Aoike, a incrível lagoa azul de Hokkaido


Aoiike, a lagoa azul de Hokkaido

Aoike, a incrível lagoa azul de Hokkaido

Quem poderia imaginar que o homem poderia dar um empurrãozinho para que fosse criada essa linda e bela “Lagoa Azul“, localizada às margens do Rio Bieigawa, na cidade turística de Biei, Hokkaido, onde a intensa cor azul turquesa da lagoa se destaca, especialmente durante o rigoroso inverno da região.

Em Hokkaido, a lagoa é chamada de “Aoike” (青い池). Os galhos salientes das árvores deixam o lugar com uma aparência ainda mais mágica, especialmente no inverno, na qual o azul se destaca em meio ao branco da neve, trazendo um cenário único, que tem atraído muitos visitantes nos últimos anos.

Lagoa Azul Hokkaido

Primeiramente, vou explicar a razão desse lago ter aparecido ali. Em 1926, o Monte Tokashi, um vulcão ativo próximo da região, entrou em erupção, na qual fez 144 vítimas, que viviam em duas aldeias. Em 1989, ele entrou em erupção novamente e causou muitos estragos, embora sem vítimas dessa vez.

Como medida de segurança, as autoridades de Hokkaido fizeram uma barragem com blocos de concreto a fim de conter o fluxo da lava e proteger a região, caso houvesse uma nova erupção. Como resultado, a água se acumulou em uma depressão no relevo da área da floresta, formando um lago artificial.

Mas o que ninguém entendia, era do porque daquela cor azul turquesa, que dependendo do ângulo poderia oscilar para verde. Na verdade, até o momento existem algumas hipóteses para as causas desse incrível fenômeno natural.

A mais provável é que a cor seja atribuída devido à presença de hidróxido de alumínio na água, provavelmente vinda das águas termais de Shirogane.

O hidróxido de alumínio, acabou por criar um coloide (uma solução de partículas microscópicas), que com o reflexo do sol, transforma a cor do lago nesse estonteante azul turquesa. Isso é para a gente ver como a Natureza é perfeita. O local é mais visitado no verão, pois o clima está mais favorável.

Como chegar na Lagoa Azul

Para chegar na Lagoa Azul pega-se a estrada 966, que liga centro de Biei ao Tokachidake Onsen ou Shirogane Onsen. O estacionamento é gratuito e de lá para o Aoiki, leva-se em torno de 5 a 10 minutos à pé. Há ônibus também que saem da estação de Biei. Custa ¥ 600 a passagem, leva-se 30 minutos e há 5 viagens por dia.

Na lagoa em si não há muita coisa para se fazer, a não ser apreciar a natureza, incluindo a bela floresta e também algumas estruturas de concreto do sistema de controle de erosão. Porém, nas redondezas há algumas atrações como as belas colinas de lavandas, girassóis, e uma infinidade de flores como cosmos.

Tem ainda a fazenda Tomita, Parque Hinode, Shikisai no Oka (Colina das quatro estações), Fazenda Sasaki, o planalto Hoogakudai, Tokachidake Onsen ou Shirogane Onsen, entre outros. Um espetáculo esses lugares não é? Para ver mais lugares para visitar na região, acesse o site: Yokoso Japan.

Assista ao vídeo da Lagoa Azul

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. Douglas

    Essa água azul é linda, nem parece água, parece mais amaciante.
    Quero o mais rápido possível ir para o Japão, para vê essas coisas cabulosas que só lá tem.
    É tão bonito que nem parece de verdade.
    Abraços!

  2. Japão em Foco

    É um lugar incrível né… Achei lindo demais também, por isso resolvi compartilhar com vocês! Abraços!

  3. Nossa O [Japão Em Foco] Só Faz Eu Fica Cada Dia Mais Loco Pra Ir Pro Japão hehehe

  4. Japão em Foco

    Oi Pedro!
    Que bom que você gostou da incrível lagoa azul de Hokkaido. Sempre que possível, trarei lugares incríveis do Japão aqui para o nosso cantinho! Abraços!

  5. Keeh

    Lindo demais esse lugar me apaixonei. Quero ir para o Japão, pooq e um lugar lindo de natureza alem disso sua cultura e espetacular u.u

  6. Luis

    Quem sabe não pode ser um presente da natureza? rs rs. Lindo de mais esse lago. O Japão está mais do que de parabéns pela preservação do patrimônio ambiental. O Blog é muito bom

  7. Marcos de Souza

    Ja falei……. Eu amo o JAPÃO…..

  8. Japão em Foco

    Oi Keeh!
    Oi Luís!
    Oi Marcos!
    Muito lindo esse lago azul de Hokkaido né?
    Parece até surreal…
    Que bom que gostaram do artigo!
    Abraços!

  9. Canal do Desesperado

    E o foda-se?

  10. Canal do Desesperado

    Ta bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *