugar do molho dashi usei hondashi em pó. Colocaria só um pedaço do benishogá por bolinha, pois naqueles que caiu mais de um pedaço ficou muito forte, roubando o sabor delicado da massa e do polvo. Típica comida de festival. Combina com chá iced de pêssego perfeitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *