Itataku, os Taxis dos Otakus no Japão

Itataku, o taxi dos otakus
Itataku, o Taxi Decorado dos Otakus
Há um tempo atrás falamos aqui sobre o Itasha, o Itansha e o Itashari, que são respectivamente os carros, motos e bicicletas decoradas dos otakus japoneses . Agora mais uma tendência está em alta no Japão, especialmente na cidade de Sapporo, em Hokkaido. É o Itataku (痛タク), os Taxis Customizados.

Itataku seria uma mistura de “Ita” (痛), que significa “dor” com “Taku” que é a abreviação de “takushii” (タクシー), que é “taxi” em japonês. Portanto, se está acostumado com os taxis no Japão que são pretos, brancos ou amarelos dependendo da região, pode ser que estranhe e se surpreenda com a nova tendência “Itataku”.

Itataku, o taxi dos otakus 10
Eu particularmente adorei essa nova tendência que começou desde o ano passado em Sapporo. Tudo indica que esse modismo entre os taxis surgiu em busca de uma inovação nesse tipo de transporte, considerado por muitos tão sóbrio e sem graça. O objetivo era que esse detalhe se tornasse um diferencial, ou seja, um chamariz para chamar a atenção da mídia e atrair mais turistas para a região.

Para decorar seus carros, os taxistas e empresas de táxi desembolsam muito dinheiro e segundo eles, vale a pena pois esses táxis coloridos deixam as ruas da cidade mais bonitas e animadas. Entre os adesivos mais usados nos taxis estão personagens de games, anime ou até mesmo estrelas da música J-pop como Eir Aoi.

Itataku, o taxi dos otakus fotos
Sem dúvida nenhuma, Hokkaido está expandindo sua própria subcultura nerd e boa parte dos taxistas de lá querem que a região fique famosa por seus “Itataku”. Segundo Takeuchi, um taxista que tem seu próprio taxi otaku, muitos turistas estrangeiros vêm para Hokkaido especialmente para ver os taxis customizados.

Os carros decorados dos taxistas tem feito tanto sucesso que muitos deles tem participado de eventos, concursos e festas onde são reunidos várias pessoas vestidas de Cosplay e centenas de carros customizados de todas as formas possíveis. Um bastante famoso em Hokkaido é o Toyako Manga Anime Festa.

Itataku, o taxi dos otakus 3

Itataku, o taxi dos otakus exemplos
Espero que tenham gostado dos Taxis Itatakus ^^

Fontes de pesquisa e imagens: Kotaku, Nlab.itmedia

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Douglas Bezerra

    Os carros ficaram legais, isso quebra aquele clima de que todo o táxi é igual, deixa mais original. Bem que aqui também poderia ter uns táxis assim ^^
    Abraços!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Legal mesmo!!!! Deu outra cara para os táxis de Sapporo!
    Ficou mais divertido e deu uma quebrada na sobriedade dos táxis né !
    Obrigada pelo comentário! 🙂
    Abraços!

  3. Rodrigo

    Realmente foi boa a ideia!! :mrgreen:
    É um diferencial em relação a outros lugares

  4. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    Legal mesmo… É a cara do Japão rs!
    Abraços!

  5. Pingback: As Super Scooters Japonesas | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *