Museu do miojo no Japão

Museu do Lamen em Minato Mirai, Yokohama, Kanagawa
Você conhece a história do Miojo e do seu fundador Momofuku Ando? Em homenagem à essa grande invenção culinária com quase 6 décadas de existência e que hoje faz parte da alimentação não só da maioria dos japoneses, como também do mundo todo, foi fundada o Museu do Cup Noodles, em Minato Mirai, Yokohama, na província de Kanagawa, no dia 17 de setembro de 2011.

O macarrão instantâneo se popularizou tanto que é um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro. Afinal, quem nunca chegou morrendo de fome em casa e preparou um miojo para dar uma segurada na fome? Afinal além de ser gostoso e barato, é prático e leva apenas alguns minutos para fazer.

O museu foi patrocinado pela empresa japonesa de produtos alimentícios Nissin Food e a Fundação Ando.

No museu, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história surpreendente do Cup Noodles, desde o Chicken Noodle, o primeiro macarrão instantâneo que deu origem à todos os tipos que temos hoje.


Além disso, os visitantes também poderão ver de perto, como é feito o miojo, ou seja, todo o processo de desidratação do macarrão até ele estar pronto para ser consumido.


Ainda o visitante pode criar sua própria versão do macarrão instantâneo, onde poderá escolher o sabor, acrescentar os ingredientes e a cobertura que preferir e até projetar e personalizar sua própria embalagem. Legal não é?!


Dentro do Museu, tem o Momofuku Theater (Teatro Momofuku) onde é apresentado um filme sobre a vida do fundador da Nissan Foods, Momofuku Ando, o grande inventor do macarrão instantâneo, que com sua surpreendente invenção, ajudou a sanar a fome de um povo em plena Segunda Guerra Mundial.


Tem também o Parque Cup Noodles, um parque infantil e interativo, onde as crianças podem ver de perto e participar de todo o processo de produção do macarrão instantâneo, desde a criação, produção até o transporte. Genial não é mesmo?

Para quem está no Japão e quiser conhecer o Museu Cupnoodles, veja o endereço e as informações abaixo:

Yokohama Minato-Mirai / Museu
Funcionamento: 10:00 às 18:00 (entrada permitida até às 17:00).
Fechado: às terças-feiras.
Admissão: 500 ienes
Menores de 18 anos: Entrada Franca
Tempo médio de visita: 20-60 minutos
Endereço: Naka-ku, Yokohama, Shinko 2-3-4.
Acesso de trem: 8 minutos do Minato-Mirai (Minato-Mirai line)
Tel: 045-345-0918

Vídeos sobre o Museu Cupnoodles:

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. dessa

    Ola equipe do Japao em foco!!!adoro as postangens de vcs!!!eu comentei outro dia,mas nw sei em q post foi…rs!!!mas gostaria mais uma vez de parabenizar e dizer q sempre coloco as postagens de vcs no meu blog!!!eu estou no japao e meu blog eh de receitas mas tb optei por colocar um pouco de coisas relacionadas ao japao e nw encontro fonte melhor!!!Entaum gostaria de saber se nw tem problema em estar colocando os posts de vcs la…Caso tenha algum problema soh da um toke q retiro ok?Mas sempre coloco o link de vcs para que todos possam conhecer mais!!!eh isso…mais uma vez parabens!!!e logo mais eu volto aki pra saber a resposta de vcs ta!?beijos e Obrigada

  2. Pingback: História do Miojo e de Momofuku Ando | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Miojo gourmet: Nissin Miojo lança livro de receitas. | Newronio ESPM

  4. Pingback: Tigela de Ramen Anti-Solidão | Curiosidades do Japão

  5. marcos

    Como vcs ja estão cansados de saber. eu
    AMO O JAPÃO e adoro Cup Noodles.

  6. Ângela Maria de Oliveira Lignani

    Faço um jornal com meus alunos e estamos fazendo uma pequena notícia sobre miojo. Citaremos a fonte. Achei o site excelente. Parabéns.
    Ângela

  7. Japão em Foco

    Oi Ângela!
    Obrigada por ajudar a divulgar o blog, citando a fonte da pesquisa.
    Abraços!

  8. MK

    Muito legal, fui esse ano conhecer esse museu…..Fiz o meu miojo personalizado…..Vale a pena ir e conhecer!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *