17 lugares para você comprar souvenires em Tóquio


17 lugares para você comprar souvenires em Tóquio

Viajar para o Japão é uma experiência incrível. Além da natureza de tirar o fôlego e impressionantes edifícios históricos, temos a oportunidade de experimentar festivais emocionantes, provar a comida local deliciosa e, é claro, fazer muitas compras.

Para esta última atividade, os centros comerciais e lojas temáticas e especializadas de grandes cidades como Osaka, Nagoya e Tóquio, com certeza dão conta do recado para os amantes de fazer comprinhas, seja de bugigangas, eletrônicos, roupas ou itens culturais.

Além disso, é de praxe, trazer “omiyage” (presentes) para os familiares, amigos e até para si mesmo como forma de lembrar dos grandes momentos e experiências de um lugar incrível, tão distante do nosso país e tão rico de história e cultura tal como é o Japão.

Resolvemos então criar uma lista memorável de lugares em Tóquio onde você pode encontrar diversos e interessantes souvenires para trazer para o Brasil. Os preços são relativamente baratos, então creio que vale a pena conhecer caso esteja na capital japonesa.

1. Nakamise Street, em Asakusa

Nakamise Street, (www.flickr.comphotostgerus19396866346)

Nakamise Street, (www.flickr.comphotostgerus19396866346)

O caminho que leva ao Templo Senso-ji em Asakusa tem vários vendedores ambulantes que vendem não apenas comida, mas também ótimas lembrancinhas a preços decentes.

É uma ótima rua para visitar antes de chegar ao icônico templo, e ao longo do caminho você pode comer alguns petiscos e comprar lembrancinhas tradicionais como sandálias e quimonos e acessórios que variam de jóias a capas para celular, bolsas e chapéus.

Endereço: 1 Chome-20 Asakusa, Taito City, Tokyo 111-0032, Japão
Horário: 10:00 às 17:00 (todos os dias)
Site: Nakamise Street

2. Ameyoko, em Ueno

Ameyoko (www.flickr.comphotoshikosaemon5395433420)

Ameyoko (www.flickr.comphotoshikosaemon5395433420)

Ameyoko fica em Ueno, perto do Parque Ueno e é um ótimo lugar para os caçadores de pechinchas explorarem. Este grupo de ruas com inúmeras lojas, é um labirinto de oportunidades de compras. Você pode encontrar muitas coisas aqui, como roupas, acessórios, artigos de couro, chá produzido localmente, produtos alimentícios e muito mais.

Há também um mercado subterrâneo onde você pode encontrar itens colecionáveis, como facas, armas, espadas e relógios. Estando bem localizado, próximo ao parque e estação, é de fácil acesso e se gosta de compras, certamente ficará entretido por um bom tempo.

Endereço: 4 Chome-9-14 Ueno, Taito City, Tokyo 110-0005, Japão
Horário: 10:00 – 20:00 (todos os dias)
Site Ameyoko

3. Oriental Bazaar, em Omotesando

Oriental Bazaar

Oriental Bazaar (www.flickr.com/photos/indy138/1407082878/in/photolist-6cfTTE-39kEHC)

O Bazar Oriental tem os produtos japoneses mais autênticos, tudo em um só lugar, por isso é perfeito se você quiser comprar lembranças que são autenticamente japonesas.

No segundo andar, você encontrará antiguidades, quimonos; no primeiro andar, há porcelana japonesa e mercadorias “diversas” tais como espadas de samurai e até móveis; no andar do porão, você verá camisetas, ventiladores, acessórios de quimono e muito mais.

Ou seja, tem itens tradicionais para todos os gostos. A loja principal fica em Omotesando, Harajuku, útil para quem deseja ver as loucuras das lojas de moda de Harajuku ou visitar o Santuário Meiji Jingu. Por favor, se atente ao fato de que a loja não abre às quintas-feiras.

Endereço: 5 Chome-9-13 Jingumae, Shibuya City, Tokyo 150-0001, Japão
Horário: 10:00 às 19:00 (fechado às quinta-feiras)
Site do Oriental Bazaar

4. DAISO, CanDo, Seria (ou qualquer loja de 100 ienes)

Seria 100 yen shop (jw-webmagazine.com)

Seria 100 yen shop (jw-webmagazine.com)

As lojas de 100 ienes, como Seria ou Daiso, vendem muitos produtos por apenas 100 ienes (na verdade em torno de 108 ienes por causa dos impostos). Lembrando que nessas lojas também há artigos um pouco mais caros, de 200 ou 300 ienes ou mais, dependendo do produto.

Mas a verdade é que essas lojas são um verdadeiro paraíso (ou seria perdição? 🤔) por causa da sua ampla variedade de itens que vão de itens de cozinha a papelaria, produtos alimentícios, itens de jardinagem, cerâmica, decorações para festas, brinquedos infantis, artigos tradicionais como leques e hashis. E apesar do preço, os produtos costumam ter muita qualidade.

Endereço Seria: 3 Chome-1-26 Shinjuku, Shinjuku City, Tokyo 160-0022, Japão
Horário: 11:00 às 21:00 (todos os dias)
Endereço Daiso: 35-2 Udagawacho, Shibuya City, Tokyo 150-0042, Japão
Horário: 10:00 às 21:30 (todos os dias)
Site Seria , Daiso

5. 3 Coins

3COINS (www.jalan2kejepang.com)

3COINS (www.jalan2kejepang.com)

Praticamento tudo nesta loja custará apenas três moedas de 100 ienes (é por isso que chama-se “3 coins”, ou seja 3 moedas). Particularmente atraente para donas de casa e aspirantes a designers de interiores, a 3 Coins oferece uma variedade impressionante de mercadorias que variam de calçados a utensílios domésticos e até produtos sazonais!

Em novembro de 2019, a loja lançou uma linha de produtos destinada aos amantes de Pokémon. Os produtos são extremamente populares e costumam esgotar rapidamente. A loja pode ser encontrada em áreas comerciais populares como Shibuya e Shinjuku.

Endereço: Japão, 〒160-0022 Tokyo, Shinjuku City, Shinjuku, 3 Chome−38−1
Horário: 11:00 às 22:00 (todos os dias)
Site 3 Coins

6. Kappabashi Street, em Asakusa / Ueno

Kappabashi Street (japan-guide.com)

Kappabashi Street (japan-guide.com)

Kappabashi-dori está localizada entre Asakusa e Ueno, e é o lugar perfeito para escolher qualquer coisa relacionada à cozinha. De facas de aço forjadas japonesas (que são gravadas no local sem custo adicional) a qualquer coisa relacionada à culinária japonesa, este é o lugar para donos de restaurantes ou para quem curte de verdade a culinária japonesa.

Você encontrará lojas especializadas em pratos, panelas, frigideiras, utensílios de cozinha, fogões, mesas, cadeiras, letreiros, lanternas e muito mais. Existem também algumas lojas que vendem amostras de plástico e cera, usadas nas vitrines de muitos restaurantes.

Endereço: 3 Chome-18-2 Matsugaya, Taito City, Tokyo 110-0036, Japão
Site Kapabashi-dori

7. Matsumoto Kiyoshi

Matsumoto Kiyoshi

Matsumoto Kiyoshi (www.bondenavant.com)

Você pode pensar que uma farmácia não seria um local muito interessante para fazer compras. No entanto, as farmácias no Japão (e especialmente em Tóquio) estão em um outro nível. Matsumoto Kiyoshi tem uma extensa seleção de maquiagem, produtos para cuidados com a pele e outros produtos de beleza de ótima qualidade a preços muito acessíveis.

Se visitar este local, não deixe de dar uma olhada na seção de beleza, onde você encontrará maquiagem, cílios postiços, esmaltes e muito mais. Qualquer amiga que queira experimentar alguns cosméticos japoneses ficaria feliz em receber um presente deste lugar!

Endereço: 22-3 Udagawacho, Shibuya City, Tokyo 150-0042, Japão
Horário: Atendimento 24 horas (todos os dias)
Site Matsumoto Kiyoshi

8. Kiddy Land, em Harajuku

Kiddy Land, em Harajuku

Kiddy Land (www.flickr.com/photos/dannychoo/4851035615)

Esta incrível loja de 4 andares conta com uma grande variedade de brinquedos japoneses e americanos. Inaugurada em 1950 e localizada em Harajuku, esta loja é uma referência para todos os amantes de personagens “kawaii” japoneses, bem como de outros países.

Cada andar é dedicado a diferentes personagens, tais como Disney, Studio Ghibli, Star Wars, Snoopy, Hello Kitty e Rilakkuma, etc, facilitando a localização do que você está procurando. Realmente um paraíso para crianças, adultos e pessoas de todas as idades.

Endereço: 6 Chome-1-9 Jingumae, Shibuya City, Tokyo 150-0001, Japão
Horário: 11:00 às 21:00 (todos os dias)
Site Kiddy Land

9. Yodobashi Camera

Yodobashi Camera

Yodobashi Camera (www.flickr.com/photos/31029865@N06/19564916932)

Yodobashi Camera é uma cadeia de lojas que vendem produtos eletrônicos. Atualmente, eles possuem 20 lojas no Japão. Em Tóquio, podemos encontrar esta loja em Shinjuku e Akihabara. Pra quem busca computadores, tablets e smartphones este lugar é realmente um paraíso.

Existe uma lista interminável de produtos que você pode encontrar aqui tais como barbeadores elétricos, secadores de cabelo, máquinas de lavar e, é claro, uma gigantesca seleção de câmeras e acessórios relacionados à fotografia. A variedade de produtos eletrônicos é grande, portanto reserve um bom tempo aqui para se perder nos labirintos dos andares desta loja.

Endereço: 1 Chome-11-1 Nishishinjuku, Shinjuku City, Tokyo 160-0023, Japão
Horário: 09:30 às 22:00
Site Yodobashi Camera

10. Don Quijote

Mega Donki (www.bloomberg.com)

Mega Donki (www.bloomberg.com)

Don Quijote é uma cadeia de lojas distribuídas em 160 locais em todo o Japão, além de outros países como Cingapura, Tailândia, Hong Kong e Havaí. Possui uma ampla gama de produtos, de mantimentos básicos a eletrônicos, produtos de beleza, maquiagem e roupas. Em Tóquio você a encontrará em vários locais tais como Shibuya, Shinjuku ou Ikebukuro.

Apelidada no Japão como Donki, esta loja vende de tudo um pouco e os preços costumam ser muito acessíveis. São andares e mais andares repletos de mercadorias de todos os tipos, tais como utensílios domésticos, fantasias de Halloween e cosplay, roupas, acessórios e invenções incomuns que você provavelmente não encontrará em nenhum outro lugar do mundo.

Endereço: 28-6 Udagawacho, Shibuya City, Tokyo 154-0042, Japão
Horário: Aberto 24 horas
Site Don Quijote

11. Tokyu Hands

Tokyu Hands (Wilimedia Commons)

Tokyu Hands (Wilimedia Commons)

A Tokyu Hands é conhecida pela variedade de artigos de papelaria e utensílios domésticos. A loja também oferece muitos itens sazonais e de decorações, tais como fantasias de Halloween ou árvores de Natal! Lá também encontraremos malas e acessórios de viagem, utensílios de cozinha, produtos de beleza e maquiagem e itens de DIY e Artesanato.

A primeira loja foi aberta em Shibuya, em 1976. Com o lema “Hint Marketing”, a Tokyu Hands tenta oferecer a seus clientes itens que vão de encontro com o estilo de vida de cada um. Os artigos diversificados e criativos certamente te deixarão entretido por horas.

Endereço: Japão, 〒104-0061 Tokyo, Chuo City, Ginza, 2 Chome−2−14 1 5~9F
Horário: 11:00 às 21:00 (todos os dias)
Site Tokyu Hands

12. Natural Kitchen

Natural Kitchen (www.jsjapan.com)

Natural Kitchen (www.jsjapan.com)

Esta é outra loja popular de zakka (produtos variados). Possui uma incrível coleção de utensílios de cozinha e outras ferramentas destinadas a capturar o coração das donas de casa. Como as mercadorias parecem chiques e peculiares, você pode pensar que elas custam um absurdo, mas para nossa surpresa, a maioria deles na verdade custa apenas 100 ienes.

Sim! O mesmo preço que os produtos Daiso e outras lojas similares. Claro que há também produtos que custam mais caro como 200 ou 300 ienes, mas valem muito a pena pela qualidade. Se estiver passeando em Shibuya, não deixe de conhecer esta loja.

Endereço: Shibuya Mark City, 1-12-1 Dogenzaka, Shibuya-ku, Tóquio
Horário: 10:00 às 21:00 (todos os dias)
Site Natural Kitchen

13. Loft, em Shibuya

Loft (Wikimedia Commons)

Loft (Wikimedia Commons)

Loft, assim como Tokyu Hands, também é um ótimo lugar para encontrar produtos criativos e exclusivos. A loja em Shibuya possui 6 andares sendo um andar inteiro dedicado aos artigos de papelaria! Cada um dos outros cinco andares é destinado a artigos específicos como presentes, utensílios domésticos, brinquedos, móveis, cosméticos e artigos de viagem e decoração.

Foi descrita como a “loja de lembranças secreta” de Tóquio, oferecendo itens sazonais e conjuntos de presentes exclusivos. A principal razão para a popularidade dos itens LOFT é o fato de serem elegantes e de alta qualidade, além de terem preços razoáveis.

Endereço: 21-1 Udagawacho, Shibuya City, Tokyo 150-0042, Japão
Horário: 10:00 às 21:00 (todos os dias)
Site Loft

14. Sanrio World

Sanrio World, Ginza

Sanrio World, Ginza (www.flickr.com/photos/chesterbr/16162975784)

Como podemos imaginar, esta loja é destinada a todos os fãs de personagens da Sanrio. Se você ou seus amigos são fãs da Hello Kitty, por exemplo, então este é o seu lugar para comprar produtos para si mesmo ou lembrancinhas para levar para o Brasil.

Você pode comprar lembranças adoráveis ​​em uma atmosfera fofa. Existem várias lojas Sanrio World em Tóquio, e a filial de Ginza fica no endereço abaixo.

Endereço: Japão, 〒104-0061 Tokyo, Chuo City, Ginza, 4−1
Horário: 11:00 às 21:00 (todos os dias)
Site Sanrio World

15. Glicoya Kitchen

 Glicoya Kitchen

Glicoya Kitchen (ezaki-glico.net)

A empresa de lanches Glico, empresa que criou Pocky, Pretz e Cheeza, possui uma loja própria dedicada à sua deliciosa comida localizada na estação de Tóquio. Aqui, você terá oportunidade de adquirir todos as variedades de Pocky, incluindo alguns exclusivos.

Entre eles há variedades gigantes e arco-íris, além de morango, coco e muito mais, sem contar outros deliciosos petiscos Glico. Se você adora doces ou tem amigos que gostam, com certeza este lugar é perfeito para comprar lembrancinhas para levar ao Brasil.

Endereço: Tokyo Station, 1-9-1 Marunouchi, Chiyoda-ku, Tokyo-to 100-6701
Horário: 09:00 ás 21:00 (todos os dias)
Site da Glico

16. Antique Mall, em Ginza

Antique Mall Ginza

Antique Mall Ginza (metropolisjapan.com)

Antique Mall oferece uma variedade fantástica de antiguidades asiáticas e itens colecionáveis. Você pode encontrar itens domésticos, bem como roupas e acessórios. As antiguidades aqui são realmente lindas, embora possam ser mais caras que outras lembranças da lista!

Fica localizado a poucos minutos a pé da saída 10 da estação Ginza-itchome ou da saída 2 da estação Kyobashi. Se você curte artigos vintage, incluindo quimonos, bonecas, porcelana, cerâmica, relógios, entre outros, vale a pena explorar os dois andares dessa loja.

Endereço: 1F-B1F Hulic Ginza 1 chome Building, 1-13-1 Ginza, Chuo City, Tóquio
Horário: 11:00 às 19:00 (todos os dias)
Site Antique Mall

17. Bicqlo, em Shinjuku

Bicqlo, em Shinjuku (Wikimedia Commons)

Bicqlo, em Shinjuku (Wikimedia Commons)

O BICQLO é uma colaboração entre a empresa de marca de moda Uniqlo e a varejista de produtos eletrônicos domésticos Bic Camera, que normalmente operam em dois mercados completamente diferentes. Tendo se tornado o “mais recente ponto quente de Shinjuku”, esta loja possui vários andares, incluindo a loja irmã da Uniqlo, GU, no 7º andar.

Tudo, desde a música de fundo até as sacolas e recibos, foi criado exclusivamente para esta loja. A exibição totalmente coordenada dos manequins vestidos com roupas da Uniqlo ao lado de eletrônicos da BIC CAMERA é algo realmente inusitado e bacana de se ver.

Endereço 3-29-1 Shinjuku, Shinjuku-ku, Tóquio 160-0022
Horários de funcionamento 10:00 – 22:00 (todos os dias)
Site do BICQLO

Observações importantes:

Eventualmente algumas lojas podem ter funcionários que se comunicam em inglês, mas isso não é uma regra. Uma alternativa para contornar esse problema é mostrar imagens em seu smartphone do que procura ou usar aplicativos de tradução. Os funcionários geralmente são muito prestativos e com certeza se esforçarão para ajudá-lo em tudo que precise.

A baixa criminalidade no Japão não significa que estaremos imunes a furtos ainda mais em locais com um grande fluxo de pessoas, portanto, fique de olhos em suas sacolas de compras e objetos pessoais. Nas estações de trem em Tóquio costumam ter guarda-volumes o que pode ser conveniente para guardar seus pertences enquanto estiver “turistando” por lá.

No Japão, dificilmente você se sentirá enganado por algum vendedor, como é comum ocorrer em outros países. Graças à sua cultura de educação, consequentemente, há um sentimento de vergonha associado a ser desonesto ou por tentar enganar as pessoas por causa de dinheiro.

Além disso, mesmo nos mercados de rua, a maioria dos produtos tem preços fixos e não existe o costume de negociar por um preço melhor. Os preços costumam ser indicados com clareza, para que você possa ter certeza de que são preços cobrados a moradores e turistas.

Você vai descobrir que souvenires de todos os tipos podem ter uma diferença gritante em relação à qualidade e preço. Obviamente, produtos de alta qualidade terão preços mais elevados, mas nem sempre temos a necessidade de compra-los, especialmente se está indo com dinheiro contado. É possível encontrar itens similares a preços bem menores.

A qualidade pode não ser a mesma, mas com certeza será satisfatória por se tratar de lembrancinhas. Mas se você tem dinheiro para gastar e deseja uma boa qualidade, certamente o encontrará. Enfim, esses são 17 lugares em Tóquio onde você poderá se esbaldar nas compras. Se tiver outras sugestões, compartilhe conosco nos comentários. 🙂

Boa sorte e boas compras!

Fontes: jpninfo.com, wasa-bi.com

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Blek

    Muito legal estas dicas. Daquelas citadas e que conheço, acho que a Tokyo Hands é a melhor. A de Shibuya tem um último andar de cair o queixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *