Radio Taiso: A Ginástica Coreografada do Japão

Rádio Taiso: Conheça a Ginástica Matinal Praticada pelos Japoneses

O Radio Taiso ou Radio Taisso (ラジオ体操) é uma espécie de ginástica de rádio padronizada, que se integrou à cultura japonesa, desde que foi lançada pela primeira vez em um programa nacional de rádio (NHK) em 1928. O programa passa toda as manhãs, das 6:30 às 6:40 e 8:40 às 8:50, mobilizando milhares de japoneses em todo o país, a fazer uma rotina de exercícios em conjunto.

O exercícios do Rádio Taiso tiveram poucas mudanças nesses 84 anos de existência. Para se ter uma ideia, a música é exatamente a mesma de quando foi criada. Faz parte da rotina dos japoneses, desde sempre… algo previsível, que só é cancelado em caso de notícias nacionais de última hora e com suma importância.

Quando o Radio Taiso se tornou popular?

A tradição do Rádio Taiso se estende a toda nação japonesa, de crianças até idosos. Não existe um lugar certo para se fazer Taiso. Em pátios escolares, templos, santuários, parques públicos e até nas fábricas, se vê pessoas fazendo os exercícios ao som suave do piano, outra versão da mesma canção tocada na rádio NHK.


Tornou-se popular no Japão logo após a Segunda Guerra Mundial e ainda é utilizado entre estudantes e trabalhadores em empresas com o objetivo de elevar a flexibilidade e os níveis de energia, incentivar a boa saúde e a união do grupo.

Acredita-se que estes exercícios coreografados simbolizam a cooperação e a união entre os japoneses, já que é praticado em grupos, que podem ser colegas de trabalho, alunos da escola, membros do bairro ou da comunidade onde moram.


Com a popularização da TV na década de 50, que acabou superando a programação da rádio, o Radio Taiso explodiu de vez e passou a fazer parte da rotina matinal de empresas e escolas em todo o país, o que obrigava estudantes e trabalhadores a chegarem mais cedo no local, para que juntos pudessem fazer a ginástica.

Nos Jardins de infância e escolas de todo o país, o Radio Taiso funciona como uma rotina coreografada para um aquecimento antes das aulas de Educação Física. Tem o objetivo de incentivar os alunos a gostar da prática esportiva, além de desenvolver-lhes a união do grupo, cooperatividade e a viver em comunidade.

Os exercícios do Radio Taiso são incrivelmente simples e qualquer pessoa de qualquer idade, pode fazê-lo com facilidade. Se você nunca viu, veja o passo a passo da série de exercícios do Radio Taiso, que basicamente compreende em balançar os braços, algumas flexões e alongamentos. Ou então acompanhe o vídeo abaixo com a coreografia:

Não vou negar que quando participei de Radio Taiso pela primeira vez, em uma firma em que eu trabalhei no Japão, achei tudo muito estranho, especialmente aquela coreografia quase que robótica. E a música então? Bem chatinha por sinal. Mas, apesar disso, eu achava graça e me divertia junto com meus colegas.

Uma estatística interessante: Atualmente, 20% da população japonesa, ou seja, cerca de 27 milhões de pessoas e 76,4% dos alunos que frequentam as escolas primárias, ainda fazem os aquecimentos e alongamentos do Radio Taiso. De repente, essa rotina, implantada tão cedo nas crianças, seja um dos fatores que contribuem para a saúde e longevidade dos japoneses no geral.

Vídeos do Radio Taiso em escolas japonesas

Quer Aprender Japonês?

12 Comentários

  1. Douglas

    Isso me lembra um episódio de Gintama(só não lembro qual episódio), eu não sabia que tanta gente fazia isso!
    Abraços!

  2. Sakura Haruno

    amei essa ginastica matinal!é bom ver as pessoas se divertindo com isso!eu própia ja comecei a praticar com minha familia! amei muito.. 😀

  3. Japão em Foco

    Oi Sakura Haruno!
    Que legal saber que você e sua família aderiram ao Radio Taiso. Realmente é uma boa forma de começar o dia bem e alongado. Abraços!

  4. marcos

    Eu vi isso de perto, é muito legal;
    Bom, como vcs ja sabem…….]
    Eu AMO o JAPÃO

  5. Pingback: Keiro no hi - Dia do Respeito aos Idosos no Japão | Curiosidades do Japão

  6. Pingback: Taiku no Hi ( 体育の日 ) - Dia dos Esportes no Japão | Curiosidades do Japão

  7. Mario-san

    Sempre gostei da filosofia de vida japonesa.

  8. Japão em Foco

    Oi Marcos e Mário!
    Obrigada pelos comentários!
    Abraços!

  9. Marineide Oliveira

    Muito bom os exercícios, faz o corpo despertar lentamente de forma bem gostosa. Praticamos todos os dias antes de iniciar a aula na Escola aqui em Manaus, com todos os alunos do 1º ao 9º Ano.

  10. Imori

    Por favor, gostaria de sabe a tradução das falas durante o taisô. Obrigado!!

  11. Isac Alves

    Boa Tarde ! Trabalho na prefeitura de Santana e gostaria de saber se haveria possibilidade de fazermos essa atividade em nosso auditório.

  12. Sonia

    Para ministrar essa atividade Radio Taissô, é necessário ser professor de educação física?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *