Ayumi Hamasaki: 20 Músicas Para Celebrarmos seus 20 Anos de Carreira!


20 músicas para cebebrar os 20 anos de carreira de Ayumi Hamasaki

A cantora J-Pop Ayumi Hamasaki é natural de Fukuoka e este ano completa 20 anos de carreira. Ela também está completando 40 anos de vida em 2018. Até o momento, Ayumi Hamasaki é a artista solo com mais discos vendidos no Japão (mais de 50 milhões).

Apelidada de a “Imperatriz do J-pop” no auge de sua carreira, Hamasaki também detém diversos outros recordes na esfera musical japonesa, tais como o maior número de singles em primeiro lugar na Oricon (38), maior número de singles consecutivos em primeiro lugar na Oricon e é a primeira artista feminina a ter um álbum de estúdio oito vezes seguidas.

Hamasaki mudou-se para Tóquio aos catorze anos de idade, inicialmente para trabalhar como modelo. Em 1998, ela lançou seu primeiro álbum: “A Song for XX”, e cinco singles, incluindo “Poker Face”. O público se apaixonou pelas suas letras e sua performance. Hamasaki então decolou em sua carreira, tornando-se uma das cantoras mais populares do Japão.

No ano de 2000, Ayumi Hamasaki sofreu uma infecção no ouvido, agravada pela constante exposição ao som alto. Por causa disso, a cantora acabou perdendo completamente a audição do ouvido esquerdo. Mas isso não apaga o brilho dessa grande cantora que tanto emocionou e empolgou o público japonês. Confira algumas de suas canções mais famosas.

1. Poker Face (1998)

“Poker Face” não poderia ficar de fora desta lista afinal foi seu 1° single, lançado em 8 de abril de 1998, pela Avex Trax. A canção ficou nas paradas por 6 semanas, estreando em 20° lugar na Oricon, com 11,520 unidades comercializadas em sua primeira semana de vendas.

2. A Song for XX

“A Song for XX” é o álbum de estreia da cantora Japonesa Ayumi Hamasaki. O álbum estreou no Topo da Parada, vendendo 548,210 cópias. O álbum ficou no Top 300 por 63 semanas, e vendeu mais de 1 milhão de cópias. Segundo dizem, o título do álbum refere-se ao seu pai, que ela nunca conheceu e também à sua mudança de Fukuoka para Tokyo aos 14 anos de idade.

3. Depend on You (1998)

“Depend on You” é o 5° e último single antes do lançamento do 1º da cantora Japonesa Ayumi Hamasaki, “A Song for XX”. O single foi lançado em 1998 e contém o Lado B “two of us”, que nunca foi lançado em um álbum. As 2 músicas foram usadas no RPG “Thousand Arms”.

4. You were… (2009)

“You were…” é uma canção que faz parte do álbum “You Were… / BALLAD”, lançado dia 29 de dezembro de 2009. O single é o 22º da cantora a estrear em 1º lugar na Oricon. O single vendeu mais de 100,000 cópias e a música foi usada no drama de ficção Soukyuu no Subaru.

5. Vogue (2000)

“Vogue” é o décimo quarto single da cantora Ayumi Hamasaki chamado “Duty” sendo o primeiro da Trilogia de singles lançado, junto com Far away e SEASONS. A canção foi utilizada como tema para os comerciais “Kose Visee” e da novela “Tenki Yohou no Koibito”.

6. Seasons (2000)

“SEASONS” é o décimo sexto single da cantora Ayumi Hamasaki. É um dos seus singles mais bem sucedidos. Além de estrear em 1º lugar na Oricon e vender mais de 1 milhão de cópias, recebeu o certificação Million, sendo seu 2° single mais vendido até hoje. “SEASONS” foi usado com tema da novela “Tenkiyohō não Koibito” e no jogo “Kokoro no Kakera”.

7. Surreal (2000)

“SURREAL” é o 17° single da cantora Ayumi Hamasaki lançado dia 27 de setembro de 2000, junto com o álbum Duty e o DVD Concert Tour 2000 Vol.1. O single alcançou o 1º lugar na Oricon. Foi usado como tema do comercial da the Takanoyuri Beauty Clinic “Koisuru Shirohada” (clínica de beleza). Recebeu certificado de platina duas vezes pelas 417.210 cópias vendidas.

8. Evolution (2001)

“Evolution” é o 20º single da cantora Ayumi Hamasaki, estreando em 1º lugar na Oricon e vendendo mais de 500.000 cópias em sua primeira semana, totalizando mais de 1 milhão de cópias vendidas. A música foi usada em um comercial de TV da kosé “visée”.

9. Dearest (2001)

“Dearest” tornou-se um enorme sucesso no Japão, alcançando o primeiro lugar e sendo o 17º single mais vendido de 2001, de acordo com a Oricon. A música foi usada em comerciais de TV e também como o terceiro tema de encerramento do anime da YTV, InuYasha. Também ganhou o grande prêmio do Japan Cable Radio Awards e do Japan Record Awards.

10. Rainbow (2003)

“Rainbow” é uma canção que faz parte do quinto álbum da cantora Ayumi Hamasaki. Esse pode ser considerado o álbum em que Ayumi mais esteve presente na sua produção depois do seu álbum I am…, pois além de escrever todas as músicas do álbum, ela também trabalhou na composição de varias músicas utilizando de seu pseudônimo de compositora, CREA.

11. Carols (2004)

“CAROLS” é o trigésimo quarto single lançado pela cantora japonesa Ayumi Hamasaki. O single estreou em 1º lugar na Oricon e vendeu mais de 340.000 cópias até hoje. Foi também o único single da Hamasaki a ser lançado nos formatos DVD-Audio e SACD. “CAROLS” foi utilizada em comerciais para promover a câmera digital Panasonic LUMIX DMC-FX7.

12. Moments (2004)

“Moments” é o trigésimo segundo single lançado pela cantora e teve um bom desempenho nas paradas musicas ficando por duas semanas em 1º lugar na Oricon. A música “Moments” foi usada como tema em um comercial para promover produtos da kosé “visée” Corporation.

13. Glitter (2007)

“Glitter” é o 41° single da cantora pop japonesa Ayumi Hamasaki, lançado em 18 de julho de 2007. Este single alcançou o status de platina dupla, reafirmando o reinado de Hamasaki como “A Rainha do J-pop” no Japão.

14. Mirrorcle World (2008)

“Mirrorcle World” foi lançada em comemoração ao seus 10 anos de carreira no cenário musical da Avex. O single ficou no topo das paradas semanais da Oricon. Mais um recorde para Hamasaki, pois a partir de agora ela seria a única artista feminina solo a ter pelo menos um single no topo das paradas por 10 anos consecutivos.

Neste ano ela também realizou sua segunda turnê pela Ásia, o “Asia Tour 2008: 10th Anniversary”. Taiwan, Hong Kong, e Xangai foram, novamente, os países onde foram realizados os shows estrangeiros de sua turnê.

15. Next Level (2008)

“Next Level” faz parte do 10° álbum (Next Level). A canção foi escrita pela própria Hamasaki enquanto a composição era de Dai Nagao e arranjos de HΛL. “Next Level” foi lançado como a canção líder do álbum e na mesma data foi também o lançamento do álbum digital.

16. Green (2008)

“Green” é o 44º single da cantora japonesa Ayumi Hamasaki. O single foi lançado no dia 17 de Dezembro de 2008, para promover o álbum Next Level. Esse é o 31º single Nº 1 de Ayumi. O Single foi certificado Ouro (Gold) pela ‘’RIAJ” por vender mais de 100.000 cópias.

17. Sparkle (2009)

“Sparkle” é o 45º single da cantora japonesa Ayumi Hamasaki. O Single foi lançado em 25 de fevereiro de 2009. Enquanto a música “Rule” foi usada como o tema internacional do Live-action Dragonball Evolution, “Sparkle” foi usada nos comerciais da Honda ZEST Spark.

18. Ballad (2009)

“Ballad” faz parte do álbum “You Were … / Ballad “. A música “Ballad” foi usada como trilha sonora de “O Firmamento das Plêiades”, drama histórico e político da NHK baseado no livro homônimo de Jiro Asada.

19. Sunset: Love is All (2009)

“Sunset: Love is All” faz parte do 46° single da cantora japonesa Ayumi Hamasaki. O single ficou em 1° lugar na Oricon semanal, fazendo dela a primeira artista a ter 44 singles no Top 10 na história da Oricon. A música “Sunset: Love is All” foi usada em comerciais da câmera digital Panasonic Lumix FX-60.

20. Rule (2009)

“Rule” é o 45º single da cantora japonesa Ayumi Hamasaki. O Single foi lançado em 25 de fevereiro de 2009. A música “Rule” foi usada como tema do “Dragonball Evolution”.

21. BRILLANTE (2011)

“BRILLANTE” faz parte do álbum “Five”, segundo mini-álbum da cantora Ayumi Hamasaki lançado no dia 31 de Agosto de 2011. Five é o primeiro álbum de Ayumi desde (Miss)understood lançado em 2006 a permanecer por duas semanas consecutivas em 1° lugar na Oricon.

Five foi certificado Ouro pela RIAJ, pelas mais de 100 mil cópias vendidas. Já a música estilo psicodélica “BRILLANTE” foi usada em comerciais de TV para o Music.jp.

22. Flower (2016)

“FLOWER” faz parte do álbum “Made in Japan”. Essa música recebeu críticas positivas de pessoas ligadas à música. Patrick St. Michel, do The Japan Times elogiou as faixas “Tasky” e “Flower” por enfatizar a música tradicional japonesa e destacou “Summer Love” como destaque.


Canções recentes de Ayumi Hamasaki

O último EP de Ayumi Hamasaki, “Trouble” foi lançado em agosto de 2018. O EP apresenta cinco faixas originais, todas escritas pela própria cantora. Este projeto musical foi lançado no ano em que ela comemora seus 20 anos de carreira, iniciada em 1998 no Japão.

Como a maioria de vocês sabem, cerca de 10 anos atrás, Ayu anunciou que estava com um problema auditivo, que posteriormente causou-lhe completa surdez em seu ouvido esquerdo. Apesar disso, a cantora afirmou que queria continuar cantando e apresentando: “O palco é onde eu pertenço. É o único lugar onde eu realmente existo. Eu não sei de mais nada.

Bom, foi difícil fazer essa seleção pois as músicas de Ayu são realmente muito boas. Tanto é que inicialmente eram para ser 20 músicas de Ayumi Hamasaki para celebrar seus 20 anos de carreira, no entanto acabei me excedendo. Mas enfim, o que achou dessa seleção? Tem alguma outra canção de Ayumi Hamasaki que gostaria de acrescentar? 🙂 Comente!

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Naoto Maruyama

    Blue Bird e Fly High são musicas da ayu que marcaram minha infancia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *