A Excêntrica Maquiagem Artística das Gueixas


gueixa

A Excêntrica Maquiagem Artística das Gueixas

A maquiagem artísticas das Gueixas e Maikos são caracterizadas por uma pele de cor branca como a neve, e detalhes nos olhos e sobrancelhas em preto e vermelho, a boca em forma de coração vermelho carmim e o cabelo alto e duro com laquê.

É impossível ver uma maquiagem assim e instantaneamente não associar a imagem à elas. Mas qual a origem e de onde surgiu essa maquiagem com um estilo tão exótico, misterioso e tão diferente dos padrões ocidentais?

Segundo contam, esse tipo de maquiagem era feito apenas pelas damas da corte japonesa durante o Período Heian (794-1185 dC), numa época em que a China exercia forte influência cultural no Japão.

Gueixa, pessoa das artes

As mulheres daquela época, (e até nos dias atuais) usavam pó de farinha de arroz ou um pó à base de chumbo misturado com água. Virava uma pasta fina e com ela, aplicavam na pele como se fosse uma base, aplicando pelo rosto todo, pescoço e colo.

Tinham o hábito também de arrancar todos os pêlos das sobrancelhas e depois de aplicarem a pasta branca no rosto, faziam sobrancelhas falsas no alto da testa.

Tinham também um hábito, que pra nós pode soar como bizarro, chamado Ohaguro que consistia em escurecer os dentes com uma mistura de limalha de ferro oxidado mergulhada em uma solução ácida. A aplicação desta mistura era repetida a cada dois dias, porque se não, os dentes voltariam a ser branco.

Esse hábito durou até a era Meiji, e hoje em dia quase não é usado, a não ser por atores kabuki, em peças teatrais ou pelas maikos em seu treinamento para se tornar uma gueixa. Mas elas só usam durante uma semana antes de se tornarem geikos.

ohaguro

Nos primeiros anos de carreira, as gueixas adotam maquiagem, penteados e quimonos exuberantes. Mas após três anos, a maquiagem se torna mais leve e o penteado é muitas vezes apenas um coque simples. A razão é que a sua “beleza” está agora em sua maturidade e arte (GEI) ao invés da sua aparência.

Para ocasiões formais e danças, porém, ela usa uma peruca (katsura) e uma maquiagem mais pesada, cuja aplicação é um processo demorado e complicado. Antes de mais nada é aplicado sobre a pele um óleo chamado bintsuke-abura para que o pó branco tenha maior fixação na pele do colo, pescoço e rosto.

gueixa 3

A nuca (komata) é a parte do corpo considerado sexy em uma gueixa e apesar do rosto e pescoço serem pintados de branco, é comum a gueixa deixar na nuca um formato de um “W” sem pintura para destacar a sensualidade desta área.

Em ocasiões especiais, em vez de “W”, elas deixam o formato parecido com um “VVV”.

O próximo passo é a pintura nos olhos e sobrancelhas. É preciso muito cuidado e precisão, pois um erro fará com que o processo seja reiniciado desde o princípio.

As sobrancelhas são desenhadas em preto com um toque de vermelho. Antigamente se usava carvão para escurecê-los, mas hoje existem cosméticos específicos.

Em seguida, a gueixa pintará os olhos com vermelho e preto também. A quantidade de vermelho no olho começa a diminuir conforme uma maiko torna-se uma gueixa.

Ou seja, quanto mais experiência for ganhando, menos vermelho terá nos olhos, até que se torne mínimo ou seja excluído da maquiagem.

gueixa-maquiagem

gueixas fotos

Por último, a gueixa pinta os lábios com um pequeno pincel. Tradicionalmente se usa uma tinta extraída a partir de uma flor (benibana, cártamo) misturada com água e coberto com açúcar cristalizado para dar brilho.

Pode não parecer, mas na verdade muitas coisas mudaram na caracterização das gueixas comparando o tempo antigo com os dias atuais. O kimono que elas usavam eram de tons mais sombrios e a maquiagem era mais pesada e carregada.

Hoje em dia, a maquiagem e os trajes das gueixas ganharam um ar mais “cool” e leve. Mas é claro, sem perder suas raízes tradicionais. Afinal ser gueixa é uma arte. Veja abaixo como fazer algumas maquiagens de gueixa 🙂

Passo a passo maquiagem de gueixa

Vídeo em inglês com o passo a passo de maquiagem de gueixa estilo moderno, muito legal para usar em festas a fantasias ou Haloween.

Nesse vídeo abaixo, uma gueixa de verdade que mora em Kyoto, faz sua maquiagem de forma tradicional.

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. yolanda

    adorei eu preciso de fazer um trabalho do japão e preciso de me maqueiar adoreii tudo ! So não tenho o batom vermelho

  2. Pingback: Memórias de Uma Gueixa | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Mitos e Verdades sobre as Gueixas | Curiosidades do Japão

  4. maria verônica costa

    ciso ,aprender a pintar o rosto das bonecas.

  5. Japão em Foco

    Oi Maria!
    Espero que essa matéria tenha te ajudado de alguma forma!
    Abraços!

  6. Pingback: Shichi go san - Cerimônia para as crianças de 3, 5 e 7 anos | Curiosidades do Japão

  7. amei tenho um trabalho tenho que fazer um kimono e uma maquiagem esta perfeito 😆 😛 🙂 😉

  8. Luka Moreira

    Oii eu preciso muito da ajuda de vocês, eu quero comprar materiais para maquiagem artística, vocês poderiam me passar alguns sites ? Eu moro em komatsu-shi e aqui não tem lojas, não que eu saiba, eu preciso de látex, sangues falsos, glicerina, maquiagens coloridas, cola acrílica, etc… Obrigada

  9. Talita Pereira de Souza

    compra no ali express! la vc encontra essas coisas e entrega em qualquer lugar do mundo =) http://www.aliexpress.com

  10. Lucas Correia

    A maquiagem usada pelas gueixas, guardadas as devidas proporções, lembra a dos atores do teatro Kabuki. A maquiagem das gueixas ainda guarda o destaque do canto dos olhos, das sobrancelhas e da boca, mais atenuados. A base branca feita de pó de arroz é chamada “oshiroi” (a pronúncia é “ôxirôí”) e a coloração, no caso dos diferentes personagens do Kabuki, chama-se “kumadori” (pronuncia-se “cumádôrí”). Como a gueixa também dança e declama poesias, é muito possível que sua maquiagem guarde influências da maquiagem usada pelos atores dos teatros Kabuki e Noh.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *