64 Clássicos da Animação Japonesa Agora Disponíveis Online!


Clássicos da Animação Japonesa Disponíveis Online

Se você é fã de filmes de animação, com certeza já deve estar familiarizado com nomes de diretores contemporâneos japoneses como Katsuhiro Otomo, Mamoru Oshii e Hayao Miyazaki, que tanto enriqueceram o cinema japonês em termos de filmes de animação.

Para marcar um século de anime japonês, o Centro de Cinema do Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio disponibilizou online e gratuitamente 64 curtas-metragens de animação produzidos entre 1917 e 1941. Eles podem ser vistos no site animation.filmarchives.jp.

Os filmes incluem “Nakamura Gatana” de 1917, creditado como a mais antiga produção de animação japonesa remanescente, e “Manga sora no Momotarō” que nunca chegou a ser exibido fora do Japão. Outros trabalhos incluem contos de fadas rudimentares, mas charmosos, que são claros precursores das obras-primas do Studio Ghibli que conhecemos hoje.

Namakura Gatana 1917“Namakura Gatana” de 1917 – Obra de Junichi Kouchi

Além dos contos de fadas, a coleção inclui filmes de serviço público educativo (A História do Tabaco, Prevenindo a Tuberculose) e até filmes de propaganda do período pré-guerra.

Criamos uma equipe de pesquisa em 2014 para procurar formas de preservá-los e usá-los. Por isso, selecionamos uma ampla gama de filmes e resolvemos digitaliza-los e disponibiliza-los publicamente, uma vez que os direitos autorais haviam expirado“, disse Kazuki Miura.

Legendas em inglês foram adicionadas a todos os filmes para torná-los mais acessíveis a pessoas do mundo todo, diz o pesquisador do Centro de Cinema. Ao acessar a página inicial do Animation Film Archive, encontramos categorias, lista de obras, listas de autores e também um espaço dedicado a Noburo Ofuji, considerado o “Pioneiro da Animação Japonesa”.

Realmente foi um meticuloso processo de digitalização realizado pelo Centro de Cinema de Tóquio que vale a pena ser conferido por todos que apreciam a história da animação japonesa. Para ver os 64 Animes Raros e Clássicos Agora basta acessar o animation.filmarchives.jp

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. VIVAS!!! Nosso Muito Obrigado, querida e incansável Silvia Kawanami san!!!
    Tudo de Bom e Lindo!! Teruko

  2. Obrigada por acompanhar nosso trabalho Teruko-san 🙂
    Bom te ver sempre por aqui… Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *