Halloween: Conheça um campo de abóboras gigantes em Tóquio!


Yumenoshima Tropical Greenhouse

A cultura de celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos. Com o tempo, a data ganhou popularidade e hoje é comemorada, ainda que em menor escala, em grande parte do mundo, inclusive o Japão.

A ligação entre Halloween e abóboras

A tradição de entalhar abóboras teve início nos Estados Unidos. Antes, os países de origem celta entalhavam nabos e inseriam velas no interior com o objetivo de afastar espíritos.

A lanterna de abóbora (do inglês Jack o’lantern) tem origem em um conto celta sobre um rapaz que foi proibido de entrar no céu e no inferno e vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso. Considerada um símbolo do Halloween, as abóboras são nativas do México e o seu nome se originou da palavra grega antiga “pepon”, que significa “melão grande”.

Yumenoshima Tropical Greenhouse Crédito das imagens: timeout.com

O Halloween é comemorado de várias maneiras, e uma das maiores e mais nostálgicas tradições é a visita a um Pumpkin Patch – uma fazenda ou um jardim onde existam centenas de abóboras! As pessoas costumam explorar o canteiro de abóboras e se divertir antes de comprar uma abóbora para esculpi-la conforme a famosa tradição de Halloween.

Se você estiver em Tóquio, saiba que poderá manter essa tradição fazendo uma visita a um canteiro de abóboras situado na entrada do Yumenoshima Tropical Greenhouse Dome (夢の島熱帯植物館), um Jardim Botânico e estufa tropical localizado em Koto city, Tóquio!

Estufa Tropical de Yumenoshima: Abóbora em Tóquio

Yumenoshima Tropical GreenhouseCrédito das imagens: jpninfo.com

Yumenoshima, que significa literalmente ilha dos sonhos, é um ótimo lugar para comemorar o Halloween, especialmente se você procura um lugar tranquilo para estar com a família. Lá você encontrará mais de 100 abóboras trazidas da província de Ibaraki e dispostas em todo o jardim.

Essas abóboras são muito maiores que um kabocha japonês médio e podem pesar até 100 kg cada. Sinta-se à vontade para sentar-se sobre elas, rolá-las pela grama e tirar muitas fotos. Pode fazer o que quiser, no entanto há uma regra importante – não chute as abóboras!

Durante o evento de Halloween, há muitas atividades divertidas para as crianças, como a corrida de rolamento de abóbora e uma competição de cuspir sementes de abóbora. Adultos e crianças são incentivados a usar fantasias para entrar de fato no clima de Halloween.

Yumenoshima Tropical Greenhouse Crédito da imagem: bestlivingjapan.com

No local é possível fazer piqueniques e há também um cafe com uma espaçosa área de estar com vista para o exuberante lago tropical. Enfim, uma dica muito interessante para quem deseja passar um fim de semana perfeito com a família e curtir a natureza.

Diferente das plantações abóboras disponíveis nos EUA, infelizmente você não poderá comprar as abóboras de Yumenoshima, pois elas não estão à venda. Estão sendo usadas apenas como fins decorativos e proporcionar aos visitantes um cenário típico de outono.

Outras atividades de Halloween incluem apresentações de música e cabines com cenários prontos para tirar fotografias com vários elementos do Halloween como abóboras falsas, bruxas e morcegos. Alguns acessórios de fantasia são emprestados sem nenhum custo.

Mais sobre Yumenoshima Tropical Greenhouse

Yumenoshima Tropical Greenhouse Crédito da imagem: Wikimedia Commons

A cúpula da estufa tropical de Yumenoshima é dividida principalmente em domo A, domo B e domo C. A temperatura dentro das estufas sem mantem como a de uma floresta tropical. No interior delas, os visitantes tem acesso a uma grande variedade de plantas, trepadeiras, árvores, flores – e como bônus, é possível passear sob uma mini cachoeira.

A instalação também possui uma sala de exposições, cinema, sala dos sonhos, banheiros e uma loja de lanches e lembranças. Outro aspecto encantador da estufa de Yumenoshima, é o quarto dos sonhos ou Yume no heya. Aqui, as paredes são azuis com arco-íris e nuvens ao redor, que definitivamente fará você se sentir como se estivesse em um sonho.

Antes de sair da estufa, não deixe de ver as plantas carnívoras que costumam despertar o interesse não só de botânicos como também de pessoas leigas de todas as idades. Uma chance única de ver essas plantas, e definitivamente vale a pena contemplar.

Entrada, acesso e outras informações

A entrada do jardim tem um preço muito razoável de 250 ienes para adultos e gratuito para crianças menores de 12 anos. Há também a opção de obter um panfleto todo em inglês para explorar a estufa. O evento ocorrerá regularmente até o dia 4 de novembro.

O horário de funcionamento é das 9:30 às 17:00 (a última entrada é 16:00), de terça a domingo (fecha às segundas-feiras). No entanto, ele começa a ficar lotado em torno das abóboras à tarde, então planeje o dia cedo para se afastar das multidões.

Yumenoshima Greenhouse Dome está centralmente localizada em Tóquio e é facilmente acessível por trens. Possui conexão direta da estação de Tóquio pela linha Keiyo, a apenas 2 paradas. Há também a linha Yurakucho e a linha Rinkai. A estação mais próxima do Yumenoshima é a estação Shin-Kiba, a aproximadamente 12 minutos a pé.


Endereço: 2 Chome-1-2 Yumenoshima, Koto City, Tokyo 136-0081, Japão [Mapa]
Telefone: +81 3-3522-0281
Homepage: http://www.yumenoshima.jp/english.html

Fonte: jpninfo.com, timeout.com, bestlivingjapan.com

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. tudo nesse lugar é lindo, eu gosto muito dessas postagens obrigado por compartilhar , sempre estou aqui, vou me mudar de balneário para morar em tóquio ainda esse ano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *