17 Razões pelas quais Você Precisa Visitar Kyoto pelo Menos Uma Vez na Vida!


Motivos para conhecer Kyoto

Há muitos locais no Japão onde podemos mergulhar na vibrante cultura do país, mas acredito que nenhum lugar oferece uma maior riqueza de história e tradição do que a antiga capital Kyoto. Este lugar é simplesmente considerado o coração cultural e histórico do Japão.

Desde a natureza exuberante, além dos templos históricos e santuários coloridos, à misteriosa cultura das gueixas e ao luxo artístico e gastronômico do kaiseki ryori, enfim são muitos os motivos que fazem de Kyoto um dos destinos imperdíveis no Japão para qualquer viajante. Confira 17 razões pelas você precisa visitar Kyoto pelo menos uma vez em sua vida.

1. Patrimônio Mundial da UNESCO

Kyoto abriga 17 Patrimônios Mundiais da UNESCO, incluindo três localizados nas cidades vizinhas de Uji e Otsu, conhecidos como Monumentos Históricos da Antiga Kyoto, além de 12 templos budistas, 3 santuários xintoístas e 1 castelo histórico. Nenhuma viagem a Kyoto pode ser considerada completa, sem visitar pelo menos alguns desses locais incríveis.

2. Templos e Santuários Históricos

Kyoto é o lar de mais de 1.600 templos budistas históricos com muitos que remontam a mais de um milênio. O distrito mais famoso é Higashiyama, onde você pode encontrar alguns dos melhores e mais antigos templos no Japão, como o célebre Templo Kiyomizu-dera.

Além disso, Kyoto é o lar de mais de 400 santuários coloridos dedicados à mais antiga e autêntica religião do Japão, o Xintoísmo. Eles estão espalhados por toda a cidade de Kyoto e alguns dos mais famosos incluem Fushimi Inari Taisha, Heian Jingu e Yasaka Jinja.

3. As flores de cerejeira

Se você puder ir a apenas um lugar no Japão para ver as flores de cerejeira, escolha Kyoto, pois foi este local que inspirou o termo hanami, que significa “Contemplar ou apreciar flores”. Além disso, Kyoto tem excelentes pontos de visualização do sakura (flores de cerejeira).

4. Festivais Centenários

Kyoto é o lar de três grandes festivais que figuram entre os mais antigos do mundo. Um deles é o Aoi Matsuri, que acontece em maio em dois importantes santuários xintoístas. Já o Gion Matsuri é um festival que acontece em julho e conta com enormes carros alegóricos.

O mais novo dos três festivais é o centenário Jidai Matsuri (Festival das Eras), que acontece em outubro. Trata-se de um festival celebrado por pessoas de todas as idades, que usam roupas da época, representando vários períodos e personagens na história feudal japonesa.

5. Castelos Samurai

Kyoto é o lar de castelos samurais históricos. O Castelo Nijo, por exemplo, é conhecido como a antiga residência oficial de Kyoto dos poderosos Shoguns da Era Tokugawa que governaram o Japão por mais de 250 anos. Ele foi projetado para mostrar o prestígio e riqueza feudal.

6. A experiência de vestir um Kimono

Vestir kimono em Kyoto Vestir quimono em Quioto

A experiência de vestir um Kimono e passear pelas ruas de Kyoto vai fazer você ter a sensação de ter voltado no tempo ou então que saiu de uma tradicional gravura ukiyo-e. Já se imaginou sendo confundida com uma geiko, uma das famosas gueixas de Kyoto? Legal né? 🙂

7. Jardins sublimes

Dê um passeio em um dos muitos lindos jardins de Kyoto, projetados pelos senhores feudais e shoguns samurais. Há muitos lugares ao redor de Kyoto para desfrutar destes jardins pacíficos em templos e santuários, parques públicos e Ryokan (pousadas tradicionais).

Um dos jardins mais famosos de Kyoto é o Jardim Zen no Templo Ryoan-ji, que apresenta 15 rochas místicas flutuando em um mar de areia branca pura. Vale a pena conferir!

8. Hospedar-se em um Ryokan tradicional

Quer experimentar a famosa hospitalidade japonesa conhecida como Omotenashi? Então hospede-se em algum ryokan (pousada tradicional) ou machiya (casa tradicional de Kyoto). Estes lugares são fantásticos para todos aqueles que querem experimentar uma acomodação autêntica japonesa e vivenciar como era antigamente o estilo de vida local.

9. Os 10.000 portões de Fushimi Inari

Santuário Fushimi Inari 1

Kyoto oferece muitos locais impressionantes, mas a visão dos 10.000 portões de torii vermelhos do Santuário Fushimi Inari é única para a vida toda. Se você tiver tempo e disposição, você tem a oportunidade de caminhar todo o trajeto que leva até o cume do Monte Inari.

10. Culinária de Kyoto

Kyoto tem uma rica e histórica tradição gastronômica com vários estilos culinários que perduram há séculos. No local, você terá oportunidade de experimentar as luxuosas refeiçõeskaiseki ryori, ou simplesmente relaxar e aproveitar os benefícios de saúde da culinária tradicional budista chamada Shojin ryori, que consiste em ser vegetariana.

Além disso, depois de Tóquio, Kyoto é o segundo local do Japão a ter mais restaurantes que ostentam estrelas Michelin. Isso inclui não apenas a tradicional cozinha japonesa (kaiseki ryori), como também restaurantes voltados para a culinária moderna e internacional.

11. Gueixas e Maikos

gueixas em Kyoto

Kyoto é o berço da cultura Maiko e Gueixa (Geiko, no dialeto local). Um dos melhores locais para encontra-las é o distrito Gion, conhecido como o Distrito das Gueixas. No entanto, elas também podem ser vistas na Hanami-koji Street e Ponto-cho, áreas com arquitetura antiga bem preservadas de Kyoto com suas casas de chá e restaurantes tradicionais.

Se você fizer uma visita à Kyoto durante o mês de abril, você ainda tem a oportunidade de assistir o festival Miyako Odori, com apresentações de dança tradicional das gueixas.

12. A folhagem de outono

Se as flores de cerejeira oferecem uma visão espetacular durante a primavera em Kyoto, as folhagens coloridas e douradas do outono não ficam nada atrás. Além disso, no outono o clima é agradável e propicia os passeios pelos belos pontos turísticos de Kyoto.

13. A floresta de bambu

Nos arredores de Kyoto podemos vislumbrar com belíssimos cenários naturais. Um deles é a Floresta de bambu em Arashiyama, localizado entre o Templo Tenryu-ji e o Santuário Nonomiya. Impossível não sentir uma atmosfera de paz ao caminhar pelo trajeto de 500 metros de comprimento entre os altos talos de bambu que se movem suavemente com a brisa.

14. Doces tradicionais japoneses

Curte doces com sabores exóticos? Então não pode deixar de experimentar os famosos doces de Kyoto. O local é famoso não só por sua culinária como também por suas sobremesas “parfaits” feitas com Uji matcha, uma marca premium de chá verde, sem contar com os wagashi (doces tradicionais japoneses) cuja doçura contrasta maravilhosamente com o matcha.

Se você é um amante de chá verde, então estará no paraíso do matcha em Kyoto. Guloseimas de Matcha podem ser encontradas em todos os lugares e incluem deícias como sorvete, chocolate, biscoitos, puffs de creme, bolos e confeitaria yatsuhashi tradicional.

15. Saquê Tradicional

O saquê começou a ser fabricado em Kyoto no século XVI, especialmente na região de Fushimi onde se encontram algumas das cervejarias de saquê mais famosas do Japão. Se você é um entusiasta de saque saiba que nesses locais você terá a oportunidade de experimentar alguns dos melhores saques disponíveis em uma grande variedade de sabores.

16. Restaurantes sobre rios e cachoeiras

Kibune Kawadoko (kyoto)

Kawadoko (Noryo-yuka) são restaurantes suspensos sobre rios e cachoeiras. Em Kyoto, esses restaurantes são muito populares especialmente no verão. É uma ótima maneira de se refrescar e se conectar com a natureza além da oportunidade de apreciar belos cenários.

17. Kyoto International Manga Museum

Kyoto International Manga Museum é o maior museu de mangá do Japão e exibe a história da publicação de mangás no Japão. Este é um destino obrigatório para qualquer fã de cultura pop com uma coleção de cerca de 300.000 exemplares de quadrinhos e mangás. Se você quer dar uma pausa nos santuários tradicionais, não deixe de visitar este santuário dos mangás.

E aí? Já teve oportunidade de conhecer Kyoto? O que achou? Compartilhe conosco suas impressões sobre esse local tão rico de história e tradição. 🙂

Fonte: theculturetrip.com

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Pingback: Conheça o Santuário dos Coelhos, em Kyoto | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *