Ichi Rittoru no Namida – 1 Litro de Lágrimas


1 Litro de Lágrimas Minissérie Japonesa

Ichi Rittoru no Namida – 1 Litro de Lágrimas

Depois de ver tantos comentários sobre esse “dorama”, resolvi assistir a minissérie japonesa Ichi Rittoru no Namida (リットルの涙), mesmo sabendo que choraria litros e mais litros de lágrimas. E foi isso que realmente aconteceu… Mas não me arrependo de ter assistido pois este dorama é realmente muito lindo e comovente.

O mais doloroso é descobrir que essa triste história foi baseada em uma história real de uma menina de 15 anos chamada Aya Kito (19 de Julho de 1962 – 23 de Maio de 1988) que descobriu ter uma doença incurável. Ela lutou contra essa doença até seus 25 anos e registrava o que sentia e toda a sua luta diária em um diário.

Ela continuou a escrever até que não conseguisse mais segurar a caneta devido à sua doença degenerativa. O diário, intitulado como Ichi Rittoru no Namida, foi publicado logo após sua morte. Como o livro foi fielmente baseado em seu diário, muitos chamam o livro e a minissérie de Diário das Lágrimas.

O seu desejo em viver era tão grande que as suas últimas palavras em seu diário foram: “O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais”. O livro 1 Litro de Lágrimas se tornou um verdadeiro Best Seller no Japão, ao vender quase 2 milhões de cópias. Realmente é uma história que vale a pena conhecer pois nos passa uma lição de vida incrível.

ichi_rittoru_no_namida

Elenco de Ichi Rittoru no Namida
1 Litro de Lágrimas (1 Litre of Tears)

Sawajiri Erika (Ikeuchi Aya)
Yakushimaru Hiroko (Ikeuchi Shioka)
Nishikido Ryo (Asou Haruto)
Jinnai Takanori (Ikeuchi Mizuo)
Fujiki Naohito (Mizuno Hiroshi)
Narumi Riko (Ikeuchi Ako)
Sanada Yuma (Ikeuchi Hiroki)

Sinopse de 1 Litro de Lágrimas

A novela 1 Litro de Lágrimas é um drama japonês que passou na Fuji TV. Conta a história de uma estudante de 15 anos chamada Aya Ikeuchi, filha de uma família modesta e humilde, donos de uma pequena loja de tofu. Entretanto, a vida de Aya aos poucos vai mudando lentamente, quando a mãe de Aya, Shioka, percebe que sua filha tem levado tombos freqüentemente e anda de um modo estranho.

A mãe pede que Aya vá ao médico para ser examinada. Após os exames foi constatado de que Aya tinha uma doença terrível chamada Degeneração Espino Cerebelar. Embora não fizesse perder a lucidez, causava deterioração gradual do cérebro e aos poucos a pessoa deixava de andar, falar, escrever ou comer.

1 Litro de Lágrimas Dorama

Em um dia de muita chuva, ela conhece Haruto Asou, um garoto estranho, misterioso e arredio à primeira vista, mas os dois acabam ficando muito amigos. Apesar de haver romance no ar, o foco principal é a forma como Aya se comporta em relação à vida e às pessoas que a apoiam diante do desenvolvimento da sua incapacidade física.

Esse dorama foi feito para chorarmos do início ao fim, pois não é nada fácil ver a evolução de uma doença terrível como essa, ainda mais em uma garota tão jovem, forte e cheia de vida e de saúde como aparentava ser a adolescente Aya. Chega um ponto que ela não consegue mais se mover e necessita de cadeira de rodas.

Mesmo com o inevitável avanço da doença, Aya não desistiu de lutar por sua vida e jamais perdeu as esperanças de um dia se curar. A história nos passa várias lições importantes, entre elas “Não desistir dos nossos sonhos, mesmo com todos os obstáculos intransponíveis que a vida possa colocar em nosso caminho”.

É difícil descrever em palavras tudo o que sentimos ao assistir esse dorama. Só posso dizer que embora seja difícil assisti-lo devido à comoção que nos toca, vale muito a pena, pois nos dá forças de lutar contra qualquer problema que tivermos pela frente.

Veja o primeiro capítulo

Confira todos os episódios legendados aqui.

O elenco todo é de um talento impressionante, especialmente a protagonista Erica Sawajiri, de quem me tornei fã incondicional. Belíssima a atuação de todos e a emoção que conseguiram transmitir. Não é a toa que a minissérie Ichi Rittoru no Namida seja considerado um dos melhores doramas de todos os tempos.

É uma minissérie curta (J-Drama) de apenas 11 capítulos. Assistam e me contem o que acharam… Mas não se esqueçam do lenço de papel… Apesar do nome ser 1 Litro de Lágrimas, não se engane… Você será capaz de chorar litros e mais litros do começo ao fim.:cry:

Tem também o filme Ichi Rittoru no Namida, lançado um ano antes da série, mas são com outros atores e foi baseado na vida de Aya Kitto de uma forma mais realista. De qualquer maneira, ainda prefiro o dorama por causa da boa atuação dos atores, mas acredito que vale a pena ver o filme também.

Filme Ichi Rittoru no Namida legendado


Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

21 Comentários

  1. É de chorar muito mesmo, Silvia! Foi o primeiro dorama que assisti e gostei bastante. Aquela parte em que o irmão leva uma chamada por estar discriminando a irmã…quem não tinha chorado ainda, vai chorar!
    Bjos!

  2. Douglas Bezerra

    Ainda não vi o dorama, quero muito poder assistir. ><
    Já li o mangá, que possui apenas um volume, ele tem uns traços bem simples e a história até que é bem fluída para um volume único.
    Arigatou por sempre indicar filmes, doramas e animes legais. ^^
    Abraços!

  3. Japão em Foco

    Oi Dani!
    Que bom que você gostou. Confesso que ainda não assisti tudo, mas estou gostando muito… Já tô preparando um balde para deixar do meu lado para quando for assistir aos capítulos que faltam :).

    Oi Douglas!
    Quando tiver um tempinho, assista sim…
    é uma lição de vida e é muito emocionante!
    Abraços!

  4. Lailla

    Eu já tinha assistido a um tempo…
    E é realmente muito triste T—-T chorei muito

  5. Japão em Foco

    Oi Lailla!
    É de verdade muito triste! Ainda não assisti tudo, estou ainda na metade, mas estou adorando apesar de já ter chorado pelo menos 1 litro de lágrimas rs. Tudo indica que até terminar de assistir, chorarei uns 10 litros ou até mais no total… Vai dar para encher um balde 🙂

  6. Emanuela

    Amei o dorama, dá uma vontade de viver mais plenamente, de aproveitar mais.
    Amos todas as suas indicações, estou sempre acompanhando suas postagens, apesar de que quase nunca comento. Obrigada. ;*

  7. Japão em Foco

    Oi Emanuella!
    Que bom que gostou do dorama… É lindo né?! Eu pretendo continuar sempre estar postando sugestões de doramas e filmes japoneses aqui no blog. Fico feliz de saber que você está sempre por aqui, conferindo as novidades. Fique a vontade também para dar sugestões ok 🙂 Abraços!

  8. Ricardo

    Eu assisti esse dorama faz tem tempo e me emocionei demais.

    Pelo que eu fiquei sabendo, depois de um tempo a atriz que interpreta a Ikeuchi se tornou odiada no Japão, mas não me lembro o motivo hehe.

    Enquanto apesar das adversidades muitos lutam para viver, outros que são completamente saudáveis fazem um trajeto oposto…Incrível essa distorção perspectiva sobre a vida.

  9. Japão em Foco

    Oi Ricardo!
    Sobre a atriz Erika Sawajiri se tornar odiada no Japão eu não sabia… Dei uma pesquisada e descobri que de acordo com o ranking sobre as “Celebridades mais odiadas” realizada pela revista japonesa Shuukan Bunshun, Erika Sawajiri ficou em primeiro lugar, seguida por Akiko Wada e Hisamoto Masami. Pelo que eu percebi, foi porque ela se envolveu em escândalos em torno da agência Stardust e a produção do filme “Space Battleship Yamato” (conhecido no Brasil como “Patrulha Estelar”). A crítica não perdoa nadinha ;). Abraços!

  10. Jorge

    Duvido!!! Quem não tenha chorado ao ver o “Dorama”… Fato veridico na vida real…de uma japonesa .

  11. Japão em Foco

    Oi Jorge!
    Histórias como essa, baseadas em fatos reais sempre nos emocionam né… Ainda mais quando não se tem um final feliz. Mas pelo menos, a lição aprendida é grande e nos mostra que vale a pena lutar pela vida, mesmo com todos os obstáculos que encontramos no caminho! É isso aí galera! “Bora” não deixar a peteca cair! 🙂 Abraços!

  12. Pingback: 5 Filmes Japoneses Polêmicos | Curiosidades do Japão

  13. Pingback: 20 homens considerados bonitos no Japão | Curiosidades do Japão

  14. Pingback: Filme Taiyou no Uta (Canção do sol) | Curiosidades do Japão

  15. gostei muito de ter assistido 1 litro de lagrima chorei muito também principalmente no final e a personagem sawajiri erika

  16. gostei muito de assistido 1 litro de lagrima chorei muito apesar de ter sido baseado em uma estoria real.espero que muitas outras pessoas assistem esse “Doramo” apressar que os personagem foram ótimos principalmente a personagem sawajiri erika que me tornel espirou muito em varias coisas. 😮

  17. Juliana

    Amooo <3 assisti 5 vezes hahhaha
    Um dos meus favoritos!!

  18. a primeira vez que assisti esse dorama foi um amigo que indicou me disse que quando chegou no japão assistiu e numca imaginou que choraria vendo uma novela, eu na hora pensei não é pra tanto mas quando fui assistir não conseguia parar de chorar um minuto e sempre que vou ver penso hoje não irei chorar mas não adianta quando menos espero to chorando,é muito bom vale mesmo a pena ver.

  19. Georgia

    Amei esse Dorama e chorei muito.

  20. Aline

    Só de ler sua introdução e escutando Koanyuki, tô me acabando em Lágrimas. Esse é o Dorama dos Doramas, na minha opinião.

  21. Thaís

    Eu não sabia que era história verídica. Agora fico mais emocionada ainda! Realmente choramos um litro de lágrimas com essa história que ao mesmo tempo é triste, mas uma lição de amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *