Itasha, os carros dos otakus japoneses


Itasha, o carro dos otakus japoneses 1

Itasha, os carros dos otakus japoneses
Todos nós sabemos o quanto os personagens de mangá, anime e games fazem sucesso em várias partes do mundo. Porém, nada mais natural que a concentração de fãs ou otakus, como também são chamados esses fãs obsessivos, seja mais proeminente na Terra do Sol Nascente, que é o local de origem desses personagens. O “otakismo” é tanto que existem até japoneses que se casam com eles, tamanho é o fascínio por estes seres fictícios.

Podemos sentir isso claramente nas ruas, especialmente das grandes metrópoles, onde encontramos um grande número de cosplayers (pessoas que se vestem como personagens de anime). Como se isso já não bastasse, uma parcela de otakus, também personalizam seus carros com adesivos ou pinturas com estes personagens.

Geralmente são carros esportivos ou vans, cheios de acessórios e tunados, os quais são chamados de Itasha (痛 车), que literalmente significa “carros da dor”.

O por que desse nome não se sabe direito. Uns dizem que o termo é um trocadilho para carros italianos (イタリア 車 ou Itaria-sha), que abreviando ficou Itasha.

Outros dizem que Ita, vem da palavra “itai”, que no Japão significa “dor”.

Talvez seja uma metáfora para mostrar que para customizar esses carros, dói o bolso devido ao custo elevado dos gráficos e acessórios personalizados.

Além de carros, tem também as motos customizadas chamadas de itansha (痛 単 车) e as bicicletas customizadas, chamadas de itachari (痛 チャリ).

Os personagens que fazem parte das decorações desses veículos são predominantemente femininos e alguns possuem inclusive sistemas de navegação personalizados com a voz da personagem.

Itasha, o carro dos otakus japoneses 2

E não pense que essa moda de tunar carros e outros veículos com mangá e afins é restrito para um seleto grupo de pessoas. No Japão existe convenções e até exposições em salões de automóveis realizados regularmente em várias partes do país como Tóquio, Nagoia e Osaka.

Embora esse tipo de decoração tenha iniciado em 1980, só se tornou realmente um fenômeno no século 21, quando a cultura otaku tornou-se relativamente bem conhecida através da Internet. O primeiro grande encontro de itasha ocorreu em 2005 realizado pelo Comiket, um evento que acontece duas vezes por ano em Tóquio, destinado aos fãs de quadrinhos.

Itasha, o carro dos otakus japoneses 2

Depois disso, outros eventos passaram a acontecer e a moda Itasha vem crescido significamente e ganhando cada vez mais a atenção da mídia. E o que era inicialmente voltado para amadores, hoje é cada vez mais levado a sério e mais profissional, com direito a títulos, troféus e notícias veiculadas nos meios de comunicação.

Muitas empresas ligadas à veículos, automobilismo, rally e revistas especializadas em gráficos para Itasha estão patrocinando esses eventos e equipes como Super GT, Taikyu Super Rally Championship Japão e o Grand Prix D1 , tornando esses eventos cada vez mais de grande porte.

Itasha, o carro dos otakus japoneses 2

Foi em novembro de 2008, que os Itasha ganharam repercussão internacional devido a um grande evento chamado Ita G Festival, em Odaiba, que reuniu cerca de 600 Itashas de todo o Japão, com a participação inclusive de uma Ferrari F430 Spider decorada em estilo mangá. Nesses eventos também é comum encontrar diversos cosplayers, que aproveitam a oportunidade para mostrar seu lado otaku.

Acredita-se que os Dekotora (caminhões decorados) e Bosozoku (motoclubes) também tenham influenciado o surgimento da moda Itasha, que também vem se tornando popular em outros países como Taiwan, Filipinas, Malásia e Estados Unidos. Muito louco não é? O que achou dos carros itasha? Deixe sua opinião!

Veja esses vídeos com carros Itasha

Quer Aprender Japonês?

16 Comentários

  1. Douglas

    São muito bonitos os itashas.
    Valeu por sempre postar , eu acompanho sempre o site

  2. Nossa Celso que coisa linda os carros ..adorei não conhecia mais realmente gostei muito fantástico para personalização melhor que a outra…

    parabéns pelo artigo

  3. Pingback: Anna Amamiya, uma modelo inusitada no Japão | Curiosidades do Japão

  4. Eduarda Santana

    Eu adooorrreeeiii eu sou otaku/otome e adorei,principalmente os de vocaloid ;D

  5. Japão em Foco

    Oi Eduarda!
    Muito louco os itasha né! É totalmente direcionada para os amantes da cultura otaku!
    Abraços!

  6. caio

    😉 ok posso dizer quanto + vejo esse site mais me apaixono !!!podem aposta quanto tive meu carro umas das primeiras coisas sera transforma ele em Itasha

  7. Japão em Foco

    Oi Caio!
    Legal saber que você é fã dos Itasha! Tenho certeza que fará muito sucesso! Abraços!

  8. ibabi

    👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿

  9. Japão em Foco

    Oi Ibabi!
    Não sei se gostou ou não da matéria mas mesmo assim, obrigada por comentar! Abraços!

  10. Pingback: Itataku, os Taxis dos Otakus Japoneses | Curiosidades do Japão

  11. Pingback: As Super Scooters Japonesas | Curiosidades do Japão

  12. Pingback: História de Tezuko Osamu - O Deus do Mangá | Curiosidades do Japão

  13. Pingback: Comiket - Convenção de Quadrinhos em Tóquio | Curiosidades do Japão

  14. Pingback: Soushoku Danshi - Os homens herbívoros japoneses | Curiosidades do Japão

  15. YUKATA !!!! MUITO BOM , EU SOU DE ORIGEM CHINESA , COREANA E CHINESA EU ME CHAMO KYAMY SAKAMOTO KIM CHAN . EU CONCORDO Q O SEU CANAL É ÓTIMO!!!!! SOU DE NATUNALIDADE CHINESA NASCI EM Pequim , sou imigrante mas falo fluente o português !!!!!! e adorei o seu canal 🙂 🙂 😳

  16. Muito lindo. Achei muito interessante. Aliás, gosto muito dos japoneses e da sua cultura.
    😉

  17. Stefano Barbosa

    Subarashi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *