Confira 8 grandes invenções japonesas

As maiores invenções japonesas de todos os tempos
Este artigo é uma continuação do anterior, com as “Melhores Invenções Japonesas de todos os Tempos”. Se engana quem pensa que japonês só sabe fazer Chindogu, aquelas invenções inúteis e úteis ao mesmo tempo. 😉 Confira 8 grandes invenções japonesas, que ajudam a facilitar a vida no Japão:

Trem Bala (Shinkansen)

Invenções japonesas - Trem bala
Esse não poderia faltar na lista. O primeiro Shinkansen (trem de passageiros de alta velocidade) foi o 0-Series, criado em 1964 e que funcionou até 2008. Com certeza essa invenção revolucionou o conceito em relação ao transporte ferroviário, além de ter ajudado o Japão a se tornar a segunda maior economia do mundo na época.

Panela de arroz elétrica

Panela de Arroz Elétrica no Japão

A primeira Suihanki (panela elétrica de arroz) foi inventado por designers no Mitsubishi Electric Corporation, em 1945.

Era feita de alumínio com uma bobina interna para aquecimento. Não tinha instalação automática e era necessário um acompanhamento constante durante o cozimento para evitar que o arroz queimasse. A tecnologia se aperfeiçoou e hoje as panelas elétricas são automáticas e modernas.

Karaoke (Orquestra vazia)

Invenções japonesas - Karaoke

Significando literalmente “orquestra vazia”, o Karaokê é muito popular no Japão. A​a primeira máquina de Karaoke foi inventado por Daisuke Inoue no início de 1970, mas infelizmente não foi patenteado. Em vez disso, uma invenção quase idêntica foi registrada e patenteada pelo filipino Roberto del Rosario em 1983.

Carro Kei (mini-carros)

Invenções japonesas - Kei CarKei é uma categoria que compreende pequenos automóveis, incluindo carros de passeio, vans e picapes. Eles possuem placas na cor amarela para serem diferenciados dos demais carros. Na década de 50, esses carros tinham apenas 360 cc, na década de 70, 550 cc e a partir da década de 90, passaram a ter 660 cc.

Antena Yagi-Uda

Invenções japonesas - Antena Yagi-Uda

A antena Yagi-Uda ou simplemente Yagi foi inventada por Shintaro Uda da Universidade Imperial de Tohoku Sendai, com a colaboração de Hidetsugu Yagi. É uma antena direcional utilizada para captação de ondas de rádio, radares e até mesmo Wi-Fi. A antena constitui-se de um elemento ativo (dipolo) e elementos parasitas.

Aço Ks

Invenções japonesas - Aço KS

Kotaro Honda foi um cientista japonês que inventou o aço KS (iniciais de Kichiei Sumitomo ), um tipo de aço três vezes mais resistente do que o aço de tungstênio. Mais tarde, ele aperfeiçoou o aço, criando o aço NKS. Ele foi uma das primeiras pessoas a receber a Ordem da Cultura, recebendo a honra em 1951.

Tear mecânico automático

Invenções japonesas - Toyoda Automatic Loom

O Toyoda Automatic Loom foi inventado por Sakichi Toyoda em 1924 onde ele aplicou o princípio de Jidoka (autonomação). Era um tear completamente automático de alta velocidade e naquela época era o tear o mais avançado do mundo, que proporcionou um aumento na qualidade e produtividade dos tecelões.

Robô Androide

Invenções japonesas - Actroid DER_01

O primeiro androide do mundo foi o Actroide DER 01, desenvolvido por um grupo de pesquisa do Laboratório de Robótica Inteligente da Universidade de Osaka, e fabricado pela empresa Kokoro Co.Ltd. O Actroid é um robô humanoide com grande semelhança humana, mostrado ao público na Exposição Internacional dm 2003.

A mulher Actroid consegue imitar gestos e movimentos humanos de forma muito realista como piscar, falar e respirar. Os modelos “Repliee” são robôs interativos com a capacidade de reconhecer e processar a fala e responder na mesma moeda.

Fonte de pesquisa: Wikipedia

Quer Aprender Japonês?

6 Comentários

  1. Douglas Bezerra

    O ruim de muitos inventos japoneses é que ficam restritos só ao japão e acabam não chegando em outras partes do mundo, seja por popularidade ou falta de interesse, mesmo sendo práticos.
    Abraços!

  2. Mariko Yabusame Terruel

    Gosto desses interesse de inovar melhorar e descobrir ,tudo para o bem ,é bem-vindo ,parabéns!!!

  3. Marcos de Souza

    ….eu simplesmente , AMO O JAPÃO e o POVO JAPONES.

  4. Até agora vi apenas réplica do que havia sido inventado. modificar com intensão de melhorar, não significa ter inventado. Inventar é criar algo novo, que ninguém havia feito. Bala ou não, não foi o japonês que inventou o trem. O jesuíta belga Ferdinand Verbiest foi o precursor do comboio. Foi uma sucessão de invenções que partiu da máquina a vapor e o caminho foi por ai. Em alguns países houveram modificações e melhorias, até chegar no Japão que haja visto foi o último a melhorar o trem. Pegou quase tudo pronto do ponto vista invenção. E elétrica ou não, panela sempre existiu, ou você acha que as pessoas sempre comeram com as mãos ou folha de bananeira. Isto foi descoberto pelos homens das cavernas.
    Antena, carro, tudo é cópia, já existia, dai eles vão lá, melhoram as coisas, sim porque alguém tem que fazer isto; então cabumm! Eles inventaram… Já o karaoké, isto não sei, mas estranhamente a única coisa que poderia se sustentar, foi plagiada.
    Pauzinho pra comer arroz, o que alias só eles conseguem, Isto foi uma invenção original e que ninguém quis melhorar porque obviamente nós tínhamos colheres e garfos, o que eles usam por lá nos restaurantes hoje. Tchau!!

  5. Alessandra Takafuji

    O Japão é um país incrível, cultura milenar, pessoas educadas e inteligentes, cidades limpas, organizadas e prósperas, quem sabe se aprendêssemos um pouco com eles?

  6. Margarete Oliveira

    Eu vou inventar um aplicativo que fala o defeito de qualquer produto , como o celular, pra vc não ser engando por quem vai consertar ele, o meu celular era o conector de carga que tava ruim ou quer dizer so sujo era so limpar kkkk, o cara falou que tinha virus, maior mentira , falou que era o onde fica o cartão de memoria , falou que era a bateria kkk, troquei tudo e nada gastei uma grana e ficou a mesma coisa e fui no outro e ele so limpou o conector com alcool isoprolico e ficou uma beleza a bateria velha dele tava otima melhor que a bateria viciada do pilantra consertador que me vendeu kkkkk so tem mala meus amigo nesse mundo so arrancar dinheiro , vou inventar um aplicativo de não engana trouxa fala tudo q o carro tem e o que tem que trocar no carro , no celular e até na geladeira , que muita vezes é apenas um sensor de merda e o cara quer trocar sua geladeira toda , moramos no brasil infezlismente so enriquece assim enganando troxa kkkkkkk todo mundo é igual a politico um pneu de uma frota ta furado so e eles fazem nota que fizeram o motor dos carros todos e ai vai milhões kkkkkkkkk e o povo idiotizado paga tudo pra empresas ligadas aos governos tramoia e isso fora a lavagem e um monte de cargos de coça o saco pra comer nossa grana e muito mais povo, isso aqi no brasil não tem humanidade não e´so justiça dos ladrões vc não conhecem nem 0,25% da malandragem desses iluminatis apoliticos que vê todo mundo como uma mulher em porta de oficina q acredita que tem que gastar trilhões com lubrificação de carrinho de rolemans kkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *