Japão, um país estranho (Kenichi Tanaka)


Japan, the Strange Country

Japão, um país estranho (Japan, the Strange Country)

Hoje quero mostrar um documentário muito interessante. Talvez muitos de vocês já tenham assistido, mas quem ainda não viu, vale muito a pena conferir. Na verdade, o vídeo intitulado de “Japão, um país estranho” (Japan, the Strange Country), é uma espécie de animação com um infográfico que mostra muitas estatísticas interessantes e algumas até estranhas a respeito da cultura e sociedade japonesa.

O autor do vídeo é um jovem designer gráfico japonês de apenas 23 anos chamado Kenichi Tanaka, de Nagoya, província de Aichi. O infográfico animado com informações muito realistas é resultado de inúmeras pesquisas que ele fez sobre a “Terra do Sol Nascente” para um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Como ele estudou um bom tempo na Califórnia, ele acabou desenvolvendo um olhar crítico sobre seu próprio país, como se fosse um “estrangeiro”, diferente da maioria dos seus conterrâneos, que têm orgulho da singularidade da sua cultura. Dessa maneira ele enumerou diversos aspectos do Japão, considerados estranhos para o mundo ocidental. Veja os 8 principais aspectos abordados no vídeo:

1. Característica das pessoas e da sociedade;
2. Curiosidades sobre Tóquio;
3. Comida/Alimentação;
4. Tecnologia;
5. Água;
6. Sushi e Atum;
7. Relacionamentos amorosos;
8. Suicídio

A visão de um japonês sobre seu próprio país

Ele iniciou suas pesquisas no final de 2009 e concluiu seu trabalho em 2010, portanto no infográfico animado, algumas da informações estão desatualizadas, como no momento em que ele diz que o Japão é a segunda maior potência do mundo (Hoje ele é a terceira).

Embora alguns números possam estar desatualizados, ele retrata de forma generalizada a maneira como o Japão é visto pelos estrangeiros e também algumas curiosidades a respeito da sociedade moderna japonesa.

O vídeo acabou ganhando popularidade depois que ele publicou o vídeo original no seu canal do vimeo. Acabou se espalhando pelo mundo onde ganhou diversas adaptações legendadas.

O que mais chama a atenção no vídeo é ele ter sido produzido por um “japonês”, que diferente da maioria, não teve pudor em apontar algumas características ruins que fazem parte da realidade atual do Japão.

Na verdade essa visão mais crítica sobre o país de origem e sua cultura é comum acontecer a todas as pessoas, que vivenciam uma experiência fora do seu país, independente da nacionalidade.

Ocorre inclusive com brasileiros no exterior, em que muitos afirmam se sentir desconfortável em saber que o Brasil é visto lá fora como o país do Samba, Carnaval, Corrupção, desonestidade e outras coisitas mais.

Além do mais, essa experiência de vivermos fora do nosso país acaba nos permitindo fazer comparações mais concretas entre dois países diferentes.

Mas enfim, apesar do vídeo ter quase 12 minutos de duração, vale muito a pena conferir. Caso assista, não deixe de nos contar o que achou do vídeo e se concorda ou discorda com ele.

Assista Japão, um país estranho:

Se você curtiu o vídeo e quiser conhecer mais sobre o trabalho de Kenichi Tanaka, os links abaixo podem ser muito úteis:
Site oficial/official website: http://kenichi-design.com/
Blog: http://kenichi-design.blogspot.com/
Facebook: http://www.facebook.com/kenichi.tanaka
Twitter: http://twitter.com/#!/kenichi_tanaka

Quer Aprender Japonês?

12 Comentários

  1. Douglas

    Já vi esse vídeo até na TV, acho o Japão interessante exatamente por isso, tudo é diferente, há coisas estranhas e engraçadas que nunca imaginariamos desse lado do globo.
    Abraços!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Eu também achei bem legal esse vídeo e mostra fatos bem realistas do Japão moderno. Mas, como sempre digo, isso não interfere em nada na admiração que eu, você e muitas outras pessoas tem pelo Japão, afinal não existe nenhum país perfeito. O Brasil mesmo é um bom exemplo disso, com todos os seus prós e contras (embora tenha muito mais contras na minha opinião). Mas o engraçado (e estranho talvez) é que são justamente essas diferenças culturais e sociais que nos faz em apaixonar por este país tão exótico. E o inverso também ocorre… afinal muitos japoneses amam o Brasil também por causa dessas diferenças. Um grande exemplo é a cantora japonesa Tsubasa Imamura que confirma esse fato :). Abraços!

  3. Risa Anshieta

    Eu gosto muito de estudar culturas (por contra própria mesmo), no final do ano passado, eu resolvi me aprofundar mais na cultura japonesa (Depois de ter estudado por uns 4 anos a cultura coreana), mais me aprofundar realmente já que me encantei pela cultura do Japão, então decidi me preparar para estudar no Japão no próximo ano. A uns 4 meses, eu veio procurando diferentes pontos de vista de pessoas japonesas ou que conhecem bem o Japão, sobre o que acham sobre a cultura, o que pensam sobre as pessoas. Já vi muitos videos, textos e depoimentos. Não acho que esse vídeo foi algo ridículo, acho que foi na verdade algo feito por alguém como uma opinião própria e com um ponto de vista diferente!

  4. Japão em Foco

    Oi Risa!
    Concordo plenamente com você!
    Tenho certeza que o principal objetivo do autor do vídeo jamais foi ofender ou depreciar a cultura japonesa. Longe disso… apenas mostrou seu ponto de vista em relação ao Japão. Achei interessante por ele ser japonês, e os japoneses são em sua maioria muito fechados em sua cultura e não conseguem notar o quão diferente é a cultura deles em relação às culturas ocidentais. Obrigada por sempre comentar no blog :). Abraços!

  5. Pingback: A Cultura do Inemuri no Japão | Curiosidades do Japão

  6. Lucas Vitor

    Nenhum país é perfeito, eu já sabia que o Japão também tem seus defeitos. Mas apesar dos aspectos ruins, o fato é que o Jpão é um dos países mais potentes do mundo, com uma cultura apaixonante.

  7. Japão em Foco

    Oi Lucas!
    Obrigada pelo comentário! Sem dúvidas nenhuma, todo país tem seus prós e contras e o Japão, apesar de não ser perfeito é um país de uma cultura inigualável. Dias atrás vi uma notícia que Tóquio lidera o ranking de cidade mais limpa e segura do mundo. Em contrapartida, o Rio de Janeiro está em segundo lugar no quesito de cidade mais perigosa do mundo. Feliz pelo Japão, mas triste pelo Brasil, que tem tudo para se tornar um país de primeiro mundo mas que deixa a desejar em muitos quesitos. Fazer o que né?! Abraços!

  8. Pingback: Fotos engraçadas e bizarras do Japão | Curiosidades do Japão

  9. Pingback: Fotos curiosas que só vemos no Japão | Curiosidades do Japão

  10. Carolina Salvador

    Apesar de todas estas coisas negativas, o Japão é um país que desperta muito a atenção dos estrangeiros.
    Como todos os países, o Japão tem coisas boas e coisas más.
    Talvez por ele ser tão diferente da cultura ocidental chama mais a atenção.
    Não pensem só mal deste país, porque existem coisas belíssimas no Japão que vale a pena visitar!!!
    Mas o vídeo estava muito bom (: Parabens!

  11. Japão em Foco

    Oi Carolina!
    Obrigada pelo seu comentário! O Japão é um país de grandes contrastes e isso torna este país ainda mais interessante né?! 🙂
    Abraços!

  12. Bom sábado a vcs. Japão é para Japoneses, como td pais tem seu povo e seus costumes, sejam diferente ou não, negativamente estranho esse espirito japonês, um dos primeiros povos a viver em comunidade!
    Muito obrigado pelas ‘novas’ informações.
    Augusto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *