Furikake, delicioso condimento japonês


Furikake Rilakkuma

Furikake, delicioso condimento japonês

Furikake (ふりかけ) é uma espécie de condimento seco muito utilizado na culinária japonesa em diversos pratos, mas seu uso mais comum é sendo colocado sobre o arroz. Entre seus principais ingredientes estão uma mistura de peixes secos e moídos, sementes de gergelim, algas picadas, açúcar, sal e glutamato monossódico.

Um dos Furikake mais conhecidos é o katsuobushi (conserva seca de carne de atum-bonito), muito utilizado em diversos pratos populares como o Takoyaki (bolinho de polvo). Tem também o okaka, um furikake com flocos secos de peixe bonito umedecido com shoyu, salmão, shiso, ovos, miso em pó, entre outros ingredientes.

História da Furikake

Acredita-se que o Furikake tenha surgido durante o Período Taisho, por volta do ano de 1912, quando o Sr. Yoshimaru Suekichi, um farmacêutico da empresa Futaba, em Kumamoto, teve a ideia de criar um produto com espinhas e restos de peixes para compensar a falta de cálcio na dieta japonesa.

Ele secou os peixes e misturou-os com sementes de gergelim, sementes de papoula e Aonoriko (algas) para encobrir o sabor do peixe (dessa forma, as pessoas que não gostassem de peixe poderiam apreciá-lo também). Em seguida, o Sr. Suekichi Yoshimaru, engarrafou a mistura para venda.

Ele chamou esse primeiro Furikake de “Gohan no Tomo” (amigo do Arroz) e este produto ainda é produzido e comercializado pela empresa Futaba. Uma grande vantagem do Furikake é a que por ele ser seco, pode ser conservado por um tempo relativamente longo, sem o risco de estragar facilmente.

O Furikake é normalmente colorido e tem um leve sabor de peixe ou frutos do mar. Alguns podem ser levemente apimentados. As crianças e adultos adoram consumir onigiri envolto com furikake. No Japão, podemos encontrar o furikake em embalagens kawaii. Foi uma forma encontrada de incentivar as crianças a consumi-lo.

Esse tempero pode ser encontrado em abundância em supermercados e estão disponíveis também em muitos restaurantes no Japão. No Brasil, o Furikake pode ser encontrado em grandes redes de supermercados e em lojas de produtos orientais, assim como no bairro Liberdade, em São Paulo.

Tipos de Furikake

Como citado no início, existem uma grande variedade de Furikake para todos os gostos possíveis, como o katsuobushi e okaka. Mas um dos mais apreciados por crianças e adultos é o Nori Tamago, com adição de algas nori e ovo. Pode ser adicionado sobre arroz branco, onigiri, macarrão, entre outros pratos.

No Japão, costuma-se armazenar o furikake em recipientes próprios e muito kawaii, encontrados com facilidade em lojinhas de Hyakuen. Que tal aprender a fazer Furikake caseiro? O canal Ochikeron disponibilizou a receita. O vídeo está em inglês, mas é possível ativar a legenda em português:


Link do vídeo (YouTube)

No site Legarb, você pode conferir outra receita de furikake caseiro. Os ingredientes são fáceis de serem encontrados, por isso vale a pena fazer em casa. Além de saboroso e crocante, o Furikake é muito saudável e só este tempero é o suficiente para dar cor, vida e sabor ao seu arroz branco. 🙂

Referências: Wikipedia, Japanese Food Dictionary

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. marceloalarmecia

    onde comprar os condimaentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *