Sekihan, um prato para ocasiões especiais


sekihan

Apesar de ser um prato barato e de preparo muito simples, o Sekihan é considerado um prato que traz alegria e boa sorte, sendo muito consumido em celebrações.

Sekihan (赤飯) é um prato muito popular no Japão. É feito de arroz glutinoso, feijão vermelho Azuki (小豆) e sementes de gergelim, que são tradicionalmente preparados para celebrar momentos importantes. Ele também é conhecido como “Arroz Vermelho” por causa da sua aparência, resultado do caldo do feijão azuki que colore o arroz durante o cozimento.

Na cultura japonesa, o Sekihan é considerado um alimento que traz boa sorte e, portanto, também costuma ser um prato perfeito para parabenizar uma pessoa querida quando consegue alcançar uma conquista, seja acadêmica, no trabalho ou ainda na vida pessoal.

Este prato é frequentemente consumido em ocasiões especiais casamentos, aniversários e em dias festivos como o Shichigosan por exemplo. As mães costumam prepara-lo para seus filhos quando entram na adolescência, como forma de os felicitar pelo seu crescimento. Também costuma ser preparado quando os filhos se formam na escola ou universidade.

sekihanImagem: photo-ac.com

Também é muito comum que preparem este prato para o Okuizome, ritual de passagem simbólica que se faz quando os bebês completam 100 dias de vida.

O sekihan é tão conectado com as celebrações que a frase “Vamos comer sekihan” adquiriu um significado de “Vamos comemorar”. Acredita-se que o sekihan é usado em celebrações porque sua cor vermelha simboliza, na cultura japonesa, alegria e felicidade.

Normalmente ele é consumido logo após o preparo ou servido à temperatura ambiente, como em um bentō (marmita) ou onigiri (bolo de arroz), por exemplo. O sekihan tradicionalmente é acompanhado de gomashio, uma mistura de sal e gergelim levemente tostado.

Receita de Sekihan (4 Porções)

Ingredientes:

300g de arroz glutinoso (mochigome)
40g de feijão azuki
1/4 de colher de chá de sal

(Para o tempero gomashio)
1 colher de sopa de sementes de gergelim preto
1/4 de colher de chá de sal

Modo de Preparo

1. Primeiro, coloque o feijão azuki em uma peneira, lave-o e deixe escorrer. Em seguida, coloque o feijão em uma panela, cobrindo com água até que os grãos estejam completamente submersos. Deixe ferver e escorra a água quente.

2. Coloque o feijão na panela novamente, adicione 600ml de água e ferva em fogo médio. Assim que a água começar a ferver, abaixe o fogo, coloque uma tampa e deixe ferver por 18 a 20 minutos. Mantenha o fogo bem baixo para evitar que os feijões cozinhem rápido demais e acabem se partindo.

3. Após cerca de 18 minutos, abra a tampa e experimente um grão de feijão para verificar a textura. Se estiver macio, com exceção da parte bem ao meio, é hora de desligar o fogo.

4. Usando uma peneira e uma tigela, escorra os feijões azuki e reserve a água que foi utilizada no cozimento. Cubra os feijões com um filme plástico ou com uma tampa para evitar que se ressequem.

5. Coloque a tigela com a água do cozimento do feijão dentro de uma outra tigela maior contendo água gelada para resfriar. Use uma concha para pegar um pouco de água do cozimento e despejar novamente na mesma tigela menor, fazendo com que o líquido oxide ao entrar em contato com o ar. Isso ajuda o líquido a obter uma coloração mais clara e brilhante.

6. Coloque o arroz em uma peneira. Lave gentilmente. Em seguida, misture e lave bem o arroz esfregando os grãos uns contra os outros com as mãos, cerca de 10 vezes. Lave duas vezes. Deixe o arroz na peneira por cerca de 10 minutos para escorrer.

7. Assim que a água do cozimento do feijão tiver resfriado a temperatura ambiente, coloque o arroz em uma panela e despeje 330ml da água do feijão. Caso tenha menos que 330ml, simplesmente acrescente um pouco mais de água para chegar ao volume estipulado.

8. Deixe o arroz absorver o líquido avermelhado por cerca de 30 a 40 minutos. Acrescente sal e misture. Coloque os feijões azuki por cima do arroz, tampe a panela e cozinhe em fogo médio.

9. Quando começar a ferver, mude para fogo baixo. Ferva por mais 12 minutos. Depois disso, desligue o fogo. Mantenha a panela tampada e deixe o arroz e o feijão no vapor por 10 minutos.

10. Vamos preparar o tempero chamado “gomashio”. Coloque as sementes de gergelim preto e sal em uma panela e toste em fogo baixo. Assim que as sementes começarem a liberar um aroma, depois de cerca de 1 minuto, espalhe a mistura sobre um papel para resfriar. Aí está o “gomashio”.

11. Separe os grãos de feijão azuki do arroz e coloque-os de lado. Afofe o arroz. Espalhe o arroz em uma travessa grande e então, acrescente os grãos de feijão por cima. Use um leque para resfriar. Levante a mistura do arroz e feijão pelas bordas usando uma espátula e continue abanando o leque. Assim que tiver resfriado, sirva em tigelas ou na típica caixa laqueada chamada “juubako”. Salpique um pouco do tempero gomashio e saboreie.

Fonte da receita: nhk.or.jp
Imagem do topo: photo-ac.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *