As incríveis lulas vagalumes da costa japonesa


Na baía de Toyama podemos ver as lulas vaga-lume cobrindo vários quilômetros da costa, criando um efeito de espuma azul reluzente.

As incríveis lulas vagalumes na baía de Toyama

Durante o período de março a maio, a baía de Toyama é palco de um grande espetáculo de luzes. Milhares de lulas vaga-lume, chamadas no Japão de Hotaru ika (ほたるいか), tomam conta das margens das praias para desovar seus ovos, oferecendo aos expectadores, uma visão surreal e incrível durante a noite.

Este fenômeno anual cobre quilômetros do litoral, banhando as praias com um estranho brilho azul fluorescente. O show é tão espetacular que a área onde elas se reúnem foi designada monumento natural de Toyama. As lulas vaga-lumes vivem geralmente a 1.200 km de profundidade, porém durante a época da desova, eles sobem à superfície, com a ajuda das correntes oceânicas.

Hotaru ikaNa baía de Toyama podemos ver as lulas vaga-lume cobrindo vários quilômetros da costa, criando um efeito de espuma azul reluzente.

Esse espetáculo também demarca o ciclo de um ano de vida das pequenas lulas, que após desovar, morrem em seguida, se tornando assim presas de outros animais marinhos ou então são capturados por pescadores, já que o Hotaru ika é uma iguaria típica muito apreciada em Toyama, lugar onde essa espécie de lula, chamada também de Firefly Squid, é encontrada em uma abundância fantástica.

Hotaru ika, prato típico em Toyama

Hotaru ika, prato típico em Toyama e muito apreciado pelos turistas.

Hotaruika , lulas vaga-lumes

As lulas vaga-lumes (Hotaruika) são pescadas às toneladas pelas redes dos pescadores da região.

Da onde vem a luz do Hotaru Ika?

O Hotaru Ika (Squid Firefly) é uma pequena lula bioluminescente que atinge no máximo 7 cm de comprimento. Os fotóforos são os órgãos responsáveis pela luz azul que as lulas emitem. Elas tem grandes fotóforos nas pontas dos tentáculos, ao redor dos olhos e centenas de fotóforos minúsculos espalhados pelo resto do corpo, dando-lhe a capacidade de emitir luz ao longo de sua forma inteira.

Órgãos chamados fotosfóros são os responsáveis pela luz azul fluorescente emitida pelo Hotaruika, as lulas vagalumes.

Essas luzes azul cobalto pode ter muitas funções, como uma forma de se comunicar com potenciais parceiros ou rivais, distrair seus predadores e também para atrair suas presas, pequenos peixes que após serem atraídos pela luz, são capturados pelos poderosos tentáculos da pequena lula vagalume.

Um fenômeno que ocorre uma vez por ano

A grande reunião destas lulas é um grande show de luzes que atrai milhares de turistas. Como é um fenômeno que acontece anualmente por cerca de três meses, muitas pessoas vão até Toyama assistir de perto o espetáculo.

Do porto de pesca de Namerikawa, saem barcos turísticos que levam os turistas em uma viagem curta de 1 a 2 km da costa, para que possam apreciar o show de luzes natural.

Hotaru Ika, lula vaga-lume toyama

Hotaru Ika, as lula vaga-lume capturadas pelas redes dos pescadores locais em Toyama.

No mar podemos ver também barcos de pescadores capturando as lulas com suas redes, que ficam iluminadas com a luz emitida pelas lulas. Namerikawa, localizado em Toyama, também possui o único museu do mundo dedicado à lula vaga-lume, o Hotaru Ika Museum. Show né!?;-)

hotaruika museum

Museu Hotaruika, o museu em Namerikawa destinado às lulas vaga-lumes, que são consideradas monumento natural em Toyama.

Hotaruika_Museum_Toyama

Hotaruika Museum em Namerikawa, Toyama.

Quer Aprender Japonês?

7 Comentários

  1. Douglas

    Que lindo, com certeza é algo muito bonito pra se vê!

  2. Japão em Foco

    Incrível né Douglas…
    O mais legal é saber que é a própria Natureza que se encarrega de proporcionar espetáculos como esse!
    Obrigada por comentar!
    Abraços!

  3. Odette Bordadagua

    Lindo espetáculo!Quanto mais vivo mais descubro coisas lindas que a natureza nos dá! Isso é maravilhoso para mim! Abraço! Paz!

  4. Odette Bordadagua

    Quero agradecer por essa postagem linda!

  5. Japão em Foco

    Oi Odete!
    Que bom que você gostou! Receber comentários como o seu me deixa feliz, pois mostra que além de mim, outras pessoas gostam de tudo que é relacionado ao Japão, inclusive essas obras primas da Natureza! Não deixe de sempre dar uma passadinha aqui para ver as novidades!
    Abraços!

  6. Pingback: Quer visitar o Japão na Primavera? | Curiosidades do Japão

  7. Arcus

    Lindo, memu e o azulão do mar é incrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *