White Day no Japão

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

white day Japão

White Day – O Segundo Dia dos Namorados no Japão

O Japão é um país privilegiado em muitas coisas, até em relação ao Dia dos Namorados, pois possui dois: O Valentine´s Day, no dia 14 de fevereiro e o White Day (ホワイトデー), comemorado no dia 14 de março. No Valentine´s Day, o costume é as mulheres presentearem os homens com chocolate.

Já no White Day (Dia Branco), é a vez dos homens retribuir, dando às mulheres, chocolate branco, cookies ou doces com marshmallow. Se for para a mulher amada, os homens podem dar outros tipos de presentes como roupas, lingerie ou até joias.

O White Day é uma data inventada por uma fábrica de marshmallow no Japão em 1978 e era conhecido originariamente como o “Dia do Marshmallow“. Somente depois de alguns anos, que resolveram mudar para “White Day” (Dia Branco).

A cada ano, essa data se torna cada vez mais popular entre os japoneses, tanto que já se expandiu à outros países da Ásia como Coreia do Sul, Taiwan e China. E apesar de ser Dia Branco, você não precisa dar chocolate ou doces brancos. chocolates escuros e cookies diversos e coloridos são permitidos sem problema.

Durante o White Day, as prateleiras das lojas especializadas ficam repletas de chocolates e doces e assim como o Valentine´s Day, existem vários tipos de chocolates e doces que devem ser dado conforme o grau de relação com a pessoa a ser presenteada.

Os principais são o honmei-choco (chocolate do amor), que são dados para as namoradas ou paqueras, o giri-choco (chocolate de cortesia) para as colegas de trabalho, clientes ou com quem temos apenas obrigação social, o Tomo choco (chocolate de amigo) que deve ser dado apenas para as amigas próximas e o Family Choco (Chocolate da Família) que são dados para os parentes do sexo feminino.

No Japão, o hábito de retribuir chocolates no Valentine´s Day e White Day já faz parte da cultura e é tido como uma obrigação social. Não participar da troca de chocolates, pode ser interpretado como deselegância pelos japoneses.

Outra regrinha do White Day é o “Sanbai-Gaeshi,” que significa “Triplo Retorno“, ou seja, os homens devem dar um presente que vale três vezes mais o valor do presente que receberam um mês antes no Valentine´s Day. Injusto? Para muitos pode ser…mas…

Talvez isso seja reflexo dos homens ganharem mais do que as mulheres, em termos salariais. Enfim, embora seja uma data estritamente comercial, o White Day já se enraizou no coração da japonesada e se tornou o Dia especial do amor. Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre White Day:

Feliz White Day para todos!


* Texto originalmente escrito em 14 de março de 2012

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Pingback: Valentine´s Day no Japão | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: Datas Comemorativas no Japão | Curiosidades do Japão

  3. Douglas

    Agora só falta eu arranjar alguém para dar os chocolates kkkkk
    Deve ser uma data legal para as japonesas que esperam receber o chocolate de volta da pessoa que elas gostam ^^
    Abraços!

  4. O interessante é que não precisa ter namorada, ou ter outros níveis mais avançados no relacionamento para presentear.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *