Alimentação e dieta japonesa
“Você é aquilo que você come”.
Esse ditado se encaixa perfeitamente aos japoneses. Por ser considerado um povo que tem a melhor alimentação do mundo, os japoneses são pessoas com menos problemas de obesidade no mundo e também com as maiores taxas de longevidade. Tudo isso é consequência de uma alimentação saudável.
Mas o que será que eles comem? Veja alguns alimentos que fazem parte da alimentação japonesa:
Arroz branco

O arroz é o alimento principal de carboidrato no Japão, consumido em cada refeição. No entanto, a verdadeira base da dieta japonesa não é arroz, mas o peixe, consumido em mais de 70 quilos por pessoa por ano – o que significa 190 gramas por dia. Essa combinação de arroz e peixe, como seu alimento básico é muito superior a da carne e batata dos americanos e anos luz à frente dos russos com sua carne de porco, batata e maionese no cardápio diário.
Peixes e algas marinhas

Sabe-se que as características geográficas influenciam os hábitos alimentares de uma população. E no caso do Japão, isso não é diferente: em virtude da grande extensão do litoral e da presença de correntes marítimas frias e quentes, o Japão é uma das maiores nações pesqueiras do mundo. Os peixes e frutos do mar são comidos cozidos, crus ou secos.
Além da pesca, destaca-se também, o grande consumo de algas marinhas como kombu, nori, wakame.
Soja e derivados

Principalmente o queijo de soja, chamado tofu, consumido cru (com molho shooyu, que também é feito de soja) ou cozido com legumes e carnes. Tem também o Miso! Miso é um produto fermentado de soja, e o Misoshiro é uma sopa feita a partir dele, que além de saboroso, é fácil de digerir. Além disso, o famoso molho de soja, o shoyu, é consumido em diversos outros alimentos.
Óleo de soja é saudável e é bastante utilizado no preparo dos alimentos.
Os japoneses, em média consomem cerca de 200 gramas de produtos de soja por dia.
Vegetais e legumes

Apesar de sua reduzida área para a agricultura (menos que 15% do território), os japoneses aproveitam intensamente o espaço, aplicando técnicas modernas para o cultivo de cereais, hortaliças e frutas.
Cozidos ou refogados, tais como abóbora japonesa (kabocha), bardana (goboo), broto de feijão (moyashi), broto de bambu (takenoko), cogumelos secos (shiitake), espinafre japonês (horenso) e raiz de lótus (renkon) ou em conserva, como: acelga, berinjela, cebola, cenoura, gengibre, nabo (daikon), pepino e repolho.
Por quê os japoneses são magros e saudáveis?
Além da boa genética, acredito eu, há outras razões que devem ser levadas em consideração. Um deles é o baixo consumo de açúcar.
Baixo teor de açúcar
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui para seguir nosso canal no WhatsApp
Japoneses consomem apenas 20 quilos de açúcar por ano (em comparação com o americano 71 quilos por ano). Outro é o consumo japonês de cereais (o que obviamente inclui o arroz) para 105 quilos por ano (em comparação com o americano 68 quilos por ano).
O corpo humano se beneficia bem melhor com cereais naturais e menos açúcar do que batatas fritas e açúcar que se come em outros países. Os japoneses têm uma incidência muito menor de doenças cardíacas e câncer do que os americanos. Como eles comem tanta carne como os americanos fazem (ou mais), e fumam mais, a teoria é que o açúcar refinado e o estresse são os dois maiores vilões, que causam problemas na saúde.
Há mais três fatores que deve ser mencionado que fazem a dieta japonesa ser tão bem sucedida.
Primeiro fator: Café da manhã japonês

O café da manhã típico japonês geralmente tem chá verde, arroz cozido no vapor, sopa de miso com tofu, cebolinha e omelete e os peixes crus e grelhados.
Isto dá ao seu corpo tudo que precisa para começar bem o dia. Você vai se sentir melhor, e esses alimentos não aumentarão o peso. Na verdade, ele estimula o mecanismo de metabolismo. Você não vai ganhar peso, e se estiver acima do peso, vai perder peso.
Segundo fator: Variedade de alimentos
Um americano típico prepara cerca de 30 variedades de comida por semana. Um brasileiro prepara 45. O japonês típico prepara cerca de 100 variedades de comida por semana, e irá incluir muito peixe fresco, legumes, frutas e uma variedade de carnes.

Os japoneses geralmente são cautelosos na quantidade de comida. Dificilmente irão se empaturrar numa só refeição. Geralmente, eles fazem pequenas, porém várias refeições durante o dia. Isso mantêm o intestino sempre trabalhando e com sensação de saciedade, o que evita excessos na alimentação.
Como você pode ver a dieta japonesa é saudável e é perfeito para aqueles que querem perder peso e evitar doenças.
Terceiro fator: Baixo consumo de carne vermelha
Devido à limitação da pecuária no país por falta de boas pastagens, a produção de carne vermelha, de leite e seus derivados também ocorre em pequena quantidade, tornando o custo desses produtos elevado.
Enfim, pode-se afirmar que a baixa ingestão de gorduras saturada (presente principalmente na gordura de origem animal) e a alta ingestão de peixes e vegetais é um dos pontos mais benéficos da alimentação japonesa.

Conheça os principais alimentos que fazem parte da Culinária Japonesa – Veja Mais!
Livros recomendados sobre dieta e culinária japonesa
![]() As Melhores Receitas da Culinária Japonesa |
![]() A Dieta Japonesa – Método Saudável de Emagrecimento |
![]() Culinária Japonesa para Brasileiros |
![]() A Dieta Japonesa – Yoko Takahashi |




E U A M O O J A P Ã O.
\(>.<)/
Ola, como voce falou no topico “Consumo de carne vermelha e derivados de leite”. algums japoneses tem inveja de outros paises por nao poder comer o q vê mas, eles so se dao conta do “bem que estao com a vida” ao passar dos anos. Parabens!!!
Oi Angelo!
Que bom que gostou da matéria!
Obrigado por comentar
Abraços! \(^_^)/
oi galera tb gostei muito de saber as coisas boa que tem no japão estou estudando para eu ganhar e ser uma atriz 😛 😀
Oi Isabelle!
Que bom que gostou! 🙂
Abraços!
Com esse artigo já vi que vou me dar bem no Japão 🙂 Peixe, e derivados de soja são meus prediletos, mas infelizmente onde moro é caro! Preciso conhecer o Japão! =^-^=
Oi Suzan!
Que bom que gostou do artigo!
Abraços! 🙂
Adorei a matéria parabéns! Sonho em experimentar esse café f amanhã japonês, sempre vejo isto nos doramas e dá a maior vontade de comer! *o*
😮
Não sou médico e nem nutricionista, mas o consumo de leite em idade adulta pode provocar a osteoporose, ao contrário do senso comum e da opinião médica predominante. Vide exaustiva e longa pesquisa no filme “Forks over knives”. O ser humano é o único animal que continua amamentando ao longo da vida, e isto não é natural e nem benéfico.
Japoneses consomem poucos derivados do leite e não sofrem com carência de cálcio porque a verdadeira fonte de cálcio não está no leite e derivados e sim nas folhas escuras. Essa alimentação típica tem mais de mil anos de existência devido a introdução do Budismo no Japão que por sua vez proíbe o consumo de aves e carnes vermelhas.
“…a longo prazo, carência de cálcio que está relacionada com o desenvolvimento da osteoporose”.
A osteoporose é problema de saude publica no Japão? Quem tem ossos fracos vive 100 anos? Claro que não.
“No entanto, o baixo consumo de leite e derivados (iogurte, queijos) pela população japonesa – em especial pelos adultos – está sendo bastante questionado no país e já está sendo feito uma campanha para os japoneses reverterem esse quadro…”
Isso não seria a porca indústria alimentar ocidental querendo destruir a melhor cultura alimentar do planeta que propicia uma saudavel longevidade?
O Japão como disse o artigo produz pouco leite, então essa campanha visa exportar leite para ele. Acontece q o “leite” de hoje é tudo menos leite.
Ah é, depois de milênios de saude e longevidade descobriram que a alimentação japonesa é pobre em um nutriente essencial a vida, o cálcio. 😯
Me poupe! 🙄
Concordo plenamente com a Fernanda. A alimentação japonesa, vietnamita e de regiões próximas é, sem sombra de dúvida, das melhores do mundo, apesar de sem graça pois não se usam muitos temperos, o leite realmente não faz falta nos adultos, isso se vê inclusive nos animais. Felinos adultos, cães adultos e inclusive bois e vacas não consomem leite após o período de amamentação.
amo a culinária japonesa gostaria de mudar meus hábitos alimentar para os alimentos japonês
Como assim beber leite? Os japoneses justamente não tem osteoporose por não consumir leite e derivados.
Aliás, a maioria da população é intolerante à lactose.
Realmente essa frase eh fato.
Japones nao tem inveja de ngm, la tem carne, igual no Brasil, apenas é mais caro, mas no japao se ganha para comprar, derivado de leite é uma das piores coisas para consumir, vbuscaa na internet q encontrará varias coisas do mal q faz o leite, o msm mal q faz consumir carne o lteite tb causa qse os mesmo efeitos, cancer de intestino por exemplo, o q fundiu o consumo de leite foi que os agrosnegocios americanos pagaram uma fortuna para difundir o consumo de leite no passado, na minha infancia tomei mto leite na escola japonesa pq era obrigatorio e eu odeio leite, era forçado a tomar mesmo nao gostando.
Adoro a culinária oriental e aprendi um pouco mais aqui. Muito obrigada pela matéria maravilhosa.
FELIZ! MUITO GRATO! Mais um seguidor de Lair Ribeiro <3
A principal causa da osteoporose não é o consumo de leite, ou a falta de calcio, é a deficiência de vitamina D e o sedentarismo…
SE LEITE PRESTASSE, COM CERTEZA LÁ TERIA AOS BALDES!
Virei Japonesa .-. Tô escrevendo ao contrário!
Adoro a culinaria japonesa! A comida Asiática em geral, me faz bem!
Amei saber sobre os hábitos alimentares dos japoneses.
O site em questão deve rever a parte do artigo que aponto baixo consumo de leite e derivados como fator negativo, pois ha pesquisas que provam o contrário.
Muito saudável a alimentaçao dos japoneses. O peixe deve ser de excelente qualidade!
É mesmo muito saudável a alimentaçao dos japoneses e o peixe deve ser de excelente qualidade!
A culinária japonesa é muito saudável.
Td q eu li ate aqui, faz sentido . (Muito mais q sentido teórico,tendo em vista a longividade da população JAPONESA.) ■AGORA os italianos consomem muito queijo ; e MSM assim vivem muito!
Oque me faz refletir, pq eles consomem queijos a seculos tbm, e a media d longevidade deles sempre foi alta! Oque me leva a crer q n seja leite propiamente dito, N sou expert. Somente uma pessoa q tenta pensar fora da CAIXA….. [ fato é q essas pesquisas erram muitas vezes,e precisa haver uma linha tênue, prefiro me ater a realidade racional. Oque me diz q o leite n é o culpado propiamente dito!
Apesar de n defender o leite, pq a unica coisa q gosto com leite é chocolate e alguns queijos, que consomo 1 ou 2 vezes por mes! Haha ?
Alimentação é tudo em… O que me surpreendeu mais, foi saber a respeito do consumo de arroz. Que Jeová abençoe a todos vocês em nome de Jesus Cristo!