Amuletos da Sorte e Superstições Japonesas

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

Gato da sorte

Conheça algumas superstições Japonesas e amuletos da sorte

Como em qualquer país, o Japão tem suas superstições. E apesar de ser um país de primeiro mundo, essas crenças populares são levadas muito a sério, por estarem fortemente enraizadas na história, sociedade e cultura japonesa. Eu diria até que as superstições japonesas compartilham praticamente as mesmas fronteiras com as crenças religiosas e tradições milenares.

Uma boa dose de superstição está relacionada à língua japonesa. Números, objetos e palavras em que a fonética se assemelha a palavras como “morte” e “sofrimento” são considerados de má sorte. Outras superstições estão enraizados no Japão antigo e nas tradições baseadas em coisas sobrenaturais ou espíritos. Portanto, resolvi reunir aqui, algumas das superstições japonesas mais conhecidas.

Números considerados de AZAR no Japão

Nas culturas ocidentais, o número 13 é considerado azarado. No Japão, há alguns números que são considerados de má sorte. Por que isso? É devido a sua pronúncia relacionada com outras palavras desfavoráveis. O número 4 por exemplo, pode ser pronunciado como shi, que também significa “morte”.

Há algumas variações do número 4 que também são considerados “ruins”. 24 pode ser lida como Nishi, que se traduz como “morte em dobro”. 42 ou Shini, também significa morte. 43, ou Shisan soa semelhante à shizan, que significa “natimorto”. E 420, ou shinirei soa semelhante ao Shinrei, que significa “espírito morto”.

O número 9 é também considerado ruim, já que a pronúncia “ku” também pode significar dor e sofrimento (kurushimi). Devido às associações infelizes destes números com estas palavras, muitos edifícios de apartamentos, hospitais e hotéis ignoram estes números de azar, especialmente relacionados ao número 4 e 9.

Ou seja, andares ou quartos com estes números mencionados, simplesmente não existem na maioria dos prédios japoneses. Dar presentes de 4 itens para alguém, como conjuntos de 4 pratos de jantar, também é considerado mau agouro. O certo é dar um conjuntos de 3 ou 5 pratos, por exemplo.

Nem as idades escapam da má sorte. O Yakudoshi são as idades do azar: Para os homens, são as idades de 25 e 42, enquanto que as mulheres são 19 e 33. Existe até um Festival chamado Hadaka Matsuri, especialmente para os homens que estão na idade Yakudoshi.

Amuletos da sorte no JapãoManeki Neko e Daruma, dois amuletos da sorte japoneses

Outras superstições japonesas:

Superstições com o hashi
Nunca passe comida de seu hashis para o prato de outra pessoa e nem fique batendo o hashi no prato. Após a cremação, em um funeral japonês, os parentes costumam utilizar hashis para passar os ossos do falecido uns para os outros.

Também não se pode furar a comida com o hashi, pois no Japão, os hashis são cravados na tigela de arroz somente em uma situação: para deixar o arroz no altar em oferenda aos mortos. Em uma casa japonesa isso é muito respeitado.

Superstições no funeral
Ao entrar em um funeral, jogue sal sobre o ombro, pois isto afasta a morte e os espíritos para longe de você.

Não durma com a cabeça para o norte
Durante o velório, a cabeça do falecido é colocado virado para norte, portanto evite dormir nessa posição, caso contrário, terá uma vida curta.

Ao ver um carro fúnebre, esconda o polegar
Se passar um carro fúnebre por perto, esconda o polegar, pois se não algo ruim pode acontecer aos pais.

Não escrever seu nome com tinta vermelha
Se fizer isso, você estará sugerindo que a sua vida será cortada em breve. A origem dessa superstição deriva das lápides, onde o nome do falecido é escrito com tinta vermelha.

Nunca corte suas unhas à noite
Parece que se você fizer isso, você não vai estar com seus pais em seu leito de morte, ou seja, você morrerá antes deles.

Sal e mendigos
Se um mendigo vier à sua porta, você deve salgar a entrada da sua porta, caso contrário, terá má sorte como infortúnios financeiros em seu lar.

Deitar após comer
Há uma superstição que diz que se fizer isso, a pessoa se transformará em uma vaca.

Bordas do tatame
Outra superstição diz que traz má sorte se você pisar nas repartições e nas bordas do tatame, onde é forrado com pano.

Matar uma aranha à noite dá azar
Você pode perder todo o dinheiro que possui. Como a população japonesas é muito ligada aos bens materiais, respeitam esta crendice.

Corvo e gato preto
Cruzar com esses animais pelo seu caminho é sinal de mal agouro

Não deixe sobrar arroz no prato
Quem faz isso, corre o sério risco de ficar cego, segundo essa superstição!

Não assobiar e nem tocar flauta de noite
Em algumas partes do Japão e em Okinawa, se acredita que se fizer isso, estará atraindo cobras ou fantasmas até você.

Não tire fotos dos túmulos
Essa superstição diz que além de atrair má sorte, você estará perturbando o repouso dos mortos.

Soluçar 100 vezes seguidas
Se você soluçar de uma centena de vezes seguidas, você vai morrer.

Geta quebrado
Se o geta (calçado de madeira japonês) se partir no meio é sinal de má sorte.

Essas são apenas algumas das superstições japonesas, pois há milhares delas. Se você souber de mais alguma interessante, não deixe de mencionar nos comentários.

Mas e o que traz SORTE para os japoneses?

Existem superstições que servem para trazer sorte. Veja algumas:

Rituais de ano novo
Há vários rituais que se deve fazer no Ano Novo. Por exemplo, quem comer mochi (bolinhos de massa de arroz) ou osechi ryori (prato especial de ano novo) no ano novo, terá longevidade. Veja mais rituais de Ano Novo.

Atentos às sopas e chá
Se os talos ou as folhas de chá flutuarem verticalmente, terá sorte, porém é algo difícil de acontecer.

Pele de cobra dá sorte
Se encontrar uma pele de cobra durante um passeio no campo, guarde na carteira. Traz sorte e fortuna. Só tome cuidado e veja se a cobra não está por perto.

Cocô de passarinho.
Acredita-se que se um passarinho fizer cocô em sua cabeça terá sorte…Apesar do inconveniente.

O número 7 dá sorte
O 7 é um número de sorte ou sagrado para os japoneses, assim como muitas outras culturas. Por exemplo, o sétimo dia após o nascimento de um bebê é motivo de celebração, e os budistas acreditam em sete reencarnações. Tem ainda o Shichi Fukujin, os Sete Deuses da Sorte e da Fortuna.

Omamori, amuletos da sorte

No Japão, existe um arsenal fantástico de amuletos para dar sorte e proteção. Servem para tudo, desde proteger a casa até arranjar um bom casamento. São geralmente pequenos e cobertos com tecido, escritas com orações para trazer boa sorte para quem os usar. No Japão, é normal pendurá-los em mochilas, bolsas, celular, carro, etc …

Esses amuletos devem ser substituídos, uma vez por ano, para afastar a má sorte no ano passado e também não devem ser abertos para que não se perca a proteção. Omamoris genéricos podem ser encontrados em muitas lojas de souvenirs, porém o ideal é que sejam comprados nos templos e durante os festivais, que ocorrem aos milhares no país.


Os Omamori mais populares são:
Yaku jugo: Protegem contra o mal
Kanai Anzen: Para ter boa saúde ou se curar de uma doença.
Kotsu Anzen: Proteção para os motoristas e viajantes.
En-musubi: Ajuda solteiros a encontrar seu par ideal e casais para garantir o amor e o casamento.
Anzan: Proteção durante a gravidez e para garantir um parto seguro.
Gakugyō Jōju: Para os estudantes passarem nos exames escolares.
Sobai Hanjo: Para ter sucesso nos negócios e assuntos financeiros.

Veja sobre os amuletos da sorte do Ano Novo.

Rituais que trazem sorte

No Japão, durante muitos festivais, é comum haver muitos rituais que servem para trazer sorte, prosperidade, saúde e vida longa. E a maioria dos japoneses, levam muito a sério esses rituais como forma de se protegerem dos infortúnios. Assim, ocorre no Setsubun, no Omizutori e em Festivais da Fertilidade como o Kanamara, Hime no Miya e Hounen Matsuri.

Conhece outras superstições japonesas, comentadas por seus pais ou avós? Se souber, não deixe de comentar!

Quer Aprender Japonês?

31 Comentários

  1. Pingback: Hábito de se tirar os sapatos | Dicas Brasil Japão

  2. aparecida Marques da Silva

    😳 É a minha tristeza , é saber das pessoas dentro dos carros na hora das ondas , somos todos iguais perante a Deus nosso Pai, somos todos irmãos, perante a Jesus filho de Deus. e nos aqui no Brasil, gente matando gente por nada, tem que mandar estes cabras ajudar la no japaõ pra dar valor a vida só Deus pra ter misericordia, sejam forter meu abraço, estou tão longe pra poder ajudar. beijos de carinhos pra criançãs, cyda

  3. Pingback: O significado do amuleto da sorte Daruma | Dicas Brasil Japão

  4. Pingback: Nanakusa Gayu - As 7 ervas da Primavera | Curiosidades do Japão

  5. Douglas

    Quantas superstições para se lembra!

  6. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Pois é, estas são apenas algumas, pois no Japão, existem milhares de superstições e não tem como lembrar de todas de uma vez. Mas conforme eu ir me lembrando, postarei aqui.
    Abraços!

  7. marcos

    são muitas supertiçoes engraçadas mas a mais tosca e a que diz que eu vou firar uma vaca

  8. Japão em Foco

    Oi Marcos!
    Tem razão… de todas esta foi a que achei mais tosca também!
    Abraços!

  9. Pingback: 40 motivos para amar o Japao (3° parte) | Curiosidades do Japão

  10. fabio

    oi encontrei uma pele fina de cobra e carrego na bolsa dentro da cnh iai traz sorte também ou é somente na carteira

  11. fabio

    ??????????????

  12. Japão em Foco

    Oi Fábio!
    Segundo a superstição japonesa, o ideal é colocar dentro da carteira para trazer sorte e fortuna. Mas a sua CNH não fica dentro da carteira? Se ficar, está tudo certo! Abraços!

  13. fabio

    oi.eu carrego hoje dentro de um plastico e coloco dentro da carteira e acontece de eu colocar a carteira dentro da bolsa dá certo assim?

  14. Japão em Foco

    Oi Fábio!
    Dá certo assim sim, se você acredita nessas coisas…
    Eu não acredito muito não rs
    Abraços!

  15. Pingback: Hatsu yume, o primeiro sonho do Ano Novo | Curiosidades do Japão

  16. Pingback: Kiku no Sekku - Dia do Crisântemo no Japão | Curiosidades do Japão

  17. Pingback: Shichi go san - Cerimônia para as crianças de 3, 5 e 7 anos | Curiosidades do Japão

  18. Pingback: Awashima Jinja - O Santuário das Bonecas | Curiosidades do Japão

  19. Pingback: Daruma | Toshio Shimada

  20. elke

    Sao muitas supersticoes tosca ate porque quem tira foto de caixao.

  21. haroldo hideo oshiro

    olá gostei muito dos artigos que escreveu, gostaria de saber muito mais sobre a cultura de okinawa, se souber me mande por favor, conhece aonde vende aqueles leões de okinawa. obrigado!

  22. Fernando

    Encontrei esse site porque um passarinho cagou na minha cabeça. Que dia de sorte!

  23. vilma balbino

    eu queria saber que sonha com arroz japones bolinho e tinha muito japones meu sonho queria saber siquenifica pf

  24. Muito interessante às superstições japonesas. Sabia de algumas, agora aumentei a minha lista. Muito legal e obrigada!

  25. Pingback: Funeral e Cremação no Japão | Curiosidades do Japão

  26. Pingback: Desvendando os gestos japoneses | Curiosidades do Japão

  27. Toshi

    Sobre o 24, morte em dobro seria com a pronúncia “nijyu shi” e não “nishi”.

  28. Richard

    É, algumas são até legais, mas observando bem, dá para notar o por quê do Buda ter tentando de uma boa forma, é claro, extinguir as superstições na Índia, pena que é um país mais supersticioso ainda do que o Japão. Resultado? A vertente foi extinta do país, mas se espalhou por toda a Ásia e o mundo.

  29. Maria Santos

    Felizmente já me livrei de várias superstições bestas que aprendi em família e fora dela, mas há ainda aquelas poucas que pratico kkkkkk é difícil limpar a cabeça de tantas.

  30. IsaRizo

    ele esta lendo os numeros separadamente e nao em conjunto, ou seja,ao invez de quarenta e dois, está sendo lido quatro e dois de modo separado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *