Minúsculas Casas de Aluminio no Japão

Morando em caixas de alúminio no Japão 3

Minúsculas Casas de Aluminio no Japão
Como sabemos, o Japão é um país pequeno e densamente povoado e por isso cada metro quadrado tem um grande valor e é também muito disputado, especialmente nas metrópoles. Pensando nisto, uma empresa criou algo inusitado para tentar contornar essa situação. Casas estilo quitinete pré fabricadas feitas de alumínio.

Apelidado de “T2”, o interior desta unidade habitacional mede 2m x 4m de diâmetro. O teto é mais alto, com 2.3m. Apesar do interior do T2 ser aconchegante e funcional, com certeza não é uma boa opção para quem sofre de claustrofobia, afinal se trata de um cubículo de verdade, um pouco maior que um Hotel Cápsula.

“T2” é a abreviatura de “Unidade de Transferência de Tecnologia” e a ideia surgiu da SUS Corporation, um fabricante de peças de alumínio. Cada Box T2 é construído previamente na fábrica e em seguida, entregue ao local onde será a instalado.

No interior, não existe divisórias que separem os cômodos, mas apesar do pouco espaço, ela é toda equipada com modernidade e tecnologia: Todas as unidades vem com uma cama, uma televisão, um ar condicionado, um vaso sanitário, um chuveiro, uma pia, uma micro cozinha com frigobar, micro-ondas, um fogão portátil, etc.

Morando em caixas de alúminio no Japão fotos

E, como não poderia deixar de ser, a maioria dos equipamentos em seu interior são feitos de alumínio. Mas você deve estar pensando? Como viver dentro de um Box de Alumínio se ele facilmente conduz calor? Pensando neste detalhe foi feito um isolamento especial usando espuma de poliuretano entre as folhas de alumínio.

Além disso, esse isolante térmico também funciona como isolamento acústico, fazendo com que o morador não corra o risco de morrer de calor e nem se preocupar com o barulho dos vizinhos. Lembrando ainda que todas as unidades T2 contém um A/C (ar condicionado), um aliado para os dias muitos quentes do verão japonês.

Morando em caixas de alúminio no Japão
O SUS Corporation está recebendo pedidos das unidades T2. Cada um custa o equivalente a US$ 29 mil (Cerca de R$60 mil reais). Esse preço pode ser considerado barato para uma casa própria em termos de Japão, mas ainda sim, na minha opinião, continua sendo muito caro para uma caixa de alumínio, mesmo que de grande porte.

O mais interessante neste tipo de habitação é que não precisa necessariamente estar fixa em apenas um lugar. Se trata de uma casa transportável e isso significa que se você é daquelas pessoas que vivem mudando de endereço, o T2 pode vir a ser uma boa alternativa, já que você poderá levar a sua casa para onde você for. 🙂

Morando em caixas de alúminio no Japão 4

É claro que uma casa dessas não tem como abrigar uma família. Só dá mesmo para uma pessoa solteira, mas por outro lado é uma casa bem resistente por ser de alumínio. Mas qual seria a sensação de morar em uma casa dessas?

Eu não sei, mas acho que se eu morasse numa micro quitinete de alumínio como essa, iria me sentir como se estivesse dentro de uma lata de sardinha. E você, o que achou do T2? Conseguiria morar em uma caixa de alumínio? Deixe sua opinião!

Fonte de pesquisa e imagens: Kotaku

Quer Aprender Japonês?

16 Comentários

  1. Douglas Bezerra

    A ideia é boa, mas também acho muito caro e o tipo de pessoa que optar por esse tipo de moradia deve ser aquelas que trabalham ou estudam muito e só vão para casa para dormir mesmo, sem condições cozinhar dentro dela ou guardar muitas coisas…Mas se fosse 3 caixas já seria um bom espaço. ^^
    Abraços!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    No Japão, dependendo da região é tudo tão apertado que muitos japoneses acabaram se acostumando a viver em espaços minúsculos. Eu já morei em quitinetes no Japão e são realmente muito pequenas, mas não chega a ser desse tamanho das caixas de alumínio rsrs. Acho que eu teria um surto de claustrofobia :). Abraços!

  3. juliana

    sonho de consumo!!! e ainda dá pra levar pra tudo qto é canto…me avisem qdo começarem a exportar, rsrsrs

  4. Japão em Foco

    Oi Juliana!
    Já pensou poder levar sua casa para onde você for? Realmente tem essa vantagem né rsrs.
    Obrigada pelo comentário. 🙂
    Abraços!

  5. Lailla

    Adoreeeeeeeeeeeeei :O
    Necessito de uma dessas
    Quando eu crescer, sem dúvida, eu quero comprar uma
    É a uma das casas mais perfeitas do mundo >><< (mas poderia ter vindo com um notebook e uma mesinha ou algo pra colocar trecos de enfeite u.u)
    Eu pago 60 mil ou mais brincando pra ter essa maravilha (se eu tiver née)
    Vo pedir a minha mãe de natal O_o assim eu posso deixa-la no meu quintal e vo ter a minha casa própria sem ficar longe da minha família *oooo*

  6. Japão em Foco

    Oi Laila!
    Realmente, uma casa dessas dá para colocar até no quintal né…
    Já pensou se também começa a virar moda no Brasil? rsrs
    Abraços!

  7. Katrin

    Realmente esta casa “anda”.
    Não é uma má ideia pra quem quase não fica em casa, é interessante também mas eu não conseguiria viver aí D:

  8. Japão em Foco

    Oi Katrin!
    É, viver em um pequeno espaço como esse não é para qualquer um… mas os japoneses se adaptam fácil pois aprenderam a sobreviever a conviver com o problema de falta de espaço, especialmente os que moram em Tóquio. Abraços!

  9. Fábio

    Dá pra fazer uma casa maior e mais barata aqui no Brasil, comprando um baú de alumínio daqueles de caminhão de mudanças, que tem até de 11 metros de comprimento. Se quiser dá até pra emendar dois baús, e fazer uma casa com 22 metros de comprimento. Pra fazer portas e janelas bastas contratar um funileiro que saiba usar uma esmerilhadeira pra cortar as paredes de alumínio. E pra fazer isolamento térmico, qualquer empresa que trabalhe com divisórias e drywall consegue fazer.

  10. driele

    Não caberiam minhas roupas e sapatos aí!!! Kkkk

  11. アケミ 佐々木

    Adorei, o defeito nao tem como lavar roupa e pendurar

  12. fabricio assis

    eu acho que conseguiria morar numa dessas sem problemas ,pois já morei um tempo em uma quitinete que não tinha cozinha ,usa basicamente pra dormir, como trabalho em restaurante as minha refeições fazia no trabalho , pratico não acha? mesmo assim sentia falta da cozinha . enfim menos espaço é mais fácil de limpar e manter arrumado.

  13. Maria Santos

    Tá ótimo pra alugar pra estudantes, viajantes ocasionais, pra aquelas pessoas que nao se incomodam com pouco espaço… mas provisoriamente, pois é pequena e cara demais.

  14. Ana

    Os apartamentos em São Paulo 45m2 500 mil em área nobre. Em periferia 200 mil. Daqui a alguns anos estão desse tamanho também e nem o preço fica menor. Pelo menos as casinhas minúsculas japonesas custam menos de 100 mil!

  15. Isaac159

    acho que é muito dinheiro para uma pessoa, ai fica difícil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *