Os animais resgatados pela Família Imperial Japonesa

Os animais resgatados da Família Imperial Japonesa

Após a morte por velhice da cadela resgatada Yuri em junho de 2025, a Família Imperial Japonesa agora cuida de dois gatos resgatados e uma tartaruga.

A Família Imperial Japonesa tem um histórico de ter como animais de estimação animais resgatados e os considera como membros da família. Em algumas ocasiões a família compartilhou fotos deles em festas no jardim e durante visitas regionais.

Antes do nascimento da Princesa Aiko, o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako tinham dois cães. Uma cadela que havia se perdido na propriedade de Akasaka deu à luz 10 filhotes.

Oito deles foram entregues a membros da Agência da Casa Imperial e os dois menores, uma fêmea e um macho, foram acolhidos pelo casal — então príncipe herdeiro e princesa herdeira — que os chamaram de Mari e Pippi.

Em coletivas de imprensa no seu aniversário e em outras ocasiões, Naruhito costumava falar que passear com seus cães fazia bem para a saúde.

Sua esposa, Masako, disse em uma coletiva de imprensa realizada em 1998 por ocasião de seu aniversário, que ter cachorros era muito bom para o relacionamento do casal, ajudando-os a evitar brigas.

Os animais resgatados da família real japonesaImagem: Agência da Casa Imperial

Em 2009, a Família Imperial adotou uma cadela resgatada, “Yuri” e em 2010 adotaram dois gatos resgatados, uma mãe e um filhote chamados “Ningen” e “Mii”.

Eles passaram a viver em sua residência na época, a Mansão Akasaka, no bairro de Minato, em Tóquio, em 2010. Seven juntou-se à família por meio de um hospital veterinário em 2016.

Yuri era uma cadela de raça mista com características de Shiba Inu, resgatada em um hospital veterinário. O casal imperial a adotou na primavera de 2009, quando ela tinha cerca de dois meses de idade e a princesa Aiko a batizou de Yuri.

Ela aparecia frequentemente em fotografias de família divulgadas pela Agência da Casa Imperial para marcar os aniversários da família e outras ocasiões.

Os animais resgatados da família real japonesaImagem: Agência da Casa Imperial

No festival de cultura e arte para funcionários da IHA em 2013, a Princesa Aiko apresentou uma barraca de mercado em miniatura repleta de coleiras e roupinhas para animais de estimação, com dois cachorros sentados na frente.

Em 2008, a princesa havia apresentado a caligrafia com o kanji 犬 (cão). Seu pai já havia mencionado o amor da Princesa Aiko pelos animais; no entanto, esta peça cuidadosamente elaborada transmitiu o carinho especial que ela nutre por gatos e cachorros.

Yuri faleceu em junho de 2025

Yuri recebeu treinamento como cão de terapia e participava de atividades de terapia assistida por animais até o início da pandemia de COVID-19. Ela interagia com crianças hospitalizadas em alas pediátricas e passeava com elas pelos corredores do hospital.

No entanto, em 26 de junho de 2025 a Agência da Casa Imperial anunciou a morte de Yuri, de causas naturais aos 16 anos e 4 meses.

O Imperador Naruhito, a Imperatriz Masako e sua filha, a Princesa Aiko, estavam presentes quando Yuri faleceu dentro do Palácio Imperial.

Segundo o assessor, a Família Imperial permaneceu ao lado de Yuri em seus momentos finais, relembrando o quanto ela era amada por muitas pessoas.

Os gatos resgatados da Família Imperial Japonesa

Os gatos resgatados da família real japonesa

A família imperial acolheu a gata de rua Mii em maio de 2010, na propriedade de Akasaka, onde residiam na época.

Mii foi encontrada junto com sua mãe e outros três gatinhos. A família imperial adotou Mii e a gata mãe, a quem deram o nome de “Ningen” que significa “humano” em japonês, por ela adorar pessoas. Os outros gatinhos foram dados a uma amiga de Aiko.

As gatas passaram o resto da vida como membro da família imperial até falecerem, uma em 2016 e outra em 2024. Outro gato, Seven foi acolhido no bairro de Chiyoda, em Tóquio, e entregue à família imperial e adotado em setembro de 2016.

Em 2024, a Agência da Casa Imperial havia divulgado uma foto de Mii tirada pela Princesa Aiko, que foi exibida na festa no jardim, e uma foto de Aiko alimentando os gatos, quando estava na terceira série da Escola Primária Gakushuin na época.

Foto de Aiko alimentando os gatos, tirada pelo imperador e pela imperatriz. Ela estava na terceira série da Escola Primária Gakushuin na época.Imagem: Agência da Casa Imperial

Com o falecimento dos animais de estimação imperiais, Ningen em maio de 2016, Mii em agosto de 2024 e Yuri em junho de 2025, a Família Imperial teria ficado preocupada com a possível solidão de Seven e adotou Mimi, uma gata tricolor de 4 meses e meio.

Os animais resgatados da família real japonesa Imagem: Agência da Casa Imperial

Seu nome, Mimi, é escrito com os caracteres que significam “bonita” e “oceano”. Durante sua visita oficial a uma escola em Vientiane, capital do Laos, em novembro, a princesa Aiko mencionou isso ao conversar com crianças que estudavam japonês.

Em 1º de dezembro de 2025, no aniversário de 24 anos da Princesa Aiko, a Agência da Casa Imperial divulgou fotos dos dois gatos resgatados que pertencem à família.

As fotos de “Seven” e da mais nova integrante, “Mimi” foram tiradas pela Imperatriz Masako e pela Princesa Aiko.

Em um comunicado divulgado em comemoração ao 24º aniversário da Princesa Aiko, a Agência da Casa Imperial afirmou que ela valoriza muito o tempo que passa com seus dois gatos, descrevendo-o como um momento tranquilo e reconfortante do seu dia.

Além de seus dois gatos, a família também cria uma tartaruga.

Fontes: mainichi.jp, nippon.com, japan-forward.com, asahi.com

Author photo
Publication date:
Sou apaixonada pelo Japão e sua cultura. Resolvi criar esse blog com o intuito de fazer com que mais e mais pessoas conheçam essa cultura tão rica, incrível e fascinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *