Os Cinco Princípios do Reiki


5-principios-do-reiki

Os Cinco Princípios do Reiki

O Reiki (霊気) é uma prática espiritual criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui. A palavra “REI” significa “energia cósmica universal” e e “KI” significa “energia vital”. Portanto, o significado literal de Reiki é “Energia Vital Universal”.

Segundo esta prática espiritual, a energia vital é manipulável através da imposição de mãos e através desta técnica, os praticantes acreditam ser possível canalizar a energia universal a fim de restabelecer um suposto equilíbrio natural, não só espiritual, mas também emocional e físico.

O sensei Mikao Usui acreditava que para alguém praticar reiki e transferir a energia de cura para outras pessoas, em primeiro lugar deve estar consciente de sua própria saúde e bem-estar. Para isso, Mikao Usui desenvolveu cinco princípios essenciais (GOKAI) para seus alunos aplicarem em sua vida:

Os cinco Princípios do Reiki (Gokai)

Kyo dake wa Okoru-na
今日丈けは怒るな。
Só por hoje, não se zangue

Kyo dake wa Shinpai suna
今日丈けは心配すな。
Só por hoje, não se preocupe

Kyo dake wa Kansha shite
今日丈けは感謝して。
Só por hoje, expresse gratidão

Kyo dake wa Gyō wo hakeme
今日丈けは業をはけめ。
Só por hoje, trabalhe duro

Kyo dake wa Hito ni shinsetsu ni
今日丈けは人に親切に。
Só por hoje, seja gentil com os outros

Um pouco da história de Mikao Usui:


Link do vídeo (Youtube)

”Os Princípios do Reiki” são espécies de mantras que devem ser recitados diariamente. São ferramentas essenciais para o desenvolvimento do Ser Humano e devem ser seguidos por todos aqueles que desejam manter a mente e o corpo saudáveis e que buscam o aperfeiçoamento espiritual constante.

Conheça o significado desses princípios:

Só por hoje, não sinta raiva

A raiva é uma força destrutiva que machuca não só os outros, como a nós mesmos. A raiva nos deixa mais longe do amor e da compaixão, minando nossa energia vital e deixando nosso corpo susceptível à inúmeras doenças. Procure evitar, com todas as forças, que a raiva se apodere da sua alma.

Só por hoje, não se preocupe

A preocupação, assim como a raiva também corrompe nossa energia vital. Enquanto a raiva lida com o que já aconteceu, a preocupação normalmente lida com algo que ainda não ocorreu. A preocupação normalmente ocorre pelo medo de mudanças e muitas vezes é algo que não está sob nosso controle.

Só por hoje, seja grato

Devemos sempre ser gratos por todas as bênçãos que nos cercam. Se vivermos em um estado de gratidão, valorizando e agradecendo pelas bênçãos que recebemos, podemos transformar atitudes e pensamentos negativos em algo positivo. A gratidão também atua como um imã, atraindo boas energias.

Só por hoje, trabalhe duro

Por mais humilde e simples que seja o nosso trabalho, sempre podemos melhorar de alguma forma. Dar o melhor de si, trabalhar duro e honestamente, sem medir esforços, engrandece nossa alma e nos faz crescer materialmente e espiritualmente.

Só por hoje, seja gentil com os outros

Todos nós devemos tentar mostrar bondade para com os nossos semelhantes. Devemos honrar todas as coisas vivas e ser tolerante com a maneira como os outros escolhem viver suas vidas. Todos os seres vivos fazem parte do mesmo Universo e é preciso que todos vivam cercados por harmonia, respeito e amor.

Benefícios de praticar Reiki

Embora o Reiki seja uma prática japonesa sem comprovações científicas, tem sido adotada em diversos hospitais pelo mundo. Conhecido como “Manbyō no reiyaku” (remédio milagroso para todas as doenças), a terapia REIKI independe de cor, raça, religião, idade ou sexo para ser aprendida ou recebida.

A terapia holística Reiki tem sido muito utilizada para o tratamento de diversas condições e enfermidades tais como estresse, ansiedade, baixa auto-estima, conflitos familiares, amenização e cura de dores diversas, câncer, bem-Estar físico e espiritual, recuperação acelerada de fraturas, etc.

O Reiki abraça o conceito de que corpo, mente e espírito estão inteiramente interligados e que muitas doenças ocorrem em razão de um desequilíbrio em nossa energia vital. O Reiki, entra como terapia complementar, restabelecendo essa energia e auxiliando no tratamento de diversas condições de saúde.

Livros sobre Reiki, se quiser saber mais sobre o assunto

 

Reiki Japonês
(Johnny De’carli)
Reiki Para Crianças
(Johnny De’carli)

Reiki Para Iniciantes
(David Vannelis)
Reiki Para Todos
(Roberto King)

 

 

Referências: Wikipedia, Indigo Intentions

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *