Japão comemora divórcio com cerimônia e festa

Japão comemora divórcio com cerimônia e festa
O número de divórcios no Japão vem crescendo significativamente nos últimos anos, porém a prática de celebrar o divórcio, com direito à festa, recepção, convidados e tudo mais, iniciou-se timidamente em 2009 e simplesmente triplicou após o grande terremoto e tsunami que acometeu o nordeste do Japão em 2011.

A dor da tragédia levou muitos casais a refletirem sobre o futuro que gostariam de ter e sobre o que era importante para cada um, levando em conta suas prioridades individuais. E aqueles que vinham empurrando o casamento com a barriga há um tempo, perceberam que era hora de pôr um ponto final na relação.

Esta “celebração incomum”, marca explicitamente o término da união e se parece com uma cerimônia de casamento, com direito a vestido especial, buffet, e anéis. Mas, em vez de trocar alianças, o casal os esmaga com um martelo, esmagando também todas as possíveis chances de reconciliação.

Apesar dessa “bizarra” celebração doer um pouco no bolso (custa em torno de 600 dólares, ou seja, quase 1000 reais), os ex-casais dizem que é uma forma de terminar de forma mais amigável, ao invés de simplesmente, assinar um papel.

Tanto o casamento como o divórcio, marcam uma etapa na vida de uma pessoa. Se existe celebração para o casamento, porque não existir também para a separação? É uma forma de acabar de forma amigável, em vez de amarga”, dizem os futuros ex-casais.

Quem tá adorando essa nova onda de cerimônias de divórcio é o japonês Terai, agenciador de cerimônias de divórcios. Segundo ele, seu ramo está em grande expansão e já tem diversos clientes para as próximas semanas, além das milhares de consultas de possíveis clientes.

Terai afirma que se o casal é amigo o suficiente para comemorar sua separação, por que então não chamar os amigos para participar? Bom, eu nem sei o que pensar sobre essa “celebração”… Será que a moda pegaria aqui no Brasil? 😉

Veja os vídeos abaixo sobre a cerimônia de divórcio no Japão

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Pingback: Cresce número de divórcios no Brasil – O que está acontecendo com as famílias?! | Repórter de Cristo

  2. James Ni

    Os homens japoneses são muito tristes…

  3. sakii

    Se for aqui no brasil a galera vai fazer um “pagode na lage” pra comemorar o fim do junta trapo aushauhsaushauh 😆

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *