Dia do Tofu: Confira belas criações com tofu!


tofu art

O Nihon Tofu Kyokai (日本豆腐協会), ou Associação de Tofu no Japão, decidiu em 1993 que o dia 2 de outubro e o dia 12 de cada mês seria o Tofu no Hi (豆腐の日), ou seja, Dia de Tofu. A razão para a escolha do 2/10 é porque pode ser lido em japonês como “to” (十) “fu” (二).

O Tofu é um alimento saudável tradicional feito de soja e água. Ele contém proteínas de alta qualidade e é chamado de “Carne do Campo”. Existem principalmente dois tipos diferentes de tofu no Japão: kinugoshi dofu – tofu de seda (絹ごし豆腐) e momen dofu – tofu de algodão (木綿豆腐). O sabor, a textura e os valores nutricionais são distintos entre os dois.

Além disso, trata-se de um alimento muito versátil, podendo ser consumido quente ou frio com molho de soja, tal como o hiya yakko (冷奴). Existem muitas receitas da culinária japonesa onde podemos incluir o tofu como Tofu Mapo, Agedashi-dofu, Sukiyaki, entre outras.

Há ainda quem prefira fazer algo diferente com o tofu. Com um pouco de criatividade, como demonstrado por @inu1dog1, um usuário do Twitter, é possível fazer belas criações com tofu, cortando, esculpindo e compondo seu tofu de diversas maneiras! Confira:

Muito legal essas criações não é mesmo? Belas inspirações pra quem gosta de tofu. E aí? Já tinha imaginado que o tofu tinha todo esse potencial artístico? Comente! 🙂

Fontes: grapee.jp, twitter/@inu1dog1

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Natally

    Os japoneses tem cada ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *