Moda no Japão – Ganguro Fashion Style
Ganguro Moda Fashion Style (ガングロ; “Black Face Girls”)
No Japão temos a oportunidade de conhecer de perto várias tribos que compõe o cenário urbano de Tóquio. Dentre estas tribos estão as Lolitas, Visual kei, Dekora, Gyaru, Kogal, entre outras. Uma outra tribo que chama muito a atenção é o Ganguro, uma moda que tornou-se popular nas décadas de 1990 e 2000.
A palavra Ganguro significa literalmente “cara preta” e é derivada da gíria Gangankuroi (ガンガン 黒い) e se caracteriza por um rosto extremamente bronzeado, conseguido através de bronzeamento artificial. Dizem que o estilo Ganguro é influenciado pelo folclore japonês como fantasmas e demônios.

Acredita-se que a tendência fashion Ganguro tenha se originado especialmente em Shibuya e Ikebukuro e teria começado como uma espécie de movimento em oposição às regras tradicionais de moda impostas pela sociedade japonesa, tais como pele pálida, cabelos escuros e maquiagens e roupas em tons neutros e pastéis.
Insatisfeitas com os padrões tradicionais de beleza, muitas meninas jovens e rebeldes e no auge dos seus 20 anos de idade, passaram a deixar a pele bronzeada ao extremo, ganhando o apelido de Gangankuroi “Black Face Girls” (Garotas da Cara Preta). A partir de então, nasceu mais um estilo de moda nas ruas de Tóquio.

Dentre as principais características além da pele negra artificialmente, estão os cabelos multicoloridos e a maquiagem exótica.
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui para seguir nosso canal no WhatsApp
Costumam pintar de branco os lábios e ao redor dos olhos e usam também cílios postiços, lentes de contato coloridas, pedras decorativas faciais (de plástico) e purpurina no rosto e abaixo dos olhos.
Também tem muitas semelhanças com a subcultura Kogal, como a pele bronzeada por exemplo, o que faz com que sejam frequentemente confundidas.
No entanto, são subculturas distintas pois o estilo Kogal, é na verdade inspirada pela moda americana, mais especificamente a moda entre as garotas californianas.

O vestuário de uma típica Ganguro Gal é composto de peças coloridas, incluindo mini-saias, cangas e diversos acessórios como brincos, anéis, colares havaianos, braceletes e sapatos plataforma. Seu visual é muito parecido com o estilo Yamamba ou Mamba, que significam literalmente “bruxa da montanha”.

Enfim, é comum essas três subculturas serem confundidas, ainda mais pelos estrangeiros que não conhecem a fundo essas tendências da moda tão populares nos bairros de Tóquio, como Harajuko, Shibuya e Ikebukuro! Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais sobre a subcultura Ganguro. 🙂
Uma vez eu vi uma reportagem que mostrava algumas garotas japonesas (não sei se era uma tribo urbana) com a pele extremamente brozeada e cabelos trançados estilo afro. Na reportagem elas ouviam o rapper 50 cent. Elas tinham interesse pelo estilo de vida negro estadunidense.
Muito legais os estilos que se ve pelo Japão afora!
Não conhecia esta tribo, se o objetivo é fugir do pradrão tradicional japonês de moda com certeza essas garotas conseguiram
Oi Douglas!
Eu não mencionei no post, mas as Ganguro tem realmente uma tendência por músicas estilo Hip Hop! E tem algumas que optam pelo cabelo afro, cheio de dreads.
Oi Rodrigo!
Pois é, em Tóquio e algumas cidades do Japão existem muitas subculturas interessantes para se conhecer! É um país cheio de contrastes e é isso que o torna tão único e especial!
Abraços!
O vestuário é bem bonito, porém se bronzear ao extremo desse modo acaba que não ficando muito legal na minha opinião. ~_~
Abraços!
Oi Douglas!
Quando eu vi essas meninas pela primeira vez, me assustei muito com a maquiagem que usam, pois no Brasil não estamos acostumados com esse estilo. Com o tempo, acabei acostumando com os estilos diferentes que há no Japão, e hoje sinto até falta! Na minha opinião, a moda no Japão se difere de qualquer lugar do mundo, pois cada um segue a tendência que gosta e não o que a sociedade impõe. Abraços!