Demon Slayer: significados ocultos nos padrões de quimono dos personagens


Você sabia que os padrões estampados nos quimonos usados ​​pelos personagens do Demon Slayer têm significados culturais ocultos? Conheça quais são eles!

O anime de sucesso Demon Slayer, que alcançou recorde de bilheteria no Japão, se passa no Japão do início do século XX. No entanto, o quimono e o traje usado por personagens como Tanjiro, Zenitsu, Nezuko e Inosuke não são apenas itens históricos; seus desenhos e padrões têm sido usados ​​no Japão por muitos séculos e ainda são populares e significativos hoje.

Os padrões dos quimono dos personagens também são a inspiração por trás de alguns dos designs de produtos mais populares do anime. Esses padrões tradicionais, chamados de “wagara” (和柄) que significa “padrões japoneses”, têm nomes e significados específicos. Vamos dar uma olhada nesses personagens e nos temas escondidos em suas roupas!

Padrão xadrez Ichimatsu de Tanjiro

Padrão xadrez Ichimatsu de Tanjiro

Tanjiro Kamado usa um quimono com um padrão ichimatsu preto e verde. Este padrão quadriculado é uma combinação de formas quadradas ou retangulares em cores alternadas, semelhante a um tabuleiro Go, um jogo de origem chinesa mas muito popular no Japão.

O padrão ficou conhecido como “padrão ichimatsu” por ter sido popularizado pelo ator kabuki Sanogawa Ichimatsu (1722-1762), que usava calças xadrez brancas e azuis. Os padrões Ichimatsu representam longevidade, prosperidade nos negócios e prosperidade pessoal e familiar.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 também se inspiram no padrão ichimatsu em seus logotipos. Diferentes países, culturas e ideologias são representados com três formas de quadrilátero. Combinadas, transmitem uma mensagem de “unidade na diversidade”.

Padrão Asanoha de Nezuko

Padrão Asanoha de Nezuko

O quimono usado por Nezuko – irmã mais nova de Tanjiro – apresenta um padrão asanoha (folha de cânhamo) e uma faixa com padrão quadriculado ichimatsu.

O padrão de folha de cânhamo é popular em quimonos. Foi inspirado na forma de folhas de cânhamo sobrepostas. Esse padrão pode ser visto com frequência nas artes japonesas, sendo popular em trajes kabuki e gravuras em xilogravuras no Período Edo (1603-1868).

Como as folhas de cânhamo são conhecidas por serem duráveis ​​e de rápido crescimento, era comum que bebês e crianças vestissem roupas com padrões asanoha, pois acreditava-se que esse padrão afastaria os infortúnios e ajudaria a criança a crescer forte e saudável.

Padrão Urokomon da Zenitsu

Padrão Urokomon de Zenitsu

Zenitsu Agatsuma, outro personagem popular, usa uma estampa com padrão urokomon que combina triângulos de cores alternadas. O padrão é chamado de urokomon porque os triângulos se assemelham às escamas (uroko) encontradas em cobras, peixes e dragões.

Historicamente, a cerâmica com este padrão de triângulos contínuos era usado como bens funerários que protegiam o falecido na vida após a morte. Acreditava-se que o padrão tinha o poder de proteger do mal e maldições, o que levou ao seu uso em armaduras e armas. O padrão de escamas triangulares também está associado a orações por segurança no mar.

Durante o Período Muromachi (1336-1573), o padrão de triângulos equiláteros ou isósceles repetidos também podia ser visto no teatro Noh, nos figurinos de atores que interpretavam cobras ou demônios femininos vingativos. No Período Edo (1603-1868), o padrão foi associado também a cobras e borboletas e passou a simbolizar o renascimento e a fuga do infortúnio.

Padrões Yagasuri e Seigaiha

Padrões de onda (Yagasuri) e de flechas (Seigaiha)

Yagasuri é um padrão tradicional que retrata flechas. Esse padrão é frequentemente usado em quimonos de casamento, na esperança de que a noiva voe da casa de seus pais com sucesso. Isso vem de um ditado japonês que, uma vez que uma flecha é disparada, ela nunca mais volta.

As roupas com padrão Yagasuri são populares entre as mulheres jovens desde o Período Meiji (1868-1912). Hoje, é comum estamparem quimonos usados em formaturas universitárias.

Já o Seigaiha é um padrão que se caracteriza por semicírculos sobrepostos criando um desenho geométrico em forma de ondas. É um dos padrões tradicionais japoneses mais conhecidos no Ocidente com certeza. As ondas infinitas simbolizam a felicidade e a paz eternas.

Gostou dos significados por trás desses padrões tradicionais japoneses? É legal descobrir um pouco da cultura japonesa através de animes como “Demon Slayer” não é mesmo?

Esses padrões tradicionais são considerados muito auspiciosos; é por isso que eles são encontrados não apenas em roupas, mas também em muitos outros artigos japoneses de uso diário. Na próxima vez que você assistir ao seu anime favorito, observe atentamente os padrões tradicionais que aparecem e considere quais significados eles podem ter. 🙂

Fonte: matcha-jp.com

1 Comentário

  1. Melissa Cezar Milanesi

    Muito legal essas curiosidades! Eu Adoro Demon Slayer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *