Documentário Children Full of Life (Crianças cheias de vida)

Documentário Children Full of Life (Crianças cheias de vida)
Documentário japonês sobre escola no Japão
Children Full of Life (Crianças cheias de vida) é um documentário sobre a vida escolar no Japão, vencedor de diversos festivais internacionais. Foi realizado em uma classe da quarta série de uma escola primária em Kanazawa, noroeste de Tóquio, onde um professor, Toshiro Kanamori, que faz jus à sua profissão de educador, ensina lições de vida valiosas sobre compaixão aos seus alunos.

Ele instrui cada um a escrever sobre seus verdadeiros sentimentos em uma carta e depois faz com que cada um faça a leitura em voz alta para toda a classe. Ao compartilharem suas vidas, as crianças começam a perceber a importância da amizade e de que maneira podem ajudar mais seus colegas da sala.

Como sabemos, os japoneses são ensinados desde sempre a reprimir seus sentimentos e é emocionante ver alguém ensinando-os a compreender o benefício de expressar seus sentimentos, sejam eles bons ou maus.


Seu principal objetivo é ensinar aos alunos que o mais importante é ser feliz e cuidar das pessoas ao redor. Ele usa uma abordagem de ensino diferente, que ajuda as crianças a exprimirem seus sentimentos, partilhando suas vivências, muitas vezes dolorosas como a morte de um pai ou a questão de ser vítima de bullying. Nesta “escola da vida”, a mensagem simples é aprender a cuidar um do outro.

Através de suas experiências diárias durante o ano letivo, os telespectadores podem notar como elas se desenvolvem juntas em um espírito de cooperação e compaixão, de como é a visão delas em relação ao mundo e de que maneira lidam com relacionamentos conturbados ou com a perda de entes queridos.

“A meta este ano é ser feliz. Nós temos apenas uma vida e é importante aproveitá-la ao máximo. ” diz o professor Toshiro Kanamori aos seus alunos do 4° ano, no início do ano letivo na escola pública em Kanazawa Kodatsuno Minami, cidade japonesa de cerca de oito mil habitantes.

Documentário Children Full of Life
O resultado do belo trabalho do professor Toshiro Kanamori resultou nesse documentário de cerca de 40 minutos, lançado em 2003, dirigido pelos produtores da NHK Noboru Kaetsu, Junichi e Hinohara Naoaki Nogami.

Children Full of Life (Crianças cheias de vida) foi transmitido pelo canal CBC e foi premiado com o Grande Prêmio Global de Televisão. Foi a primeira vez que o Japão levou o prêmio principal. O documentário foi disponibilizado no YouTube, com legendas em inglês, na qual está dividido em 5 partes de cerca de 10 minutos.

Infelizmente não encontrei o documentário com legendas em português, mas para quem tem certa fluência em japonês ou inglês, poderá assisti-lo sem problemas. Encontrei uma versão em espanhol castellano. Para quem tiver mais facilidade nessa língua, o link do canal do YouTube é esse: Pensando en los demás..

É muito comovente e vale a pena assistir, pois serve de exemplo para os pais e educadores em qualquer parte do mundo, pois é um lembrete de que a felicidade é essencial para se ter uma vida de sucesso. E para que tenhamos uma vida feliz e bem sucedida, especialmente em nossa sociedade moderna e cada vez mais individual, temos que aprender a importância da compaixão e da solidariedade.

Assista ao Documentário de Children Full of Life:


Link do Youtube Parte 1


Link do Youtube Parte 2

Link do Youtube Parte 3

Link do Youtube Parte 4

Link do Youtube Parte 5

Quer Aprender Japonês?

7 Comentários

  1. Douglas

    Gostei da iniciativa do sensei Toshiro Kanamori, mais tarde eu vo vê o documentário.

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Não deixe de assistir… é muito emocionante! Abraços!

  3. Gabriel Almeida

    Muito bom o documentário. Só queria falar uma pequena peculiaridade sobre o português, nós não podemos falar algo do tipo: “Há tantos anos atrás”, pois Há e atrás indicam passado, o nome do erro é pleonasmo. Só pra constar acho que você escreve muito bem e adoro o site ^^ .

  4. Japão em Foco

    Oi Gabriel!
    Obrigada pela correção no português… Eu sempre tomo o maior cuidado para não cometer erros na escrita, mas sabe como é… na correira às vezes acontece… Apesar da sua idade, percebi que escreve muito bem e não usa abreviaturas como a maioria dos jovens costumam usar. Parabéns! E espero sua visita sempre no site! Abraços!

  5. Paula

    Estou chorando de verdade, cara… Arigatou gozaimashita por ter postado esse documentario. É emocionante além de ser um simbolo de amizade, carinho e cumplicidade entre 35 crianças e um professor.
    Desejo tudo de bom para você e para o blog, por que é assim que temos a oportunidade de conhecer e admirar não só o Japão como qualquer outro país.
    Arigato ne…

  6. Japão em Foco

    Oi Paula!
    Que bom que você gostou do documentário! Realmente é muito emocionante né! Sucesso pra você também! Abraços!

  7. Excelente documentario, muito emocionante. É lindo ver essas crianças aprendendo desde cedo sobre questões tão fundamentais de nossa vida, e o mais importante, vivenciando e aprendendo isso tudo em sala de aula, mostrando o papel de suma importância que a escola exerce como formador em nossas crianças.

    Mais do que uma escola comum, é uma escola de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *