Confira 10 Alimentos Muito Apreciados no Japão


unagi - enguia japonesa

Confira 10 Alimentos Muito Apreciados no Japão

No Japão há muitos alimentos que podemos estranhar por não estarmos habituados a comer no Brasil. Esses alimentos são muito apreciados pelos japoneses e muitos deles fazem parte de sua dieta diária. Para muitos de nós, experimentar algumas dessas iguarias da culinária japonesa, pode ser realmente um grande desafio.

Com o tempo, acabamos nos adaptando aos vários alimentos exóticos da Terra do Sol Nascente. Algumas pessoas se adaptam mais facilmente, enquanto outras não se acostumam de forma alguma, por serem alimentos que não são comuns na culinária brasileira.

Confira abaixo, uma lista de 10 alimentos que você encontrará em abundância no Japão. Já experimentou algum deles? Qual deles você gostou mais? E qual deles não experimentaria de jeito nenhum? Deixe sua opinião 🙂

1. Natto (soja fermentada)

Natto é um alimento amplamente consumido no Japão, especialmente no café da manhã, misturado com arroz branco e ovo cru. Natto é feito de soja fermentada e se caracteriza por um cheiro forte e aparência pegajosa. Sendo rico em proteínas, o natto foi uma fonte vital de nutrição no Japão feudal.

2. Umeboshi (Umê em conserva)

Umeboshi é uma iguaria da culinária japonesa que consiste em umê em conserva, um tipo de ameixa japonesa. É caracterizado pelo seu sabor forte muito ácido e salgado. Normalmente é consumido com arroz, legumes e carne e segundo dizem: “Um umeboshi por dia é o segredo da longevidade”!

3. Konnyaku (Gelatina de batata konjac)

Konnyaku, ou konhaku, é um alimento da culinária japonesa produzido a partir da batata konjac que é nativa do leste asiático. Tem uma aparência gelatinosa, rico em fibras alimentares que dão sensação de saciedade. No Japão, o Konnyaku é muito consumido em sopas, guizados ou em forma de gelatina.

4. Аnko (doce de feijão vermelho)

Anko é uma pasta doce, feita de feijão vermelho, ou azuki. É feita com os feijões cozidos (com ou sem casca), adicionando-se açúcar ou mel. A casca dos feijões pode ser removida na peneira antes de adoçar, o que torna a pasta mais leve e homogênea. É um recheio muito comum em doces japoneses.

5. Mozuku (alga viscosa)

Mozuku é uma espécie de alga marinha caracterizada pela sua textura viscosa e filamentosa. Pode ser incluído em diversos pratos ou consumido cru. É consumido especialmente na região de Okinawa e apesar da sua aparência, é um alimento de textura agradável, sabor suave e com pouquíssimas calorias.

6. Unagui (enguia japonesa)

Unagui é o nome que se dá, na culinária japonesa, à carne das enguias de água doce, especialmente a enguia-japonesa. O unagui é uma iguaria comum no Japão, servido como parte do unadon (ou também unagidon), um prato de donburi que consiste de fatias de unagui servidas sobre o arroz.

7. Ika (lula)

Ika (lula) é um alimento muito popular no Japão, sendo consumido de diversas formas: seca, empanada, frita, em saladas, em cozidos, ensopados, etc. É uma iguaria comum em restaurantes e barraquinhas de rua. A lula seca é muito apreciada como aperitivo para ser consumido junto com cerveja.

8. Polvo (Tako)

Tako (povo) também é uma iguaria muito popular no Japão, consumido de várias maneiras, assim como a lula. Um dos pratos mais apreciados que leva o polvo como ingrediente principal no Japão é o Takoyaki, um bolinho popular vendido em restaurantes populares e barraquinhas de rua (yatai).

9. Tofu (Queijo de Soja)

Tofu é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e apresenta-se sob a forma de um cubo branco. Pode ser consumido puro, com gengibre ralado e molho de soja ou como um ingrediente em ensopados e misoshiru (sopa de missô).

10. Wasabi (condimento picante)

Wasabi é usado como condimento, extraído da raiz da planta wasabia japonica, presente em vários pratos japoneses. Tem um sabor extremamente forte e picante e também é usado para decorar pratos de peixe ou carne.

Quer Aprender Japonês?

10 Comentários

  1. Thesis

    Quase deu vontade de comer. Quase pela dúvida do gosto que teriam. Já provei Tofu numa viajem ao exterior, achei bem ruinzinho.

  2. Jéssica

    Já comi polvo e é muito bom! Deu até vontade de comer!! 🙂

  3. Márcia

    Amu já comi todos !e realmente é os melhores pratos que existem e têm vários benefícios para a saúde!

  4. to doida para experimentar o polvo

  5. Sati

    Eu provo de tudo! Amo Takoyaki! Já comi anko em alguns mochi, é gostozinho. Ika frito é bom d+. Tofu tem que ser bem feito pra ficar bom, pq é bemmmmm sem gracinha mesmo.
    Acho q o mais dificil de provar pra mim seria o natto.

  6. Rafael

    e os gaijin achando que a culinaria japonesa é só sushi sashimi e yakissoba

  7. Lucinda

    Já comi o doce de feijão e o Tofu. Gostei de ambos, é diferente..

  8. Sidnei Gomes

    Difícil encontrar unagui por estas bandas, Existia um restaurante no Morumbi em São Paulo que servia nigiri sushi de unagui, de comer ajoelhado e agradecendo pela oportunidade, mas fechou há muito tempo. Alguém conhece outro restaurante que tenha essa opção?

  9. Servimos algumas dessas maravilhas,Temos um ótimo restaurante em São Caetano do Sul SP capital, venha provar, bem voltado para o tradicional, somente a lacarte, vc come sempre o que há de melhor na casa.
    rua são paulo, 1990

  10. Naoki

    Faltou surume, shiokara!!!!rsrs dentre outros..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *