Filme sobre a Máfia japonesa Yakuza – Outrage


Outrage – Filme sobre a Máfia japonesa Yakuza
A Yakuza, como todos sabem, são as facções criminosas no Japão, o crime organizado que bota medo até no governo, em policiais e em toda a população. Segundam contam, a Yakuza é uma das mais antigas organizações criminosas do mundo, onde estima-se ter começado por volta do século XVII.

Apesar de ser responsável por crimes hediondos e aterrorizantes, o mistério que cerca a Yakuza, suas tradições como as tatuagens e o lance de cortar os dedos como forma de punição por infringir alguma regra, desperta muita curiosidade nas pessoas.

Existem várias Organizações Criminosas Yakuza no Japão, mas as mais conhecidas são a Yamaguchi gumi, Sumiyoshi rengo, Inagawa kaï e a Towa Yuai Jigyo Kumiai.

outrage

O sistema de um grupo Yakuza é complexo, pois dentro do mesmo grupo, existem diversos clãs e obedecem a uma hierarquia estilo familiar, que resumindo pode ser definida como Oyabun (pai) é o chefe, Wakashu são seus filhos e Kyodai são seus irmãos.

Eles possuem uma grande influência no Japão, capazes de interferir em todas as áreas, desde esportes até negócios. São chamados também de Gokudo ou “grupos de violência”, e praticamente todos os crimes ligados a extorsão, estelionato, esquemas de proteção, prostituição, tráfico de drogas, jogatina, abate de animais e uma variedade de outras atividades.

Uma delas é que aceitam mortes por encomenda, ou seja, pessoas fora da facção, contratam a Yakuza para matar, como foi o caso de Yoshitaka Kawakami, morto por uma morte encomendada pelo seu próprio irmão – Leia o artigo aqui.

Além de muita disputa entre grupos de facções diferentes, onde muitas vezes, resulta em morte.

Filme Outrage – Sinopse

O filme Outrage aborda justamente a guerra entre os clãs da máfia japonesa e nos dá uma ideia de como funciona os métodos violentos da Yakuza. O personagem principal é um homem que foi expulso da Yakuza. Um novo acordo com uma família envolvida com tráfico de drogas inicia uma série de assassinatos.

Ao assistir o trailer dá para sentir que o filme é de muita ação, daqueles que para quem gosta do gênero, prende a atenção do começo ao fim.

Já para quem não gosta de ver sangue e assassinatos a sangue frio, recomendo que nem assista ao trailer e cenas do filme abaixo, pois são um pouco fortes.

Pra quem gostou do filme, uma má notícia: Ele só vai estrear nos cinemas americanos no dia 2 de dezembro. no Brasil creio que só no começo do ano que vem. Mas se eu tiver oportunidade, quero assistir com certeza, para entender um pouco como funciona esse esquema da máfia japonesa.

Veja as cenas do filme:

Título Original: Autoreiji
Intérpretes: Kippei Shiina,Ryo Kase,Takeshi Kitano
Realização: Takeshi Kitano

Documentário Yong Yakusa (Jovem Yakuza)

Esse documentário abaixo, encontrei por um acaso no Youtube. Fala sobre uma mãe agoniada e sem esperanças com seu filho adolescente, que não se interessa pelos estudos e que passou a cometer a pequenos crimes. Em um ato de desespero, ela procura um amigo ligado à máfia, e pede ajuda à ele para que “encaminhe” seu filho. Ele sugere que o filho entre para a máfia, por um pequeno período de tempo, como forma de “discipliná-lo” .

O documentário não tem muita ação, porém achei interessante. Deixarei o vídeo abaixo para quem tiver interesse em assisti-los:

Quer Aprender Japonês?

6 Comentários

  1. Pingback: Bosozoku – Gangue juvenil Japonesa | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: Aokigahara, a Floresta dos Suicídios | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: A caça indiscriminada de golfinhos em Taiji | Curiosidades do Japão

  4. Pingback: Sukeban - Gangue Colegial Japonesa | Curiosidades do Japão

  5. Marcos

    um bom livro é o yakuza moon- a lua de yakuza da shoko tendo ela fala da vida dela e da yakuza é bem legal recomendo a ler 🙂

  6. DTGSN

    Takeshi Kitano o mito dos filmes 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *