A Bizarra Arte Japonesa do Inemuri


Inemuri-Japão

Inemuri – A Arte Japonesa do Cochilo

Você com certeza já deve ter presenciado ou então visto fotos de japoneses dormindo nas horas e lugares mais impróprios. O nome desse costume estranho no Japão é Inemuri e significa “estar dormindo, mas presente”. Refere-se ao cochilo que muitos japoneses costumam tirar durante eventos, reuniões sociais, aulas, trabalho, transportes públicos, elevadores ou em qualquer outro lugar público.

Não é dormir propriamente dito e sim um sono muito leve. No conceito geral, o Inemuri é fechar os olhos mas sem deixar de prestar atenção ao que acontece à sua volta, enquanto a mente descansa. O dorminhoco é facilmente acordado se assim houver necessidade, daí vem o conceito “Dormindo estando presente”.

Inemuri, a arte japonesa da soneca

O trabalho é visto com muita seriedade pelo povo japonês e consequentemente, pessoas viciadas em trabalho ou estudo, são extremamente valorizadas pela sociedade. Sendo assim, o inemuri não é visto como preguiça e sim como uma prova de que você está fazendo o seu melhor seja no trabalho ou nos estudos.

Ou seja, para muitos japoneses, quando alguém pratica o Inemuri, significa que está exausto devido ao excesso de trabalho ou estudo e que muitas vezes teve que sacrificar suas horas de sono por causa disso. Em contrapartida, em outros países, o inemuri é visto como falta de respeito e coisa de gente preguiçosa e essa atitude constrangedora ainda pode fazer com que a pessoa perca o emprego. :sad:

Inemuri, a arte japonesa do cochilo

Mas vale lembrar que no Japão a hierarquia se faz presente. O inemuri é visto como aceitável para as pessoas em posições de alto escalão, mas o mesmo não acontece aos subordinados.

Ou seja, os superiores podem praticar o inemuri em frente aos que tiverem posição inferior, mas estes não podem tirar um cochilo em frente aos superiores. Por isso, nem experimente fazer isso na frente dos seu chefe hein 🙂

Os benefícios do Inemuri

Embora a extensa carga horária de trabalho, que acaba gerando estresse mental e físico seja considerado uma coisa nada saudável, em contrapartida o inemuri é realmente muito benéfico para a saúde. Esses breves períodos de sono ajuda a rejuvenescer a mente, permitindo a concentração e ajudando a esclarecer as idéias.

Geralmente duram apenas alguns minutos, mas que já são suficientes para relaxar a mente. E mesmo quando tiram o cochilo, a maioria dos japas parecem manter a compostura. Mas existe exceções é claro como alguns casos como abaixo:

Inemuri, a arte japonesa do cochilo fotos

Dentro dos trens lotados, é comum ver os japas dormindo mesmo quando estão em pé. Quando sentados, alguns podem entrar em um sono mais profundo e começar a pender para os lados, mas se começar a incomodar, nada que um cutucão sutil do vizinho ao lado para que o dorminhoco endireite a postura novamente. :roll:

Aproveite para ver também:
Nemuri Tie – A gravata que vira travesseiro
Jukusui-kun, o travesseiro para pôr fim ao ronco
Hatsu yume, o primeiro sonho do Ano Novo
A Incrível Cultura da Bicicleta no Japão
40 motivos para amar o Japão

Inemuri é muito comum dentro dos trens fotos

Eu sei que muitos podem dizer que dormir dentro do trem não é assim nada de tão surpreendente, mas só quem já veio ao Japão é que sabe que o Inemuri é praticamente uma tendência que atinge praticamente 99% da população japonesa.

A habilidade e destreza que eles tem para dormir em público é no mínimo impressionante e na minha opinião deveria ser alvo de estudos hehehe 🙂

Testes da NASA concluíram que dormir durante o dia pode melhorar a memória em relação ao trabalho (ou seja, melhora a atenção e a concentração em uma tarefa, ao mesmo tempo que consegue manter outras tarefas na memória), uma habilidade fundamental para a realização de trabalhos complexos. 🙂

Vale acrescentar, que o Japão registra um grande número de mortes súbitas por causa do excesso de trabalho (Karoshi) ou suicídios decorrentes do estresse e depressão por causa das longas jornadas no trabalho (Karaojisatsu).

Portanto, o inemuri vem bem a calhar em uma sociedade que trabalha demais e que não consegue um equilíbrio saudável entre sua vida particular e seu trabalho.

Inemuri, a arte japonesa do cochilo
E você? Tem o costume de praticar o Inemuri também? O que acha dessa prática no Japão? Deixe sua opinião!

Quer Aprender Japonês?

25 Comentários

  1. Pingback: 40 motivos para amar o Japão (2° parte) | Curiosidades do Japão

  2. Douglas Lima

    Brasileiro deveria ter muito cuidado quando pratica Inemuri. Não é tão seguro fazer isso por aqui, infelizmente. Agora que ajuda a aliviar um pouco a tensão do trabalho ou dos estudos, isso ajuda.

  3. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    É verdade… aqui no Brasil é preciso ter muito cuidado pois bobeou… dançou! Imagina fazer isso em um metrô lotado em São Paulo, vai acordar sem a carteira e se duvidar só de cueca rsrs :)… Mas no Japão é normal e eu achava graça de ver a facilidade com que os japoneses dormiam dentro dos trens… É fora se série! Abraços!

  4. Risa Anshieta

    Sempre conheci esse habito, mas não tinha certeza que tenha até um conceito inteiramente envolvido… É uma coisa improvável de acontecer comigo, não consigo dormir de dia… E uma perguntinha pro(a) (s) escritor (a) (s) do site, Costumam praticar muito Inemuri? hehe

  5. Japão em Foco

    Oi Risa!
    Hehehe… Não vou negar que era só entrar dentro de um trem no Japão para que eu começasse a querer “relaxar a mente”. Você olha para os lados e se depara com vários japas ressonando e ainda com aquele movimento do trem andando… nossa é quase que automático bater a vontade de dar um cochilo rsrs 🙂 Mas no Brasil eu não teria coragem de fazer isso não, pois é muito perigoso! Abraços!

  6. Rodrigo

    É, realmente nos trens do Brasil é impraticável o Inemuri hahaha
    Já nos do Japão quando você entra é aquele silêncio, e com banco almofadado ainda, o difícil é não sentir um soninho.

  7. Douglas Bezerra

    Aqui acho que pode ser meio perigoso dormir profundamente em um ônibus, roubo e freadas bruscas. O_O
    Acho que vou usar isso como desculpa pra dormir na escola. ^^

  8. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    E no inverno então… 🙂 Você entra e o trem está quentinho, inclusive os assentos… aí sim é pedir para tirar uma soneca hehehe!

    Oi Douglas!
    Viu só como o Inemuri tem seus benefícios… Agora é só praticar rs
    Abraços!

  9. Lucas Vitor

    Meu, ri mto das fotos. HAUSHAUHSUAHS

  10. Emerson

    Um detalhe, alguns japoneses além de estarem com muito sono também voltam embriagados para casa…Isso teria alguma relação com a palavra “Inemuri”? rsrs!!

  11. Japão em Foco

    Oi Lucas!
    Pra você ver que no Japão acontece de tudo e mais um pouco rs!
    Abraços!

  12. Japão em Foco

    Oi Emerson!
    Realmente esse é um detalhe que não deveria ter passado em branco rs. Mas pode ter certeza de que o sono produzido pelo álcool é bem diferente do conceito que se tem do “Inemuri” rsrs. E o pior é que essa realidade acontece muito no Japão (ficarem embriagados), especialmente por aqueles que passam em um Izakaya com os colegas de trabalho para um happy Hour. 🙂 Abraços!

  13. Carmem Milhomem

    Eu pratico “inemuri” de olhos abertos! Imagine como as pupilas contraem! Só quando dou uma leve cambaleada com a cabeça a minha filha me dá um sutil cutucão. Daí, eu nego que tava dormindo. Interessante que, mesmo fechando os olhos eu consigo “estar presente” e ouvir e entender tudo ao redor… Isso é para os fortes!

  14. Japão em Foco

    Oi Carmem!
    kkkk Adorei o seu comentário! Realmente conseguir “dormir” mas estando atento ao que acontece ao redor não é para qualquer um não rs. Você pode se considerar uma verdadeira expert na arte do Inemuri viu :). Abraços!

  15. Carmem Milhomem

    É porque não consigo dormir em público. Não me permito desligar 100%! E, quando fecho os olhos, com certeza, é bem rápido! Aí, eu dou aquela desculpa esfarrapada de que ‘não tava dormindo'(rs). Chego ao ponto de repetir o assunto do momento em questão só para provar que não perdi nada…! Quem se diverte mesmo é minha filha!

  16. Japão em Foco

    Oi Carmem…
    kkkk, adorei seu comentário!
    Abraços! 🙂

  17. Gabriel Almeida

    Eu não consigo me desligar nem 10%… só que quando chega lá pras 19:00 minha mente entra em um “estado zen” (desculpa para estar com a mente tão cansada que qualquer atividade de memorizar se torna um árduo trabalho…). Alguma recomendação? Como de “desligar” desse jeito? Ótima matéria.

  18. Japão em Foco

    Oi Gabriel!
    Eu também adoraria aprender a me desligar de tudo, nem que fosse por 10 minutinhos… mas eu também não consigo! Prefiro deixar para me deligar totalmente quando vou dormir realmente… Aí eu apago de verdade, mesmo que o mundo esteja acabando rs! 🙂 Abraços!

  19. Oi silvia! Eu vou admitir que realmente nunca dormi de tarde (só no 1° dia de aula de manhã… 😆 ) nem quando eu era bebê.. (eu era sempre a única acordada no meio de um monte dorminhocos…kkkkk!) mas, vendo o seu post, eu acredito mesmo que o inemuri ajude a se concentrar melhor depois de “praticá-lo”, faz sentido, porque do jeito que a nossa cabeça hoje em dia está “lotada” um leve “relaxamento da mente” vai bem…
    Bom, nos dias de hoje até as crianças estão ficando com a agenda cheia! tenho amigas que não param o dia inteiro depois da aula (tenho 12 anos)! Acho inacreditável como elas conseguem fazer tanta coisa no dia-a-dia e ainda dar tempo pra fazer as lições…kkkkkk!
    Bjs, 😀

  20. Japão em Foco

    Oi Laura!
    Nossa! você tem só 12 anos? Você escreve muito bem… Parabéns!
    Pior que é verdade… as crianças de hoje em dia estão tendo uma rotina de adultos…
    Também não entendo como conseguem tempo para fazer tantas coisas num dia só…
    Eu não sei até que ponto isso pode ser positivo, pois eu acredito que toda criança deve ter um tempo no dia para brincar. Mas enfim… tudo é reflexo dos dias modernos não é mesmo… Abraços!

  21. Luis

    Excelente texto. Já dormi no metrô de SP mas sempre dava umas piscada pra ver se alguém estava com as mãos nos meus bolsos rs rs. Japão tem muita coisa interessante, principalmente sua cultura milenar.

  22. Japão em Foco

    Oi Luis!
    É verdade! No Brasil é “abunai” praticar o “inemuri” rs
    Abraços!

  23. Pingback: Nemuri Tie - A gravata que vira travesseiro | Curiosidades do Japão

  24. Pingback: A Canção dos Dorminhocos Japoneses | Curiosidades do Japão

  25. Pedro Brito

    Eu gosto muito de praticar o inemuri, mas sem exageros pessoal, brasileiro exagera em tudo, também não é perigoso desse jeito que vocês falam praticar o inemuri no Brasil. Pelo menos nos trens e ônibus de Brasília eu faço isso tranquilamente, em São Paulo pode não ser seguro, mas aí não generalizem, sp não é exemplo de segurança, sem generalizações por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *