Tóquio, uma das cidades mais limpas e seguras do mundo


Tóquio, a cidade mais limpa e segura do mundo 2

Tóquio, a cidade mais limpa e segura do mundo
No ano passado o TripAdvisor, considerado um dos melhores sites de viagens do mundo, fez um levantamento com mais de 75 mil viajantes para descobrir quais as 40 cidades do planeta oferecem a melhor infraestrutura para turistas. E como já era de se esperar, Tóquio ficou em primeiro lugar em vários quesitos como:

Tóquio, eleita cidade mais limpa e segura

  • Ruas mais limpas
  • Taxistas mais simpáticos
  • Melhores serviços de táxi
  • Melhor transporte público
  • Cidade Mais Segura

A Cidade mais limpa e segura do Mundo

Provavelmente para muitas pessoas esses fatos não sejam novidade, pois Tóquio sempre foi tido como referência e modelo para muitas outras cidades ao redor do mundo. Mas segundo os participantes da pesquisa do Trip Advisor, Tóquio é a cidade turística com as ruas e praças mais limpas e conservadas do mundo.

tóquio

Por lá, o lixo é encarado como um problema de todos os cidadãos, que são responsáveis por separar o lixo em casa em mais de 10 categorias, dando ênfase ao material para reciclagem. Em alguns bairros de Tóquio, como Odaiba, a taxa de reaproveitamento do lixo reciclado pode chegar a espantosos 100%.

Isso realmente é fenomenal, ainda mais se levando em conta de que Tóquio também lidera outro ranking: de mais movimentada do mundo.

E nem por isso, os japas tem o costume de jogar chiclete ou papel no chão. Se não encontrarem nenhum tipo de lixeira nas ruas, eles carregam o lixo até chegarem às suas casas.

Em relação aos serviços de táxi, Tóquio foi o que recebeu melhor qualificação, assim como também foi eleita a que melhor oferece qualidade em seus serviços de transporte.

A segurança também desempenha um papel importante quando se trata de viajar para o exterior e Tóquio também foi considerada uma das cidades mais seguras do mundo, seguida da cidade croata Dubrovnik e a cidade de Cingapura.

Este estudo foi baseado em mais de 75.000 respostas, e incluiu 40 das cidades mais populares e visitadas em todo o mundo. Em contrapartida, o Rio de Janeiro ficou em segundo lugar no quesito de cidade mais perigosa do mundo e a cidade de Mumbai, na Índia, como a cidade mais suja do mundo, segundo os turistas.

Tóquio, a cidade mais limpa e segura do mundo fotos

As três cidades mais limpas e seguras do mundo

Posição Cidades mais limpas do mundo Cidades mais seguras do mundo


Tóquio, Japão
Cingapura, Cingapura
Zurique, Suíça
Tóquio, Japão
Dubrovnik, Croácia
Cingapura, Cingapura

As três cidades mais sujas e perigosas do mundo

Posição Cidade mais suja do mundo Cidade mais perigosa do mundo


Mumbai, Índia
Marrakech, Marrocos
Punta Cana, República Dominicana
Punta Cana, República Dominicana
Rio de Janeiro, Brasil
Sharm el Sheikh, Egito

Fonte de pesquisa: Trip Advisor

Quer Aprender Japonês?

25 Comentários

  1. Douglas Lima

    O Rio de Janeiro de fato é muito perigoso, mas a população tem uma participação grande nisso. Quando um estrangeiro faz algum comentário negativo em relação ao Brasil, muitos brasileiros se sentem ofendidos e criam um falso nacionalismo. Se o Rio ou o Brasil como um todo é perigoso, devemos admitir e cobrar das autoridades mais segurança. Esses dados da Trip Advisor serve para procurarmos melhorar o nosso país e quem sabe até sair dessa lista tão infame.

  2. Risa Anshieta

    Gostei do comentário do Douglas *u*
    E uma perguntinha pra escritora, Tokyo é a sua cidade preferida de Nippon?

  3. Douglas Bezerra

    já esperava que alguma cidade brasileira fosse uma das primeiras em um quesito ruim. A segurança faz falta em toda parte e para todos e certa parte da população tem culpa por apoiar bandidos e conviver como se aquilo fosse normal. Creio que essa situação só mudara quando boa parte da população se revoltar com as injustiças e ir atrás dos seus direitos.
    Abraços!

  4. carlos

    😈 Acho que esta pesquisa é de 2011.

  5. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Bem que essa realidade no Brasil poderia mudar… É muito chato saber que uma cidade turística tão popular como é o Rio de Janeiro tem uma classificação tão ruim no sentido de segurança. Fico também preocupada em relação à Copa do Mundo! Será que a bandidagem vai aprontar com os gringos que vierem para cá por causa da Copa? Será que a reputação do Brasil lá fora vai ficar pior do que já está? Sinceramente, pensar nisso me dá muito, mas muito medo… Espero estar enganada e que tudo corra de vento em polpa rs. Abraços!

  6. Japão em Foco

    Oi Risa!
    Eu não tenho cidades preferidas no Japão… pra mim, qualquer lugar do Japão é maravilhoso… Até mesmo uma cidadezinha pequena do interior… Mas quando se fala de turismo, Tóquio é uma das cidades mais cotadas e por isso há sempre o que falar dela, pois é uma cidade onde acontece de tudo e mais um pouco, assim como São Paulo e Rio de Janeiro… tirando a parte da marginalidade é claro rs Abraços!

  7. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    É triste saber que no Brasil as pessoas tenham que viver praticamente enjauladas dentro de casa com medo de serem assaltadas ou coisa pior… No Japão as pessoas acabam se acostumando em morar em casas sem portões, grades, cerca elétrica e alarmes. Lá se pode dormir tranquilamente com a porta destrancada… Já no Brasil, as pessoas vivem com medo e presas dentro de quatro paredes. Não estou dizendo que no Japão não há crimes, roubos e assassinatos… Até tem, mas nada que possa chegar nem a um décimo do que acontece no Brasil… É triste, mas infelizmente é a realidade… Enfim, obrigada pelo comentário de vocês… Adoro quando compartilham seus pensamentos comigo! 🙂 Abraços!

  8. Japão em Foco

    Oi Carlos!
    Escrevi esse post na intenção de mostrar que há muitas coisas a se melhorar no Brasil, especialmente na questão de segurança. A pesquisa foi feita em 2012, baseado em um questionário respondido por turistas que visitaram as 40 cidades em 2011. Independente do ano, você há de convir que as cidades do Brasil tem muito o que melhorar em vários aspectos se formos comparar com outras cidades aí pelo mundão afora. Seria bom se a sociedade e o governo começassem a ter consciência de que só mudando a forma de pensar e agir é que poderemos dar fim a tanta impunidade… Ou seja, parar de tratar as atrocidades como coisas banais do cotidiano… Em muitos países, um assassinato é uma coisa hedionda e no Brasil é praticamento visto como algo normal. Isso sim é anormal rs 🙂 Abraços!

  9. Thiago

    Não tem o Japão é muito organizado!

  10. vocês acham o rio de janeiro perigoso ?! há… amadores, é que vocês nunca foram para o nordeste do brasil, o criminosos de lá fazem parecer bandidos do rio de janeiro simples ladrões de galinhas,eu sou militar e quando vou para o nordeste fazer operações anti-criminal tenho que levar armar com poder muito alto de fogo, por que os criminosos do nordeste usam armas de guerra e dinamite para roubar bancos,perguntem para o governo federal da onde vem esse arsenal que abastece os bandidos e os mafiosos…..

  11. Japão em Foco

    Oi Socrate!
    Não sei se você leu a matéria toda, mas como eu enfatizei no texto esses dados se basearam em uma enquete respondida por turistas estrangeiros. E apesar do nordeste ser um lugar muito procurado por turistas inclusive do exterior, foi o Rio de Janeiro que ficou entre as 40 cidades mais visitadas por turistas vindos de outros países. Eu acredito sim que possa haver cidades tão ou mais perigosas que o Rio de Janeiro, mas nos critérios usados para coletar estes dados foi o Rio que ficou sim em segundo lugar como o local mais perigoso. Abraços!

  12. Pingback: Imagens deslumbrantes da iluminação de Tóquio | Curiosidades do Japão

  13. Pingback: Metrô de Tóquio na hora do rush | Curiosidades do Japão

  14. Pingback: Aogashima - Vivendo dentro da cratera de um vulcão | Curiosidades do Japão

  15. Pingback: História do clássico filme Godzilla | Curiosidades do Japão

  16. João

    Deve ser porque São Paulo não consta como umas cidades mais visitadas do mundo (pelo contrário) pois se fosse teria o 1o. Lugar garantido no quesito violência .

  17. Japão em Foco

    Oi João!
    Isso mesmo! Nesta pesquisa usaram o Rio de Janeiro como referência por ser uma das cidades mais visitadas no Brasil por turistas estrangeiros! Com certeza, existem várias cidades brasileiras que pecam do quesito “segurança” e “violência”. Espero que um dia tudo isso mude, e que o Brasil se torne um país onde as pessoas possam circular livremente sem medo de serem assaltadas ou coisa pior! Abraços!

  18. Carlos Luiz

    Sou carioca e infelizmente tenho que concordar com a pesquisa.Mas o pior e ter a sensação de estarmos regredindo ao invés de proqredindo. Um abraço!

  19. Japão em Foco

    Oi Carlos!
    Pois é! E como está as coisas aí no Rio de Janeiro em relação à Copa do Mundo? Com certeza muita coisa vai ser melhorada para dar uma boa infraestrutura aos turistas não é?! Mas em compensação, com certeza a vida aí no Rio vai encarecer muito né! Abraços!

  20. Pingback: Japoneses e sua incrível arte de estacionar o carro | Curiosidades do Japão

  21. Pingback: Tóquio na visão dos brasileiros | Curiosidades do Japão

  22. Igor Nascimento

    Ver coisas como essas, dá até vergonha de falar que vc é brasileiro.
    Chega até ser ridículo, por exemplo, o Metrô fazer campanha pro povo jogar o LIXO NO LIXO!!!
    Isso é educação e deveria vir de berço. Mas infelizmente é o que falta aqui no Brasil. 🙁
    Sem contar que eu quero morrer qdo vejo fumante jogando bituca de cigarro no chão. Na boa, será que eles fazem isso na casa deles? Com certeza, não!
    No assunto segurança eu acho que nem preciso entrar no mérito, né?

  23. HIROKO TAKAKUSA

    😆 😆 MUITO INSTRUTIVO. GOSTEI

  24. Nondemiro

    A cidade de Tokyo é realmente segura e limpa, infelizmente porém, em alguns bairros populares como Shibuya, pode-se ver inumeras pichações e chicletes sujando as calçadas. Não sei se as pichações são obras dos nativos mas as inscrições quase ininteligíveis lembram as pichações que temos por ai. É horroroso.

  25. Pingback: Shinkansen: O Milagre dos Sete Minutos | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *