Oden, um prato muito popular no inverno japonês


oden, um prato popular no inverno no Japão

Oden, um prato muito popular no inverno japonês
A culinária japonesa é mesmo espetacular e há sempre coisas novas para experimentarmos a cada estação. No inverno por exemplo, os pratos quentes são uma ótima pedida e um prato que faz muito sucesso na Terra do Sol Nascente é o Oden (おでん). Pode ser encontrado com facilidade em lojas de conveniências, em barraquinhas de rua e também em supermercados e alguns restaurantes.

Trata-se de uma variedade de alimentos cozidos em caldo dashi e molho de soja. Os ingredientes podem variar dependendo da região, mas entre os mais comuns estão o yude tamago, Konnyaku, daikon, Atsu-age, shiratake, Gyuu suji, Chikuwabu, Mochiiri Kinchaku, Tsukune, entre outros.

Por não ser muito popular fora do Japão, muitas pessoas tendem a olhar esse prato com desconfiança. Eu mesma era uma delas. Mas depois de prová-lo, fiquei encantada com o sabor desse prato, sem contar que ajuda um bocado a esquentar o corpo nos dias frios. Se você ainda não experimentou, vale a pena dar uma chance ao oden. Tenho certeza de que não irá se arrepender… (^_-)/

Para que você se sinta mais familiarizado com o Oden confira alguns dos principais ingredientes que compõem esse prato, conhecido por seu aroma inconfundível e sabor distinto.

1. ゆで卵 Yude tamago

Yude tamago (ovos cozidos) acabam por adquirir a cor e o sabor salgado do caldo. Só é preciso tomar cuidado na hora de saboreá-lo, especialmente se for apanha-lo com um hashi. Um descuido e o ovo pode voltar para a tigela e consequentemente o caldo pode respingar em sua roupa.

2. こんにゃく Konnyaku

Konnyaku é um alimento produzido a partir da batata konjac (Amorphophallus konjac), uma planta nativa do leste asiático. O Konnyaku está presente em uma infinidade de pratos japoneses e ao ser cozido no caldo do oden, este alimento adquire um sabor inigualável.

3. 白滝 Shirataki

Shiratake é uma espécie de macarrão feito a partir do Konnyaku. Para facilitar a degustação, uma porção do macarrão shirataki é enrolado e amarrado nele próprio. Seu sabor é suave ao paladar.

4. がんもどき Ganmodoki / 厚揚げ Atsuage

Ganmodoki é uma espécie de bolinho em forma de disco feito com tofu frito e legumes e Atsuage são pedaços grandes de tofu frito. Se você gosta de tofu, com certeza vai gostar de consumi-lo no oden.

5. さつま揚げ Satsuma-age

Satsuma-age são bolinhos fritos, originários de Kagoshima. Eles são geralmente feitos de bacalhau ou algum outro peixe branco e legumes, geralmente cenoura desfiada. Uma delícia!

6. ロールキャベツ Rooru kyabetsu

Rooru kyabetsu é uma trouxinha de repolho recheada com carne moída de frango ou porco.

7. 牛すじ Gyuu suji

Gyu Suji (Tendão de Boi). Sim, no Japão este ingrediente entra em vários pratos, assim como o nankotsu 軟骨 (cartilagem). Sua consistência é gelatinosa, lembrando o mocotó do boi. Pode parecer estranho para muitos estrangeiros, mas não custa nada experimentar não acha?

8. 大根 Daikon

Daikon (Nabo), é sem dúvida nenhuma, um dos ingredientes principais de um oden. Sua consistência é macia por fora, mas firme por dentro e o caldo é totalmente absorvido por ele. Muito bom!

9. ちくわぶ Chikuwabu

Chikuwabu é uma massa feita de peixe, farinha, água e sal. Muitos podem achar o sabor do Chikuwabu sem graça, mas muitos gostam… Eu particularmente gosto muito.

10. つくね Tsukune

Tsukune (Almôndega de Frango) é um bolinho feito a partir de frango moído. No Japão, podemos encontra-lo durante todo o ano, mas durante a temporada de oden, você pode apreciá-lo com esse delicioso caldo. Não sei você, mas este é um dos ingredientes que mais gosto no oden.

11. 焼ちくわ Yaki chikuwa

Outro ingrediente essencial no oden é o chikuwa. Diferente do chikuwabu, este ingrediente é levemente frito antes de ser adicionado ao caldo. A consistência do Chikuwa é macia e esponjosa.

12. 餅入り巾着 Mochiiri Kinchaku

Mochiiri Kinchaku se parece com pequenas bolsas, feitos de tofu frito. Dentro dele, encontramos mochi (bolo de arroz). Normalmente, este ingrediente é um pouco mais caro que os demais.

Os Molhos de Oden

Quando você compra Oden em uma loja de conveniência, você pode escolher alguns tipos de molhos como acompanhamento. Você pode mergulhar os ingredientes separadamente em algum desses molhos ou então adiciona-los ao caldo. Eles deixam o oden ainda mais delicioso!

Karashi からし

Um pouco mais picante que a mostarda ocidental, este é o molho básico para os amantes de Oden.

Misotare みそたれ

Este molho de pasta de soja tem um sabor um pouco forte e por isso eu gosto de adicioná-lo ao caldo para que assim fique bem diluído.

Yuzugosho ゆずごしょう

Yuzugosho é um pouco picante e levemente azedo. Misturado ao oden, fica incrivelmente delicioso.

Curiosidade: Pra você ter uma ideia da popularidade desse prato no Japão, existe até um desenho animado chamado Odenkun, onde cada ingrediente é um personagem.

Se você está no Brasil e sente saudade de comer um delicioso oden, que tal prepara-lo em casa? Confira esta receita de oden. E você? Já experimentou oden? O que achou? 🙂

Referências e Imagens: Rocket News 24, Jpninfo

Quer Aprender Japonês?

0 Comentários

  1. Aquele momento que bate a “fome pelo desconhecido”

  2. Andre Do Santos

    Todo sábado tem um restaurante que prepara este prato. O que mais gosto é o taikon. Não sabia o nomes dos ingredientes. Obrigado pelo artigo.

  3. Fabio Gonçalves

    muito legal o post, é neste momento que percebemos que culinaria japonesa não é so sushi e sashimi.

  4. Letícia de Fátima

    Eu descobri o Oden por causa do anime xxx holic, onde o Watanuki descobre uma barraca de oden onde o vendedor é uma raposa ( no anime explica melhor o por quê disso ). Achei bem interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *