Tezuka Osamu – O pai do Mangá Moderno

osamu-tezuka

Tezuka Osamu – O deus do Mangá Moderno

Dia 3 de Novembro é o aniversário daquele, considerado o pai do mangá moderno, Tezuka Osamu. Esse ano faria 89 anos, se estivesse vivo, mas ele faleceu em 1989, aos 60 anos por causa de um câncer no estômago. Tezuka pode não ter sido o primeiro mangaká, mas com certeza, foi aquele que popularizou o mangá.

Seu talento em desenhar mangás se tornou um ícone, e por isso é chamado de Deus do Mangá, assim como Maurício de Souza é o Mestre dos Quadrinhos no Brasil. Aliás os dois eram amigos de longa data e estavam desenvolvendo um projeto juntos, um filme onde os personagens de ambos se misturavam na mesma história.

Com a morte de Tezuka, o projeto foi interrompido, porém recentemente, Maurício de Souza conversou com a Tezuka Ossamu Production que em memória à amizade dos dois, autorizou que Maurício continuasse com o projeto.

Não deixe de conferir também:
Mangá Kissa – Mangá Café no Japão
Anna Amamiya, a modelo Anime / Mangá
Aprenda a fazer Olhos de Mangá (Maquiagem)
Itasha, os carros dos otakus japoneses

História de Osamu Tezuka

Osamu Tezuka, nasceu em Toyonaka, Osaka, mas boa parte da sua vida foi em Takarazuka, cidade para onde sua família se mudou quando ele tinha 5 anos. Desde cedo Tezuka e seus irmãos conviviam com a arte. Seu pai era projetista e Tezuka cresceu assistindo à filmes como Popeye, Betty boop e Mickey Mouse.

Seus ídolos na infância? Nada mais nada menos que Max Fleischer e Walt Disney, grandes nomes da animação. Desde de muito pequeno, Tezuka já mostrava habilidades em desenho e quadrinhos e já criava diversos personagens, a maioria retratando amigos e professores.

Tezuka, vivenciou a Segunda Guerra Mundial e isso aflorou seu lado humanista, seu desejo pela paz e o apreço pela vida que foi evidenciado em suas obras.Tezuka começou a cursar Medicina em 1945, ao mesmo tempo, que desenvolvia trabalhos com mangá aos 17 anos.

Nessa época, ele fazia Yonkoma (mangá de 4 células), que era publicado no Diário de Ma-chan no jornal Shokokumin Shimbun (Jornal das crianças da escola de Mainichi). Como podemos ver, o Mangá tava no sangue de Tezuka e era realmente sua grande paixão, mesmo na época em que ainda não tinha alcançado a fama.

Começou a ganhar fama ao criar Shin Takarajima (Nova Ilha do Tesouro), em 1947, o qual a obra acabou se tornando um Best Seller e vendeu mais de 400 mil cópias, sendo muito elogiado por seu estilo inovador e moderno.

Isso deu um grande impulso em sua carreira como mangaká e logo em seguida criou Jungle Taitei Leo, (Kimba, o Leão Branco no Brasil) em 1950. À partir daí, com reconhecimento e fama, Tezuka pôde produzir mais e mais trabalhos, entre eles o Tetsuwan Atom (conhecido também por Astro Boy), reconhecido como sua obra mais famosa a nível internacional.

Como Tezuka era um homem versátil, ainda se formou em medicina em 1951, porém não muito atuante. Casou-se, teve 3 filhos porém continuou focado em gibis e com certeza foi uma boa escolha, já que deixou uma vasta obra para os amantes de mangá e animes: Mais de 700 mangás, totalizando mais de 1.500 páginas.

Além disso, concretizou seu antigo sonho em 1961, que era ter seu próprio Estúdio de Animação nos moldes de Walt Disney. Assim criou o Tezuka Osamu Production e desenvolveu sua primeira série com o personagem Astro Boy que fêz um sucesso tão grande, que ocasionou uma explosão de animes.

Entre outras obras muito conhecidas de Tezuka, estão Ribbon no Kishi (A Princesa e o Cavaleiro), Hi no Tori (Pássaro de Fogo/Phoenix), Black Jack, Buddha (Buda), Adolf ni Tsugu (Os três Adolfs), Magma Taishi, e essas que são mais conhecidas no Brasil como Don Drácula, Visitantes do Espaço (também conhecido como Os Três Espaciais) e Jet Marte – O Menino Biônico (uma variação high-tech do Astro Boy).

Lembrando, que esses são apenas os mais conhecidos internacionalmente, pois Tezuka tem uma extensa obra, onde a maior parte se encontra no Japão, especialmente no seu Museu pessoal, inaugurado em 1994 em Takarazuka. O museu tem seu nome e possui 3 andares e além de suas obras, no subsolo, os visitantes podem fazer suas próprias animações.

Aliás, o Museu é parada obrigatória para quem for fã de Mangás e Anime.Para conhecer melhor sobre o Museu do Deus do Mangá, visite o site oficial : Tezuka Osamu Manga Museum. Nesse outro site, você também poderá ver diversas fotos na parte de fora e dentro do Museu.

Quando Tezuka faleceu em 1989, houve uma grande comoção nacional e milhares de pessoas choraram a sua perda. Foi assim que nasceu o apelido Mangá Kamisama (Deus do Mangá) e Tezuka ficou reconhecido para sempre como o mangaká que revolucionou os gibis japoneses.

Muitos jovens, amantes do mangá, podem não conhecê-lo, mas deveriam, pois se não fosse por Tezuka, provavelmente poderia não existir o mangá que existe hoje, onde os personagens possuem olhos grandes, desproporcionais ao tamanho do rosto e que hoje é a principal característica dos mangás e animes que vieram posteriormente.

Aqui vai o meu muito obrigado ao Deus do Mangá, por ter trazido tantas alegrias às crianças, jovens enfim, alegrando a vida de uma geração inteira, além de inspirar outros artistas que temos hoje em dia. Veja esse vídeo tributo, com algumas de suas obras ao som de Somewhere Over the Rainbow:

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. Pingback: Rakugo - Entretenimento Tradicional Japonês | Curiosidades do Japão

  2. jorge t.hino

    Ossamu Tezuka criou o Kimba, o leão branco e a Disney plagiou como Simba, o rei leão.

  3. Japão em Foco

    Oi Jorge!
    Segundo dizem, realmente o Simba foi plágio do Kimba… A Disney ainda fez questão de colocar um nome parecido rsrs. São muito cara de pau né não?! 🙂 Abraços!

  4. Pingback: Hayao Miyazaki, o Mestre da Animação Japonesa | Curiosidades do Japão

  5. mauricio

    Bom dia…
    Estou fazendo um Projeto sobre Osamu Tezuka e a influencia que ele teve sobre o mangá. Alguem teria como me recomendar alguns livros sobre o assunto?
    Grato, Mauricio

  6. Japão em Foco

    Oi Maurício!
    Eu não conheço livros sobre o assunto, mas acho que se você der uma boa pesquisada na internet, incluindo sites em inglês e japonês, vai encontrar bastante informação a respeito! Se eu achar alguma coisa, posto aqui ok. Boa sorte em seu projeto e compartilhe conosco quando ficar pronto para conhecermos melhor sobre o trabalho de criação do grande Tezuka Osamu! Abraços!

  7. Pingback: Tezuka Osamu e Maurício de Souza | Curiosidades do Japão

  8. Valdemar Junior

    Prezados idealizador do site, quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho realizado. Todos artigos são muito interessantes e bem elaborados. Tenho um imenso interesse em animes e tokusatsu. Sou fã do Osamu Tezuka e sua obra. Principalmente da princesa e o cavaleiro, don drácula entre outros. Procuro miniaturas destes personagens e outros também como Sawamu, Fantomas, Genio Maluco, Ultraseven; E gostaria de saber se você me indica um bom site, confiável e de preço acessível,para estar comprando estas miniaturas. Obrigado e parabéns mais uma vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *