Filme Memórias de Uma Gueixa


memorias-de-uma-gueixa

Filme Memórias de Uma Gueixa

O Filme Memoirs of a Geisha (Inglês), com título traduzido para o português como Memórias de Uma Gueixa foi aos cinemas no ano de 2005. Foi dirigido por Rob Marshall e o roteiro foi inspirado no Best Seller “Memoirs of a Geisha” do escritor Arthur Golden, que escreveu o livro baseando-se em fatos reais.

Veja uma breve sinopse do filme

Chiyo (Suzuka Ohgo) foi vendida a uma casa de gueixas quando ainda era menina, em 1929, onde é maltratada pelos donos e por Hatsumomo (Gong Li), uma gueixa que tem inveja de sua beleza. Acolhida por Mameha (Michelle Yeoh), a principal rival de Hatsumomo, Chiyo ao crescer se torna a gueixa Sayuri (Zhang Ziyi).

Reconhecida, ela passa a desfrutar de uma sociedade repleta de riquezas e privilégios até que a 2ª Guerra Mundial modifica radicalmente sua realidade no Japão. O orçamento do filme custou 85 milhões de dólares e ele recebeu 6 indicações ao Óscar, nas categorias de melhor direção de arte, melhor fotografia e melhor figurino.

Memórias de uma gueixa

Aproveite para ver também:
* A Verdade sobre as Gueixas
* A Maquiagem Artística das Gueixas
* Taikomochi, a versão masculina das gueixas
* Fatos sobre as gueixas que talvez você desconheça

Comentários ao filme 

Memórias de uma Gueixa é uma beleza de filme. Cenários de tirar o fôlego, figurinos de altíssimo luxo e uma fotografia estonteante.

Não é à toa que ganhou os Óscars justamente de fotografia, direção de arte e figurino (sendo também indicado para os prêmios de melhor trilha sonora, de mixagem e de edição de som).

Mas apesar do elenco escalado ( Zhang Ziyi, Ken Watanabe, Michelle Yeoh) seja de altíssima qualidade, eu acho que poderiam ter sido escalado atores japoneses para fazer o filme.

Ao escolher atrizes chinesas para interpretar personagens visceralmente japonesas, e ainda por cima falando inglês, perde-se um aspecto fundamental em um filme de narrativa clássica: a interpretação.

A língua inglesa usada no filme também foi outra coisa que a crítica não perdoou, afinal acaba perdendo um pouco da veracidade da atuação.

Tenho impressão que americanos odeiam ler legendas. Mas convenhamos, apesar dessas pequenas grandes falhas é um filme de muita poesia visual e portanto vale à pena assistir.

Assista o filme Memórias de uma Gueixa


Link do vídeo (YouTube)

Elenco: Suzuka Ohgo,
Gong Li, Michelle Yeoh,
Zhang Ziyi, Ken Watanabe
Gênero: Drama – Romance
Duração: 145 min
Origem: EUA
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Rob Marshall
Roteiro: Ron Bass, Akiva Goldsman,
Robin Swicord, Doug Wright
Produção: Douglas Wick, Lucy Fisher

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Pingback: A verdade sobre as gueixas | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: Curiosidades sobre gueixas que talvez você não saiba | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *