Como é feito a confecção dos bonecos daruma


Takasaki, cidade situada na província de Gunma é considerada a Cidade do Daruma. Além do icônico Templo Shorinzan, há muitos artesãos de daruma na região.

Um dos templos mais icônicos de Takasaki, província de Gunma é o Shorinzan Daruma. Pertencente à escola Obaku do budismo zen, Shorinzan é conhecido por sua associação com os bonecos daruma – um artesanato popular e amuleto da sorte encontrado em todo o Japão.

A origem segundo contam é que de 1783 a 1787, o mestre zen da 9ª geração do templo auxiliou os moradores locais que sofriam com a Grande Fome de Tenmei. Ele os ensinou a fazer bonecas de papel machê usando um papel tradicional forte e fibroso chamado washi.

Isso deu início ao que hoje é conhecido como o Festival do Mercado Daruma Shorinzan Nanakusa Taisai. Ele acontece anualmente nos dias 6 e 7 de janeiro. Nos últimos anos, tem atraído milhares de visitantes, que vem comprar novos bonecos daruma e queimar os antigos.

A lenda que deu origem aos bonecos Daruma

Templo Shorizan Daruma em TakasakiImagem: photo-ac.com

Uma antiga lenda conta que, entre 1673 e 1681, uma forte chuva inundou o rio Usui. Depois, os aldeões encontraram uma árvore brilhante e perfumada perto do leito do rio. Decidiram que era sagrada e a colocaram dentro de uma antiga cabana que abrigava a estátua local de Kannon. Enquanto faziam isso, uma névoa roxa começou a girar ao redor deles.

Por volta da época da inundação, Bodhidharma Daishi apareceu em sonho a um monge viajante chamado Ichiryo Koji. Alegadamente, ele ordenou a Ichiryo Koji que esculpisse sua imagem em uma árvore que tivesse exatamente a altura de seu nariz.

Em 1680, Ichiryo Koji começou sua busca por essa árvore, finalmente a encontrando quando visitou a vila que havia sido inundada. Ichiryo Koji esculpiu a imagem de Bodhidharma Daishi com grande devoção e cuidado; ela foi oficialmente colocada ao lado da estátua de Kannon.

A devoção de Ichiryo Koji inspirou os aldeões locais, e depois disso a área ficou conhecida como “Shorinzan”, o lugar sagrado onde o Daruma apareceu. O senhor governante da época então mandou fundar o Templo Daruma de Shorinzan em 1697 para proteger seu castelo (historicamente, o Castelo de Maebashi, mas na época conhecido por outro nome).

Curiosidade sobre o Templo Shorizan

Em 1934, o arquiteto alemão Bruno Taut fugiu da Alemanha nazista com sua esposa. Ele foi convidado se refugiar no Japão, indo morar por dois anos no Senshin-tei (洗心亭), um pequeno prédio nos arredores de Shorinzan. Em sua festa de despedida, realizada em 10 de outubro de 1936, Taut expressou seu desejo de ter seus ossos enterrados no templo após sua morte.

Essa história inspirou Akira Kurosawa, quando ainda trabalhava como assistente de direção, a escrever um roteiro chamado “Um Alemão no Templo Daruma”. Acredita-se que foi escrito em algum momento entre as décadas de 1930 e 1940, mas nunca foi filmado.

Fabricação dos bonecos Daruma em Takasaki

A indústria se desenvolveu na cidade e agora cerca de 900.000 daruma são produzidos anualmente. Por trás desse desenvolvimento estão planos de negócios inteligentes, de acordo com Hiroyasu Kumakura, 71, professor de projetos da Universidade de Comércio de Takasaki.

Atualmente, mais de 80% dos bonecos ainda são feitos por artesãos em Takasaki. Há muitas fábricas e artesãos nessa região. Uma delas é o Gunma Daruma Seizo Oroshi Hanbai (群馬ダルマ製造卸販売), uma antiga fábrica japonesa que fabrica Daruma há mais de 150 anos.

“Sou a quinta geração da família a administrar este negócio”, disse Norikazu Shimizu, de 47 anos. “Eu moldo os bonecos daruma e os envio para produtores especializados em pintura, além de também pintá-las eu mesmo.”

A Cooperativa de Fabricantes de Bonecos Daruma de Gunma possui 46 membros, e quatro deles se dedicam à modelagem dos bonecos daruma, como Shimizu.

Bonecos Daruma feitos com bandeja de ovos

Entre os materiais para o daruma estão bandejas de transporte de ovos, que vêm de fábricas. Esses materiais são dissolvidos em água e depois despejados em um molde.

Uma fina tela de arame é fixada na parte interna do molde. Depois que o molde é preenchido com os materiais dissolvidos, o líquido é imediatamente retirado do molde por uma bomba. Como resultado, as fibras aderem à tela de arame e são moldadas no formato de um daruma.

Uma das partes importantes para o processo é a secagem e Takasaki é perfeito para isso. A maior parte da fabricação é realizada durante o inverno, quando os ventos são secos. No vídeo abaixo, eles mostram como os bonecos Daruma são fabricados:

Informações sobre o templo Shorizan (少林山達磨寺):
Endereço: 296 Hanadakamachi, Takasaki, Gunma 370-0868, Japão Mapa
Telefone: +81 27-322-8800
Funcionamento todos os dias das 8:00 às 17:00
Site Oficial: https://www.daruma.or.jp/

Informações sobre Gunma Daruma Seizo Oroshi Hanbai (群馬ダルマ製造卸販売)
Endereço: 331 Shimotoyookamachi, Takasaki, Gunma 370-0873, Japão Mapa
Telefone: +81 120-257-923
Site Oficial: https://www.gunma-daruma.com/

Imagem do topo: photo-ac.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *