Estátuas Moai no Japão


Estátuas Moai no Japão

Você com certeza já deve ter ouvido falar das icônicas estátuas Moai, localizadas na Ilha de Páscoa. Mas você sabia que no Japão também tem essas estátuas?

Sim, é verdade. Em um parque temático localizado na cidade de Nichinan, Província de Miyazaki, chamado Sunmesse Nichinan (サンメッセ日南) podemos encontrar algumas réplicas gigantes dessas misteriosas estátuas que até hoje intrigam pesquisadores ao redor do mundo.

Este é um parque simbolizado por possuir sete estátuas moais restauradas com permissão da Ilha de Páscoa – uma visão única no mundo. A visão panorâmica das estátuas moai alinhadas contra um fundo de céu azul e o majestoso Oceano Pacífico, é realmente impressionante.

Estátuas Moai no JapãoImagem: photo-AC

Uma curiosidade interessante é que as 7 estátuas do parque estão todas voltadas para o continente. É curioso porque são réplicas das 7 estátuas de Ahu Akivi na Ilha de Páscoa, consideradas sagradas e são as únicas estátuas em toda a ilha que estão viradas para o mar.

Na Ilha de Páscoa existem cerca de 900 estátuas que foram descobertas até hoje. Cada uma tem cerca de 4m de altura e pesa 12,5 toneladas. Já as réplicas das estátuas Moai localizadas em Miyazaki, no Japão pesam de 18 a 20 toneladas e têm cerca de 5,5 metros de altura.

Estátuas Moai no JapãoImagem: photo-AC

Afinal, o que são as Estátuas Moai?

Há uma ilha na Polinésia Oriental chamada Ilha de Páscoa. Entre os anos de 1250 e 1500, o povo Rapa Nui esculpiu gigantescas figuras humanas monolíticas em pedra de cinza vulcânica e as chamou de Moai. A maioria das estátuas estão dentro de uma pedreira onde foram esculpidas.

No entanto, o que intriga muitas pessoas é o fato de algumas estátuas terem sido movidas para a costa e espalhadas ao longo do perímetro da ilha, como se estivessem olhando e protegendo o povo da ilha. Ninguém sabe ao certo como foram transportadas da pedreira para a costa.

Estátuas Moai no JapãoImagem: photo-AC

O que mais posso encontrar no Sun Messe Nichinan?

Estátuas Moai no JapãoImagem: photo-AC

O Sino de Apreciação da Terra

Em uma colina está a Torre do Céu, um observatório de onde você pode ver todo o parque. Do observatório você pode ver as sete estátuas Moai e o Oceano Pacífico. Subindo ainda mais a partir da Torre do Céu, você chegará aos Degraus do Sol, onde outra grande vista o aguarda. No ponto mais alto do parque, você encontrará o Sino de Apreciação da Terra.

Duas vezes por ano, no dia do equinócio da primavera, o sol nasce por trás das sete estátuas Moai e a luz do sol passa pela abertura de 10 cm de largura na Sky Tower (Torre do Céu), sobe os Degraus do Sol e penetra no Sino de Apreciação da Terra no topo da colina.

Se você puder visitar nesses dias, terá uma grata surpresa! Se não puder, não se preocupe, pois a visão é impressionante o ano todo. O Sino de Apreciação da Terra é uma instalação construída em uma colina com os fundos arrecadados por dezoito diferentes organizações religiosas com o objetivo de simbolizar a superação das diferenças religiosas e alcançar a paz.

Estátuas Moai no JapãoImagem: photo-AC

Os Sete Homens Coloridos

Outra atração que chama atenção no parque são os Sete Homens Coloridos localizados na área central da colina. As estátuas são chamadas coletivamente de “As pessoas observando o Moai e o oceano”. Escolha o seu homem colorido favorito e tire uma foto!

No parque você também encontrará outras atrações como uma exposição de insetos considerada rara no mundo, um celeiro de animais onde você pode ver tartarugas africanas, esculturas de borboletas, um Edifício de arte e cultura polinésia, dois restaurantes, entre outras instalações.

Se você mora nos arredores ou estiver passeando pela província de Miyazaki, aproveite para conhecer o Sun Messe Nichinan para ver de perto as réplicas das estátuas moai e desfrutar da vista panorâmica e de todas as outras atrações que este incrível parque temático oferece.

Se você mora nos arredores de Tóquio e não pode ir tão longe para ver as estátuas moai em Miyazaki, sabia que na parte de trás da Estação de Shibuya também há uma estátua moai? Não é tão famosa quanto à estátua de Hachiko, mas também pode ser uma boa opção para fotos.

Essa estátua de Shibuya é chamado de “Moyai” e foi trazido de Niijima, uma ilha sob a administração da metrópole de Tóquio. Pode parecer um trocadilho, mas recebeu esse nome porque em Niijima, a palavra moyai significa ajudar uns aos outros ou trabalhar juntos como um só.

Informações sobre Sun Messe Nichinan


Endereço: [Mapa]
Horário de funcionamento: AM 9:30 – PM 17:00
Fechado às quartas-feiras
Taxa de entrada: 1.000 ienes (adulto) / 700 ienes (estudantes) 500 ienes (crianças)
Site: https://www.sun-messe.co.jp/

Fontes: miyazaki-city.tourism.or.jp, madornomad.com
Imagem do topo: Photo-AC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *