Nakagin Capsule Tower – Edificio que parece um Lego gigante

Nakagin Capsule Tower fotos

Nakagin Capsule Tower – Edificio que parece um Lego gigante
Como eu já citei em uma outra postagem, uma das invenções arquitetônicas mais bem boladas no Japão, na minha opinião foram os Hotéis Capsulas. E o mesmo inventor do Hotel Capsula, também é responsável por esta obra fantástica que é o Nakagin Capsule Tower, situada na região de Ginza e Shimbashi.

Kisho Kurokawa a projetou em 1972, após esta primeira construção, foram construídas outras, todas elas com quartos pequenos que possuem um comodo e um banheiro, podendo ser quarto e banheiro, ou um escritório com banheiro.

As peças são pequenas propositalmente, para dar mais visibilidade aos detalhes do projeto, podendo também ser conectadas uma a outra de maneiras diferentes para aumentar ou diferenciar espaço, caso seja necessário.

Nakagin Capsule Tower fotos

Veja também:
Sushi feito com peças de Lego
Esculturas feitas com Lego – Junpei Mitsui
Umeda Sky Building, símbolo da arquitetura moderna em Osaka
Design colorido e luminoso – Sugamo Shinkin Bank
Projeto Fujisawa SST – Cidade verde e sustentável no Japão em 2014

Cada peça, ou módulo como é chamado, é preso a um dos dois eixos principais com apenas quatro parafusos de alta tensão e de modo a permitirem facilmente a substituição ou alteração de cada unidade. Na construção do prédio as cápsulas foram fabricadas separadamente e depois acopladas uma a uma às torres do edifício.

A ideia foi criar uma espécie de Lego em tamanho real, onde as pessoas poderiam mudar a disposição dos módulos e criar ambientes diferentes.

Sobre Kisho Kurokawa:

Kisho Kurokawa é um dos maiores arquitetos do Japão e sua importância para a arquitetura moderna no Japão pode ser comparada a de Oscar Niemeyer no Brasil, pois assim como Niemeyer, Kurokawa deixou um legado importante de obras arquitetônicas modernas, não só no Japão, como em outras partes do mundo.

Outros grandes projetos de Kurokawa estão o Centro Nacional de Arte de Tóquio (2005), o novo distrito de Zhengdong na China projetado para habitar 150.000 pessoas, Museu do Dinossauro de Fukui, Museu de Arte Romana em Shiga, seu planejamento mestre para Astana, a nova capital do Cazaquistão, entre outros.

Kurokawa foi um líder no movimento da arquitetura metabolismo da década de 1960, que teve como objetivo mesclar elementos de humanismo com estruturas adaptáveis e flexíveis. O Capsule Tower é um dos principais exemplos deste movimento. Kisho Kurokawa faleceu em 2007,de insuficiência cardíaca aos 73 anos.

Quer Aprender Japonês?

6 Comentários

  1. Pingback: Sushi feito com peças de Lego | Japao em Foco

  2. Pingback: Hotéis Cápsulas no Japão | Curiosidades do Japão

  3. Marcos de Souza

    ….eu AMO o JAPÃO…..entendeu? ou tem que desenhar?

  4. Japão em Foco

    Oi Marcos!
    (^ _-) ≡ ★
    Abraços!

  5. dayse

    😉

  6. Pingback: Esculturas feitas com Lego - Junpei Mitsui | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *