Sansai, os vegetais das montanhas japonesas!


sansai, verduras japonesas

Não importa a estação, não importa a região, os vegetais desempenham um papel central na culinária tradicional japonesa. No entanto, existe alguns vegetais que florescem nas montanhas durante a primavera que são muito especiais para os japoneses.

Esses vegetais sazonais silvestres são chamados de “Sansai” (山菜) e podem ser consumidos de diversas maneiras: Cruas, cozidas, fritas, etc. Esses vegetais foram muito importantes, quando a escassez de alimentos e a fome assombrava a população décadas atrás.

Além de terem se tornado parte da culinária tradicional japonesa, os vegetais da montanha também são frequentemente usados ​​como ingredientes para o Shōjin Ryōri, nome dado à culinária vegetariana servida em templos budistas. Vamos conhecer alguns deles?

1. Yama Udo

Yama udo (山うど) é um tipo de aspargo da montanha com brotos e folhas comestíveis. Descasque a camada externa verde resistente para revelar uma carne branca tenra e crocante que lembra o aipo. É melhor molhar o yama udo fresco com um pouco de vinagre ou suco de limão por cerca de 30 minutos antes de cozinhar para remover qualquer amargor.

Os brotos podem ser grelhados, salteados ou em conserva, enquanto as folhas podem ser adicionadas a sopas e saladas ou amassadas ou ser empanada e frita como tempura.

2. Tara no Me

Tara no me (たらの芽) é uma planta deliciosa e nutritiva e é frequentemente considerada o rei dos vegetais silvestres. Esta planta comestível é colhida à mão, mas não pode ser comida crua por ser bastante amarga. Em vez disso, os tara no me são fervidos ou ficam de molho em água para remover o amargor. É muito consumido como tempura.

3. Kogomi

Kogomi (コゴミ) é uma espécie de planta nativa do Japão e é facilmente distinguida por se assemelhar a uma samambaia espiral enrolada. Esta planta é um dos vegetais selvagens mais amargos, sendo necessário um processo para remover o seu amargor através da fervura e secagem. Geralmente é cozido em molho de soja e caldo dashi, atenuando seu sabor.

4. Yomogi

Yomogi (蓬) é uma planta nutritiva que é abundante em todo o país. As folhas jovens da planta yomogi são consumidas especialmente no início da primavera, quando as folhas são mais tenras. Yomogi pode ser adicionado em diversas receitas como cozidos, ensopados e até mesmo na preparação de doces à base de mochi (bolo de arroz).

5. Koshiabura

Koshiabura (コシアブラ) parece um broto alongado com pequenas folhas na ponta. Este vegetal costuma ser fervido e depois adicionado em algumas receitas como takikomi gohan e tempura. Koshiabura é conhecida como “rainha do sansai”, os famosos “vegetais da montanha”) e também é conhecida por suas propriedades medicinais.

Bom, esses são apenas alguns exemplos de “Sansai”, os vegetais da montanha japoneses. Pode ser que você já tenha consumido alguns deles em algum prato japonês e nem tenha percebido. Na primavera é comum ver esses vegetais disponíveis pré-cozidos em muitos supermercados em todo o Japão. Você ja experimentou algum deles? Compartilhe conosco.

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Pingback: 17 Razões Para Você Conhecer Kyoto | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *