Os belos campos de flores de Hokkaido


flower carpet hokkaido

Os magníficos tapetes de flores de Hokkaido

Muitas pessoas associam Hokkaido com o frio e muita neve. Por estar localizado no norte do país, realmente Hokkaido se caracteriza por invernos bem rigorosos. A região ainda é bem conhecida internacionalmente por causa do Sapporo Snow Festival, um festival onde são apresentadas enormes esculturas de gelo.

Porém, o verão também reserva surpresas agradáveis em Hokkaido e uma delas são os magníficos campos floridos, especialmente nas cidades de Biei e Furano. Os tapetes floridos, repletos de lavanda, girassóis, papoulas, lírios, sálvias e cosmos realmente impressionam a todos os visitantes devido à sua exuberância.

Campos de Flores em Furano

Campos de Flores em Furano, Hokkaido 2
Em Furano, um local bastante conhecido é a fazenda Tomita, com seus belíssimos campos de lavanda. Nesta fazenda, os visitantes tem a oportunidade também de experimentar um saque de sabor especial, feito com flores de lavanda. Já em Biei, vale a pena conhecer as colinas floridas de Shikisai no Oka e Zerubu.

A Fazenda Tomita foi uma das primeiras fazendas da região a cultivar lavandas comercialmente. Porém, devido ao preço mais barato das lavandas importadas, as lavandas de Hokkaido deixaram de ser tão lucrativas. Para estimular a economia da região, afinal muitos vivem do cultivo das flores, passou-se a estimular o turismo.

Campos de Flores em Furano, Hokkaido

A Fazenda Tomita possui também observatórios, cafés e lojas que vendem uma grande variedade de produtos à base de lavanda e é bastante movimentada durante a alta temporada. Em 2008, a Fazenda Tomita inaugurou uma outra fazenda, com 14 hectares, distantes 4 quilômetros a leste da fazenda Tomita.

Esta fazenda oferece passeios de 15 minutos nos campos de lavanda em um trem chamado “Lavender Bus”. Pra quem está na fazenda Tomita e deseja visitar os belos campos floridos de Biei, vale a pena pegar o trem Norokko, pois ele faz o percurso diariamente entre essas duas áreas nos meses de junho e agosto.

Campos de Flores em Furano, Hokkaido 3
Furano fica situado em um vale, ao longo do rio Sorachigawa, região central de Hokkaido e dentro do Parque Natural Furano Ashibetsu. Por estar localizado bem no meio de Hokkaido, Furano ganhou o apelido de “Heso”, que significa umbigo. Existe até um festival famoso por lá, chamado Furano Heso Festival.

O nome “Furano” é de origem Ainu (uma etnia indígena de Hokkaido). Vem da palavra “Furanui”, que significa “chama perfumada”. Apesar da maior visitação acontecer no verão, Furano tem atividades ao ar livre em todo o ano, como Rafting pelo rio Sorachi-gawa, voos de balão de ar quente e esqui durante o inverno.

Fazenda Tomita em Furano fotos

Campos de flores em Biei

A paisagem pitoresca da área de Biei e Furano mexe com todos os nossos sentidos: visão, audição e olfato. Durante o verão, especificamente entre os meses de julho e setembro (melhor época para admirar as flores), milhares de turistas vindos de toda parte do Japão são atraídos para esta região.

A colina Shikisai no Oka, em Biei tem suas flores espalhadas em uma área de 7 hectares (equivalente a 3 estádios Tokyo Dome). São mais de 10 tipos de flores cultivadas na área, impressionando a todos com suas cores vibrantes.

Campos de flores em Shikisai-no-oka, Hokkaido
Além de apreciar o arco-íris de flores, você também poderá usufruir dos restaurantes e lojas da região. Além dos passeios pela colina no trem Norokko, uma espécie de locomotiva trator, há também a possibilidade de alugar um buggy para percorrer livremente entre os corredores de flores das fazendas de Biei.

Já a Colina Zerubu, oferece uma bela paisagem dos campos de lavandas e girassóis e também uma visão panorâmica das montanhas Asahi e Tokachi. O nome Zerubu deriva da combinação da última sílaba das palavras “Kaze” (vento), “Kaoru” (perfume) e “asobu” (passeio). Este local realmente é um convite para se “divertir nas colinas, apreciar as flores e sentir a brisa perfumada”.

Campos de flores em Biei

Parque de Flores Higashimokoto

Aproveitando que estamos falando de flores e de Hokkaido, aproveito para mostrar um lugar bastante interessante para visitar: O Parque de Flores Higashimokoto, localizado na cidade de Takinoue. O Parque Higashimokoto foi fundado em 1956 e desde de então se tornou um ponto turístico importante na região.

O que nos encanta neste parque é o tapete de flores formadas por milhares de Shibazakuras rosas (Moss Phlox), distribuídas em uma colina com mais de 100 mil metros². As flores florescem anualmente a partir do início de maio até meados de junho. Além da visão incrível, o doce aroma das flores complementa o cenário.

Campos de Moss Phlox (Shibazakura) em Takinoue Flower Park, Hokkaido
Outro local próximo que merece uma visita é o Aoike, uma incrível lagoa azul turquesa, localizado na cidade de Biei, às margens do Rio Bieigawa. Dá uma olhada no mapa abaixo para ver a localização de Furano, Biei e Aoike.

Mapa Furano, Biei e Lagoa Azul

Fontes de Pesquisa: Hokkaido Drive, Japan Guide, Daviegan, Lavander Furano

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. LEGAL NA PROXIMA VEZ QUE IREI AO JAPÃO CON CERTEZA VOU DAR UMA OLHADA AI POIS SÃO MUUUUUUUIIIIIIIITO BONITOS

    Quadro ideias de Katsuya

    recomendaçoes de lugares para ver no japão

    clubes mais comuns nas escolas japonesas

    bom por hj e so mas se eu tiver outra ideia eu mando ok 😀

  2. Irene Campos Godoy

    😀 Lindo!

  3. Douglas Bezerra

    Parece um sonho de tão lindo, as cores tornam tudo isso mágico.
    Queria poder me deitar ali no meio ~_~
    Abraços!

  4. Rodrigo

    Quando se fala em Hokkaido, a tendência de fato é pensar somente em frio e neve.
    Muito interessante ver esse outro lado tão bonito! As flores realmente formam um cenário incrível, parece ser muito bom visitar esses campos!

  5. Japão em Foco

    Oi Pessoal!
    Obrigada pelo comentário de vocês!
    Esses campos floridos de Hokkaido parecem ser mesmo um sonho né não? 🙂 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *