Sprays refrescantes ajudam a vencer o calor no Japão

Sprays refrescantes ajudam a vencer o calor no Japão
O verão promete ser quente este ano no Japão. E para driblar o calor e também reduzir os gastos de energia, devido aos problemas com a Usina de Fukushima, os japoneses encontram as soluções mais bizarras possíveis, como é o caso da jaqueta com ar condicionado.

Outro item que está se tornando bastante popular na Terra do Sol Nascente são os sprays de espumas refrescantes. Estas espumas na verdade já existem no Japão há anos, porém só nos últimos anos que vem se popularizando, como alternativa de tentar usar menos o ar condicionado.

Podemos encontrá-los facilmente nas prateleiras dos supermercados e lojas de conveniência, ao lado de outros produtos que possuem o mesmo objetivo de refrescar, como géis, toalhas e outros inúmeros artigos.

A forma de usar o spray é simples. Basta esfregar a espuma sobre a pele, para que imediatamente se sinta mais fresco, nem que seja por meros minutos.

Algumas marcas de sprays possui a característica de endurecer em contato com o ar. Isso faz com possam adquir o formato que o usuário quiser, como o Hokkyoku Monogatari (algo como “Contos do Polo Norte”), que libera um jato azul de um material gelado que pode ser modelado e virar colares ou pulseiras.

Existem muitas variedades de sprays refrescantes, mas a maioria deles funciona de maneira semelhante. Alguns deles não duram muito tempo, enquanto outros podem mantê-lo fresco por um bom tempo.

O Ice Spark por exemplo, solta uma substância de até -9 °C que dura menos tempo, mas resfria o corpo de uma forma mais uniforme.


Outras marcas trabalham de forma semelhante a blocos de gelo, enquanto outros criam expansão de bolsas de ar dentro da espuma que liberam ar frio contra sua pele quando eles aparecem.

Além dos sprays projetados para serem aplicados diretamente sobre a pele, há outras específicas para serem pulverizadas sobre toalhas ou artigos de vestuário para resfriá-las antes de usá-las.

Embora pareça uma boa solução, os sprays congelantes oferecem apenas alívio temporário. O Hokkyoku Monogatari por exemplo, a que você pode modelar em várias formas, diz que a sensação de frio só dura cerca de cinco minutos, ou seja, para conseguir se manter fresco é preciso usar o spray diversas vezes por dia.

Mas se você está no Japão, não custa dar uma experimentada nesses produtos, pois apesar da sensação refrescante durar pouco, pode ser uma boa alternativa para driblar o calor nipônico, que cada vez mais se acentua com o passar dos anos. Se já usou alguma desses produtos, que tal compartilhar conosco essa experiência? Não deixe de postar um comentário!

Veja os sprays em ação:

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Pingback: Tsuyu, temporada de chuvas no Japão | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: Sapatos diferentes e exóticos no Japão | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *