Roupas com ar condicionado – Só no Japão

Roupas com ar condicionado – Só no Japão
Para amenizar o calor do verão japonês e também para contornar a escassez de energia elétrica que o país se encontra por causa do terremoto e tsunami que ocorreu em março de 2011, uma empresa japonesa resolveu inventar algo inusitado: o Kuchofuku, que significa literalmente “roupa com ar condicionado”.

Kuchofuku se tornou um grande sucesso, tanto que a empresa já conta com cerca de 1.000 empresas entre os seus clientes, incluindo fábricas de automóveis, siderúrgicas e empresas de construção. A ideia surgiu depois que o governo japonês reduziu a utilização de energia nas casas e empresas em 15% para evitar apagões.

A jaqueta possui uma bateria de lítio, que quando carregada totalmente é capaz de funcionar por aproximadamente 11 horas. Segundo o presidente da empresa, Hiroshi Ichigaya, a energia consumida é irrisória: Uma recarga gasta apenas uma fração da energia que seria utilizada por um ar condicionado.

Ichigaya diz que a jaqueta realmente consegue manter as pessoas com boa refrigeração devido à circulação de ar que ventila através do colarinho e dos punhos. Você pode encontrar a jaqueta para comprar no site Japan Trend Shop.

A jaqueta custa ¥ 11.000 (250 reais) – Uma bagatela, considerando que com um ar condicionado convencional, gastaríamos bem mais a longo prazo. Portanto, na minha opinião o Kuchofuku é um ótimo investimento.

Além da jaqueta, a empresa Kuchofukua Co. Ltd. também lançou outros produtos como gravatas, almofadas e até colchões com o sistema de ventilação e ar condicionado embutidos.

Apesar da ideia já ter sido inventada há um tempo, somente agora ganhou a devida importância e popularidade, afinal transformou-se em uma alternativa para poupar energia nesses tempos tão difíceis de escassez de energia elétrica por causa da crise nuclear de Fukushima.

A empresa acredita que irá vender 40 mil casacos, almofadas e outros itens refrigerados este ano, o equivalente ao dobro do ano passado.

Veja o vídeo demonstrativo

Boa maneira de economizar energia e de se refrescar não é?! Será que no Brasil faria sucesso? Eu bem que queria um colchão desses que ventila, pois esse calor tá demais hehe!

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. Cesar Arthur M. Costa

    Oi. Gostei muito da matéria sobre a Jaquete Refrigerada. Gostaria de saber onde comprá-la aqui no Brasil?

    Att.,
    Arthy

  2. Japão em Foco

    Oi Cesar!
    Infelizmente não sei onde encontrar essa jaqueta refrigerada no Brasil, pois é uma invenção dos nossos amigos japoneses. Mas se eu souber de algo, escreverei por aqui. Abraços!

  3. Pingback: Tsuyu, temporada de chuvas no Japão | Curiosidades do Japão

  4. Pingback: Sprays refrescantes ajudam a vencer o calor no Japão | Curiosidades do Japão

  5. Pingback: Sapatos diferentes e exóticos no Japão | Curiosidades do Japão

  6. HUGO SERVIO

    Olá, achei interessante a matéria sobre a jaqueta com ar condicionado e gostaria de saber se vocês sabem como posso adquirir um?

  7. Japão em Foco

    Oi Hugo!
    Infelizmente eu não sei. Creio que esteja disponível só no Japão 😉
    Abraços!

  8. Marcelo

    Minha irmã mora lá e mandou pra mim uma jaqueta desta, porém ficou pequeno.
    O tamanho da jaqueta é médio (para os Japoneses), acho que aqui corresponde ao tamanho P.
    Quem se interessar posso vender, só vou perguntar para ela quanto que ela pagou.
    Quem se interessar mando foto da jaqueta.
    Meu contato: (16) 99350-6000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *