Yokocho: Cinco becos que valem a pena conhecer em Tóquio


Beco Kichijoji harmônica

Tóquio é considerada uma metrópole moderna, mas por trás das luzes brilhantes e dos prédios imponentes, há muitas joias escondidas espalhadas pela cidade.

Cheios de pequenos bares e restaurantes, esses becos escondidos e charmosos chamados de ‘Yokocho’ (横著), são um resquício de um Japão de outros tempos e oferecem algumas das experiências mais exclusivas em relação à gastronomia e vida noturna da cidade.

Contrastando com as luzes de neon e a estética ultramoderna de Tóquio, os yokocho, que significa “beco” ou “rua lateral”, realmente nos trazem uma sensação nostálgica, como se fossem dobras do tempo que nos transportam para o remoto Período Showa (1926 – 1989).

Os yokochos se destacam por estarem sempre repletos de vida, especialmente após o anoitecer. Alinhados com pequenos bares, amontoados um ao lado do outro, eles oferecem algumas das experiências mais exclusivas de bebidas, restaurantes e vida noturna da cidade.

Historicamente, os bares dos yokocho de Tóquio eram estritamente frequentados por assalariados locais de meia-idade, que ainda são a maioria dos fregueses. Mas com o aumento do fluxo de estrangeiros, a maioria dos lugares recebe clientes de todos os tipos e, como resultado, proporciona algumas das experiências mais autênticas que um turista poderia passar.

A melhor parte é que eles estão espalhados pela cidade – às vezes escondidos onde você menos espera – o que significa que você nunca está muito longe de um. Os cinco a seguir são alguns dos melhores e definitivamente precisam estar na sua lista de lugares pra visitar em Tóquio.

1. Golden Gai – Shinjuku

Golden Gai, Shinjuku Imagem: Depositphotos

Golden Gai é um labirinto de seis becos mal iluminados em uma área de Shinjuku que é dominada por arranha-céus, LEDs e telas de TV de grandes dimensões. Não é tão secreto pois é considerada uma das melhores atrações turísticas da cidade, com mais de 250 bares.

Enquanto a maioria dos yokocho de Tóquio são encontrados bem próximos aos trilhos de uma estação de trem, Golden Gai é um pouco mais distante (cerca de 10 minutos à pé) e há uma razão para isso. Os bares surgiram no local em 1950, quando o mercado negro desordenado pós-Segunda Guerra Mundial de Shinjuku foi realocado pelas autoridades de ocupação.

Golden Gai fica localizado em Kabuchiko, em Shinjuku e é provavelmente o yokocho mais conhecido de Tóquio. Atualmente é uma das atrações mais populares da cidade, muitas vezes lotada de moradores locais e turistas que desejam experimentar a vida noturna da região.

Vale a pena fazer algumas observações. A maioria dos bares cobram uma taxa que geralmente custa entre ¥ 500 – ¥ 1000, embora alguns possam ser ainda mais caros. Quase todos os bares acomodam 10 ou menos pessoas, o que pode ser ruim se você for em um grupo grande.

Embora a maioria dos bares sejam amigáveis com os turistas (um menu do lado de fora em inglês é um bom indicador), alguns podem ser menos acolhedores – caso sinta que não é bem vindo, não se preocupe, há muitos outros na proximidade que terão o prazer de recebe-lo.


Localização: 10 minutos a pé da estação JR Shinjuku (saída leste).

2. Nonbei Yokocho – Shibuya

Nonbei Yokocho - Shibuya Imagem: Depositphotos

Localizado perto da Estação Shibuya, Nonbei Yokocho, também é conhecido como “Beco do Bêbado”. Semelhante a Golden Gai, este beco se contrasta com os enormes edifícios e luzes neon, sendo próximo a ruas muito movimentadas, tais como o famoso cruzamento de Shibuya.

No entanto, Nonbei Yokocho consiste apenas em duas vielas paralelas alinhadas com pequenos bares e restaurantes. Iluminada por lanternas ao longo dos estreitos caminhos, a pequena área exala uma aura salubre e acolhedora. Muitos dos bares aqui parecem não ter nome e funcionam mais como a sala de estar de um local que, por acaso, é aberta ao público.

Este beco surgiu durante a fase de reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial. Primeiro foi um bar, depois apareceu outro ao lado e logo havia 40 bares alinhados ao longo de duas ruas paralelas. A maioria dos bares acomodam uma média de cinco pessoas.

Um dos mais populares é o Enoki, onde há oito bancos no andar de baixo e mais oito no andar de cima. Embora seja um yokocho pequeno, seu maior atrativo está na atmosfera encantadora que cada pequeno estabelecimento exala. É uma excelente opção, caso você esteja procurando uma alternativa menos turística, mens caótica e mais tranquila que o Golden Gai.


Localização: 1 minuto a pé da estação de Shibuya (saída Hachiko), em frente ao posto policial.

3. Nomiya Yokocho – Kita-Senju

Nomiya Yokocho - Kita-Senju Imagem: allabout-japan.com

Localizada no norte de Tóquio, Kita-Senju raramente é procurada por turistas, o que pode ser bom para quem prefere evitar multidões. Este local abriga uma fantástica coleção de yokochos que realmente ganham vida à noite, principalmente nos finais de semana.

Localizado próximo às saídas do Chiyoda Line da Estação Kita-Senju, eles têm uma estética charmosa e distintamente japonesa – passarelas estreitas, fios elétricos baixos, uma variedade de lanternas e placas coloridas de uma variedade de estabelecimentos locais nas ruas.

Há pequenas lojas de izakaya e ramen repletos de homens de negócios barulhentos, comendo macarrão e bebendo saquê. Estes são intercalados com pequenos bares, com decoração rústica de madeira que nos transportam imediatamente para uma época passada.

As vitrines das lojas costumam exibir uma miscelânea de dar água na boca de carnes e vegetais deliciosos. Enquanto a maioria dos bares e restaurantes são mais tradicionais quanto a bebidas alcoólicas, há também um fantástico bar de cerveja artesanal com uma ampla seleção de cervejas, muitas das quais são difíceis de encontrar em outros lugares do Japão.


Localização: Nas proximidades das saídas do Chiyoda Line da Estação de Kita-Senju

4. Harmonica Yokocho – Kichijoji

Beco Kichijoji harmônica Imagem: Depositphotos

‘Harmonica Yokocho’ em Kichijoji também chamada de ‘Gaita Yokocho’, recebeu esse nome por causa de seus prédios de dois andares que lembram o bocal de uma gaita. É um labirinto de becos com uma mistura infinita de lojas tradicionais e lojas atuais e modernas.

Está localizado no lado norte da Estação Kichijoji. Surgiu no período pós-guerra e ganhou popularidade nos anos 90. Foi durante esses anos que muitos restaurantes pequenos e de alta qualidade abriram na área – a maioria dos quais ainda satisfaz os clientes hoje.

É também um dos poucos yokocho onde se recomenda visitar durante o dia, pois a grande variedade de lojas significa que é um local popular para os moradores comprarem itens essenciais diários e ao passear por aí, você conseguirá captar a verdadeira essência do bairro. Há também um mercado matinal que é realizado no beco no terceiro domingo de cada mês.

Neste beco tem uma loja de doces famosa chamada Ozasa, que é a única que vende yokan especiais como o Maboroshi no Yokan (que significa yokan ‘lendário’ ou ‘raro’). Esses doces são limitados a 150 peças por dia, com um limite de três por pessoa. Os japoneses costumam fazer fila antes do amanhecer pra conseguir pegar uma senha e depois trocá-la pelos doces.

Além dos doces, há uma infinidade de excelentes restaurantes que oferecem uma grande variedade de comida local tais como gyoza, yakitori, ramen, taiyaki, além de bebidas variadas. Vale a pena explorar a pé esse labirinto cavernoso de estreitas ruas em Kichijoji.


Localização: 1 minuto a pé da estação Kichijoji (saída norte).

5. Hoppy Dori – Asakusa

Hoppy Dori - Asakusa Imagem: photo-ac.com

Hoppy Dori ou Hoppy Street é um beco que tem apenas 80 metros de comprimento, localizado próximo do templo Senso-ji, o templo budista mais antigo de Tóquio, seguindo pelo lado oeste.

A rua tem o nome de uma bebida de baixo teor alcoólico (apenas 0,8%), que desde 1948 é muito consumida na metrópole japonesa, especialmente em bares izakaya. Hoppy é uma bebida parecida com cerveja que costuma ser misturada com um destilado japonês chamado “shochu“.

Hoppy Dori se caracteriza por possuir ruas mais largas e menos estabelecimentos com o objetivo de acomodar um maior número de pessoas. Ele contrasta com outros becos com bares apertados e amontoados em Tóquio. Embora não tenha a mesma atmosfera de outros becos, tem o diferencial de ter mesas ao ar livre além da vantagem de poder caminhar mais livremente.

Nas épocas mais quentes do ano, as ruas largas e as mesas em frente aos bares e restaurantes são o local perfeito para tomar uma cerveja gelada enquanto aproveita o sol.


Localização: 2 minutos da Estação Asakusa (Toei Subway or Tokyo Metro) ou 10 minutos da Estação Asakusa (Tsukuba Express Line Map) no sentido do Templo Senso-ji

Realmente os becos de Tóquio tem uma atmosfera surreal, que nos remete a uma sensação nostálgica e acolhedora. Não é a toa que muitos fotógrafos se sentem atraídos por esses becos (yokocho), por considera-los muito fotogênicos. Para os turistas, esta é uma experiência única especialmente para aqueles que querem captar a real essência noturna da metrópole japonesa.

Além disso, esses becos são uma ótima opção para encontrar comida boa e barata em Tóquio, caso sua intenção seja economizar dinheiro ao mesmo tempo que usufrui da gastronomia local e da cultura japonesa. Já teve oportunidade de visitar um? Conte-nos sua experiência. 🙂

Fonte: allabout-japan.com
Imagem do topo: Depositphotos

3 Comentários

  1. Melissa Cezar Milanesi

    Muito interessante.

  2. Pingback: Os Distritos da Luz Vermelha de Tóquio | Curiosidades do Japão

  3. Isabela

    Adorei a matéria, muito interessante e imersivo com os vídeos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *